When They Cry (Higurashi i no Naku Koro ni) Como acompanhar o anime?

When They Cry Higurashi se trata de um jogo de visual novel desenvolvido pela 07th Expasion em 2002, que fez bastante sucesso em sua terra de origem, o Japão. Começando como um game de baixo orçamento, facilmente conseguiu chamar a atenção dos fans de visual novel,  mesmo com sua arte simplista, sua trama envolvente, seus personagens adoráveis e seu nível de gore e terror chamaram muita atenção do público em sua época. Graças a isso, em 2006, When They Cry recebeu seu primeiro anime, trazido pelo conhecido estúdio Deen. As animações de Higurashi continuam saindo até os dias de hoje, sendo sua ultima “Higurashi: When They Cry – GOU” lançando no ano desse post, 2021.

Até os dias de hoje, algumas pessoas tem dificuldade de acompanhar essa franquia. A razão? Animes indisponíveis ao público, uma estrutura que adapta bem o estilo visual novel, porém pode ser confusa no formato anime, cada série conter um nome diferente da anterior e ovas espalhados pela internet. Daí surge a grande dúvida: qual a melhor maneira de acompanhar o anime?

Jogo original de Higurashi lançado em 2002

Antes de começar a matéria, quero deixar bem claro não me refiro a maneira de acompanhar os jogos, nem os mangás de When They Cry Higurashi. Como muitas franquias japonesas, Higurashi é uma multimídia, o que significa que está relacionada à jogos, live actions, mangás, áudio dramas e muitos outros produtos. Talvez com esse post sendo bem recebido, eu faço outro sobre como acompanhar a franquia no geral, mas o foco nesse é em suas adaptações animadas, incluindo seus ovas.

When They Cry(Higurashi no Naku Koro Ni) Primeira temporada- 2006

A vila de Hinamizawa deve enfrentar um mistério: A maldição de Oyashiro-sama, aqueles que são desrespeitosos com o deus Oyashiro acabam sendo mortos. Nosso protagonista, Keichi, está morando nesse vilarejo junto com um grupo de garotinhas adoráveis. Eles brincam juntos em seu clube, fazem jogos e estudam na mesma escola. Porém, esses momentos fofos de amizade rapidamente podem se converter  em violência gore. O porquê disso acontecer? Só se sabe que nessa temporada veremos nossos personagens morrerem várias e várias vezes.

Lançado em 2006 pelo estúdio Deen, essa é a primeira adaptação em anime da franquia Higurashi. When They Cry é uma franquia famosa pela sua mistura de momentos fofos e adoráveis, com elementos de gore e terror e seu primeiro anime não é diferente.

Mesmo com sua animação limitada, sua trilha sonora, sua direção e sua criatividade fazem essa a temporada o melhor terror da franquia.  Afinal, mesmo que a indústria de anime brinque com muitos gêneros, existem poucos animes de terror e mesmo Higurashi tendo um roteiro digno de um filme Trash, ainda é um ótimo exemplo desse gênero. O gore explicito e sem censura também são um “plus” da experiência ao acompanhar essa primeira temporada.

Por que a primeira temporada é tão confusa ?

A primeira temporada, de todas, pode ser a mais confusa de se acompanhar, a ponto de eu conhecer diversas pessoas que desistiram de acompanhar Higurashi por causa dela. Uma das razães é que Higurashi se trata de um game com múltiplos finais e, essa primeira temporada retrata isso muito bem, porém, sem explicar com clareza ao público. Outra razão é que essa é uma temporada que serve para introduzir ao espectador perguntas e não respostas, então se você acabou essa temporada sem entender nada, não entre em pânico, na segunda temporada tudo ficará claro. A segunda temporada que é a temporada das respostas.

Onde posso assistir legalmente ?

Higurashi demorou muito para chegar ao Brasil de forma oficial, apenas a primeira temporada está disponível na Netflix com legendas em português e essa é uma das razões de tantas pessoas ficarem confusas com a franquia. A temporada das respostas que falaremos em seguida não foi distribuída no Brasil em nenhum lugar de maneira legal, nem os ovas foram distribuídos.

Higurashi no Naku Koro ni Kai Segunda temporada- 2007

Nessa temporada, todos os mistérios são revelados. “O que é Oyoshiro- sam? O que é a maldição que assombra o vilarejo? Por que os personagens morrem tantas vezes? Quem é o responsável por tudo isso?” Tudo é revelado tin tin por tin tin para você!

Poderíamos considerar essa temporada como o fim do primeiro arco de Higurashi, se você assistir só a primeira e segunda temporada depois parar, você tem uma história de inicio, meio, e fim.  Nessa temporada, não tem gore explicito como na primeira temporada, o terror também diminui bastante, o foco é mais nas respostas de perguntas e cenas de ação.  A animação é melhor do que na primeira temporada, mas a diminuição do terror e gore faz essa temporada parecer mais fraca que a anterior. Essa temporada é necessária, sem ela a primeira se torna incompleta.

A segunda temporada também é conhecido por conta de uma polêmica no Japão. Em 17 de Setembro de 2007, uma garota de 16 anos assassinou seu pai com um machado, graças a isso o episódio 12 da série foi substituído por um programa de culinária, pois uma das protagonistas de Higurashi é uma garota que assassina pessoas com um machado, por isso a polêmica na época.

Essa sendo a conclusão da história principal pelo estúdio Deen não significa que o estúdio não lançaria alguns ovas e filmes contando algumas histórias paralelas.

