Kurisumasu Keeki: O Natal no Japão

Os japoneses conhecem a história do menino Jesus, porém, a celebração do Natal no Japão é mas uma segunda comemoração do Valentine Day (Dia dos Namorados). Essa época é reservada a passeios pelos diversos parques espalhados pelo país ou viagens a onsens (hotéis com as famosas águas termais).

Na área do comércio, tudo é organizado para atrair principalmente jovens casais e crianças. As grandes cidades do Japão, decora as árvores de suas principais avenidas com as luzinhas natalinas, pois devido o espaço apertado, a maioria dos japoneses não teriam como ter a árvore de natal em casa.

É durante o Natal, que as confeitarias estão a todo vapor. Pois ao voltar para suas casas após o expediente de trabalho, os japoneses levam o delicioso “Kurisumasu Keeki” (ク リ ス マ ス ケ ー キ / Bolo de Natal), consumido por boa parte da população nesse período. Um bolo de massa leve com merengue de morango, creme chantilly ou chocolate, coberto com decorações natalinas e/ou morango. E é esse bolo que vamos aprender a fazer hoje. =^^=

Ingredientes

Pão-de-ló:
3 ovos
100 g de açúcar

90 g de farinha peneirada
30 g de manteiga derretida
1 colher de sopa de água
Cobertura (Chantilly):
400 g de creme de leite fresco gelado
5 gotas de essência de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar
Calda:
50 ml de água
50 g de açúcar
1 colher de sopa de run ou grappa italiana ou outro aguardente perfumado
Vai precisar também de:
1 caixa de morango
Forma redonda de 20 cm

Preparo:

Pão-de-ló (Massa do Bolo):
  • Bata os ovos inteiros e o açúcar em banho-maria, na batedeira elétrica ou no fouet, até a mistura atingir 45ºC (quando ao toque estiver quente, mas suportável). Retire imediatamente, continue a bater até esfriar e a mistura triplicar de volume. Coloque a colher de água e continue a bater, misturando com a espátula a farinha peneirada 3 vezes. Quando a mistura estiver bem homogênea, coloque a manteiga derretida e misture mais um pouco.
  • Coloque em forma redonda de 20 cm, untada com manteiga e farinha de trigo e vaporize a superfície da massa com água (isso evita rachaduras) ou unte somente com a manteiga e use papel manteiga/papel toalha.
  • Asse em forno preaquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos (não abra o forno durante o processo). Retire do forno, sem esquecer o teste do palito ou pressionando de leve a superfície (que deve estar firme). Espere esfriar. Para desinformar o bolo, passe a espátula no contorno e dê pequenas batidas no fundo da forma com a mão.
    Esse pão-de-ló fica melhor no dia seguinte.
Obs: Logo que esfriar deve ser embrulhado em filme-plástico e pode ser conservado por 3 dias em temperatura ambiente, 10 dias na geladeira e 1 mês no congelador.
Cobertura:
  • Bata o creme de leite gelado até começar a engrossar, junte o açúcar e a essência de baunilha. Ele não deve ficar muito duro. Em uma escala de 1 a 10, sendo 1 para o creme de leite sem bater e 10 para o batido até quase granular, a cobertura deve estar entre 7 e 8: quer dizer, espessa o suficiente para cobrir o bolo, mas leve e lisa, quase escorrendo.
Calda:
  • Misture todos os ingredientes à frio, até dissolver o açúcar completamente.
Obs: Se preferir, pode trocar essa calda por xarope de sua fruta favorita ou de açúcar.
 
Montagem:
  • Corte o pão-de-ló em 3 partes na horizontal, utilizando uma faca de serra de pão. Pincele com a calda todas as fatias e recheie com o chantilly, as fatias de morangos cortadas ao meio, reservando os mais bonitos para decorar a parte de cima do bolo. Cubra o bolo com o chantilly e enfeite com os morangos. Refrigere por algumas horas antes de servir.
Divida esse momento de felicidade com as pessoas que você mais ama.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!

Revisão: Karol Facaia

    Olá. Meu nome é Priscila, mas sou conhecida nas minhas redes sociais por Priscila Tomoe Kisarage (TomoeK). Tenho 29 anos, nascida em São Paulo. Esse ano, termino meu curso de modelagem tradicional e começo o 3D. Sou apaixonada por tudo que envolve a cultura japonesa. Sou apaixonada por: viagens, gatos, chuva, música e desenho. Recentemente, estou aprendendo a fazer novas comidas salgadas e doces. Sou fujoshi há mais de 18 anos e tudo que listei em cima, são meus hobbies. Então quase nunca estou entediada. @tomoek801 e @priscilatomoekisarage