A vida de Masami Iwasawa transformada a partir do rock

No terceiro episódio do anime Angel Beats, conhecemos mais profundamente Masami Iwazawa, vocalista e líder da banda de rock Girls Dead Monster, apelidada de GirlDeMo pelos fãs. A personagem tem uma história com a música, especialmente o rock, que emociona qualquer um que assista.

Sua história com a música começa na infância. Quando criança morava com os pais em uma casa pequena onde viviam uma vida humilde. Mas o casal brigava muito, deixando Iwazawa muito aflita e nervosa com a situação. Ela se sentia muito sozinha, mas isso muda quando escuta rock pela primeira vez. 

Um dia, ao entrar em uma loja cheia de estantes com CDs empilhados, ela encontra um fone de ouvido e, ao colocá-lo Iwazawa pode ouvir a música que iria mudar sua vida. Seus olhos brilham ao som da banda Sad Machine. A letra da música refletia os sentimentos que a garota sentia no momento. Além disso, assim como ela, o vocalista também vinha de uma família complicada e cheia de brigas. E ele cantava sobre essas aflições e injustiças. Por isso, a garota se identificava com as canções da banda e rapidamente virou uma fã.  A música se torna um aconchego e um refúgio para ela. Também é fonte de inspiração. Fascinada com as canções, nossa garota ganha um propósito para viver e decide se aventurar no mundo da música.

Depois desse evento, ela começou a tocar, cantar e encontrou no meio do lixo um violão que carrega consigo o tempo todo. Queria salvar alguém com a sua música, assim como foi salva pelas canções da banda Sad Machine. Mas antes que pudesse realizar esse desejo, seu sonho foi interrompido após sofrer um derrame durante seu trabalho de meio período. A causa foi um traumatismo craniano de um golpe que levou durante uma briga dos pais. Por causa disso, Iwazawa perdeu a capacidade de falar e, portanto, não pode mais cantar as músicas que gostava.  

Sem poder cantar, seu sonho morreu e sua vontade de viver foi esvaecendo. Mais tarde ela veio a falecer, mas sua história não acaba aí. Depois de morrer ela vai parar em um mundo pós-vida, em um lugar onde adolescentes que tiveram uma vida triste ou que morreram de forma trágica podem ter uma segunda chance de realizar seus sonhos.   

Neste mundo, Iwazawa é capaz de cantar de novo. Ela forma uma banda com outras garotas, a Girls Dead Monster, e faz muito sucesso, com várias pessoas admirando suas músicas. É ela quem compõe e por isso suas canções expressam seus mais profundos e sinceros sentimentos, ou como diz Yui, uma de suas fãs, “a letra é tão Iwazawa”, no sentido de expressar seus sonhos e pensamentos. Suas canções se tornam um refúgio para os adolescentes daquele mundo e ela finalmente realiza seu sonho de salvar as pessoas através da música.

E sua jornada se encerra durante um show, ao cantar sua última música “Minha Canção”. A balada, capaz de fascinar os ouvintes, expressa a trajetória e as motivações da personagem que a trouxeram até aqui. Em um de seus trechos está escrito “estou cantando para todos aqueles que choram e que sentem solidão”, revelando aquele desejo dela de cantar para salvar outra pessoa, de ser um refúgio para alguém. E ela realmente foi. No anime, alguns personagens expressam esse sentimento de acolhimento que a música de Iwasawa passava. Então, durante a apresentação, ela aceita o seu destino e simplesmente desaparece daquele mundo. Foi como se a personagem tivesse cumprido seu propósito e finalmente realizado o seu tão merecido sonho.

Angel Beats está disponível na Crunchyroll