Higurashi no  Na ku Koro ni Gaiden Ova 1- 2007

É um ova lançado no mesmo ano de 2007 em que se transmitiu a segunda temporada. A partir daqui virão histórias extras que não são exatamente importantes para acompanhar Higurashi, mas você pode correr atrás se tem interesse. Esse ova é só uma história extra baseada em uma Novel de Higurashi, você pode escolher se quer assistir ou não.

Higurashi no Naku Koro ni Rei Ovas 2,3,4,5,6 – 2009

Vamos deixar bem claro que a partir daqui muitos ovas de Higurashi abandonam o terror e suspense para ser comédia e ecchi por alguma razão. É uma série de 5 ovas, como eu disse anteriormente, não envolvem a história principal, então você escolhe se salta ou não. Três dos ovas contam uma história de realidade paralela que acaba não indo para algum lugar e dois deles são de humor e ecchi.

O primeiro ova é uma coisa tão mas tão mas tão retardada que talvez você possa rir de tão idiota que é. Uma história surreal de cartoon de comédia. As três ovas seguidas sim se levam a sério e seguem uma continuidade, já o ultimo é uma história fofa de comédia, não é tão retardada quanto a primeira, mas pode te fazer rir se você se apegou com os personagens. Lembrando que nenhuma faz alguma diferença para a trama principal e, por alguma razão, a animação desses ovas é bem superior aos animes principais.

Higurashi no Naku Koro ni Kira Ovas 7,8,9,10 – 2011

Se eu reclamei da falta de terror nos ovas de Higurashi e um dos ovas ser extremamente retardado, todos esses ovas são ainda mais retardados, lotados de ecchi e humor cartoon no mais alto nível. O objetivo desses ovas é somente entregar fanservice e comemorar o aniversário da franquia. Mas já vou avisando, se você veio atrás de Higurashi pelo terror e mistério pense bem antes de assistir esses ovas, já que eles não se levam nada a sério parecem até vindos de outra franquia.

Como eu disse sobre os outros ovas, esses não fazem nenhuma diferença para a trama de Higurashi, mas se você quer ver esses personagens que são apresentados inicialmente como pseudo-realistas nos ambientes mais absurdos e bobos possíveis para rir, essa é uma boa opção. Não existe terror ou gore em nenhum desses ovas, nem mistério mas existe fanservice com menores de idade uma coisa que me da muito desgosto. A animação dos ovas é muito boa e nele você vê desde os protagonistas virando Mahou Shoujo até o mesmo em um mundo surrealista no nível de Evangelion, tudo pelo humor. Você decide se quer assistir, não é obrigado.

Higurashi no Naku Koro ni Kaku : Outbreak Filme- 2013

Esse filme sim continua a história começada pelos animes do estúdio Deen, porém foi descontinuado, então agora se tornou irrelevante. A história é original e acontece após a primeira e segunda temporada, o filme tem mais elementos de ação do que terror ou comédia e termina com um gancho para uma continuação, porém essa continuação jamais virá já que Higurashi está com uma nova temporada realizada por um outro estúdio e seguindo um caminho diferente do apresentado nesse filme.

O filme pode ser considerado um fim inconcluso da saga Higurashi animado pelo estúdio Deen. A ideia inicial era fazer um ova para maquinas pachinko, mas acabou se tornando esse filme que conhecemos, também teriam continuações do filme que não vieram e não se sabe se ainda vão vir. Higurashi Kaku é um filme inconcluso que atualmente não importa para a trama principal mas pode ser relevante. Não considero um filme muito bom e como a trama do filme não está sendo considerada atualmente você pode saltar também, embora possa acontecer de o filme ainda ser considerado. Então assistir ou não é difícil de se dizer, na dúvida assista.

Higurashi: When They Cry – GOU 2020

Esse anime ao mesmo tempo que é uma continuação é uma espécie de remake de Higurashi com uma animação mais atual. O estúdio de animação já não é mais  Deen, agora é o estúdio Passione. O desenho dos personagens mudou completamente aos usados no estúdio anterior, a animação está mais colorida e o gore voltou agora com muita força. Os primeiros episódios são remakes de episódios anteriores sob outro ponto de vista ou uma reviravolta no final, o que deixa muita gente confusa sobre esse anime, então vou deixar bem claro. Não é um remake! É uma continuação feita por outro estúdio, você precisa ainda assistir as primeiras temporadas para entender. O fato de ter episódios recriando episódios antigos cria essa confusão nas pessoas mas mesmo essas recriações acabam mudando no final.

É um anime mais atual de Higurashi e muito diferente dos primeiros animes tanto em desenho, direção e animação. Eu considero a primeira temporada com um clima mais aterrorizante do que essa, embora essa tenha gore ainda mais forte, mas não é com gore que se faz terror. Essa temporada sim é canônica e segue a história principal então você não deve pular de forma alguma. Os desenhos e animação diferentes podem espantar os fãs mais puristas da série, o que é uma pena, por ser uma série necessária para conhecer a continuação da história mas é entendível pela mudança de estúdio de animação.

Higurashi no Naku Koro ni Sou Temporada 2 – 2021

O anime mais atual de Higurashi, não tem muito para eu falar já que o anime ainda não acabou. É uma continuação direta do anime de 2020  que continua as primeiras séries de Higurashi.  Esse é o ultimo anime até então.

Esse é o fim dos animes de Higurashi por enquanto, espero que eu tenha ajudado para aqueles que estavam confusos sobre qual a melhor maneira de acompanhar essa série. Os dois últimos animes foram distribuídos  oficialmente no Brasil pela Funimation e espero também que a segunda temporada e os ovas possam chegar de forma legalizada.

 

 

 

 

 

    Curto ver animes e jogos de maneira crítica. Adoro escrever.