Entrevista com Mio Kudo (Kiramai Pink) e Kiita Komagine (Zenkaizer)

Sejam bem-vindos ao #TokuTudo!

Um dos meus objetivos nesta coluna é não só trazer discussões e ideias sobre o mundo do Tokusatsu, mas também que seja um espaço para que os fãs se aproximem um pouco mais desse universo. Um dos jeitos que encontrei para isso é trazer entrevistas que atores, atrizes ou outros artistas envolvidos na produção de Tokusatsu fizeram e muitas vezes só ficam disponíveis em japonês ou inglês. Como eu sei que nem todos tem facilidade com esses idiomas, acho que posso contribuir um pouco com a comunidade, fazendo este trabalho de traduzir algumas delas.

De forma alguma quero tirar os créditos dos portais e sites que fizeram os posts originais, longe disso. O objetivo aqui é deixar disponível para todo mundo poder consumir e conhecer um pouco mais diversos aspectos desse mundo incrível de roupas coloridas, cintos extravagantes, monstros gigantes e explosões em pedreiras. No final deste texto, vocês poderão encontrar as fontes originais em japonês e inglês, caso queiram acompanhar por lá também.

Dito isso, com muita alegria trago para vocês amigos leitores duas entrevistas muito legais! A primeira é com a atriz Mio Kudo que interpretou a Kiramai Pink em Mashin Sentai Kiramager, série de 2020, e do ator Kiita Komagine que está interpretando o protagonista da mais nova série Super Sentai de 2021, Kikai Sentai Zenkaiger!

A entrevista da Mio foi feita para o site MyNavi e o portal Tokusatsu Network o traduziu para o inglês. Confiram:

Atriz e modelo a jovem de apenas 21 anos conquistou o coração dos fãs.

Kiramager está chegando a sua conclusão (No momento em que essa entrevista é feita).

Mio Kudo: Esse ano se tornou sem dúvidas um ano de amadurecimento para a Sayo e eu. Enquanto a Sayo aparenta ter uma presença graciosa e calorosa, lá no fundo ela é protetora e possui muita força de vontade.

Eu aprendi a ser um pouco mais como a Sayo durante esse ano, que é muito digna e carinhosa. Eu aprendi a ter mais força de vontade como ela também.

Qual foi o episódio mais memorável para você?

MK: Todos são preciosos, mas o episodio 32 foi muito marcante para mim.

Esse episódio apresentou uma cena de um encontro entre a Sayo e Yujin Kusaka (interpretado por Koji Kominami), um antigo colega de classe da Universidade Médica Americana.

É bem raro um SS abordar temas amorosos e Kiramager veio quebrando essa barreira.

MK: Essa cena foi filmada com a intenção de não se parecer tanto com uma série de herói, graças à ajuda do diretor Kiyotaka Taguchi. Ele quis recriar algo parecido com as novelas de drama das 9 da noite e deixar de fora as coisas que definem uma série Super Sentai.

No episódio 24 foi enfatizado esse lado cheio de força de vontade da Sayo.

nota: Episódio 24: Let’s Start a Band! (Band shi chau zo!). Nesse episódio a Sayo tenta ajudar um dos pacientes dela, animando-o enquanto toca uma música que é especial para ele. Ela convence os amigos a formarem uma banda e tocarem a música.

MK: Ela é o tipo de pessoa que coloca sua dedicação nas coisas que gosta e têm muito apego. Enquanto ela diz que quer curtir o amor pela música, ela usa um tom super estrito com os outros membros durante o ensaio da banda.

Eu quis interpretar esse lado “eu vou com tudo” dela. A Sayo geralmente não demonstra tanto essa emoção, mas nesse episódio eu quis enfatizar essa ferocidade.

O contraste entre ela normalmente e esse lado é bem impactante.

MK: Com certeza. Apesar de adorar interpreta-la quando está sempre sorrindo, também tem momentos que eu quero trazer esse outro lado. Eu não lembro o quão profundo nós estávamos nas filmagens, mas eu aproveitei cada oportunidade de trazer mais da Sayo (Risos).

O roteiro também incluia uma ampla abertura para a Sayo, então eu fiquei feliz que houveram muitas oportunidades para expor mais dela.

Eu sempre observei como Atomu Mizuishi (Shiguru Oshikiri/Kiramai Blue) e Kohei Shoji (Takamichi Crystalia/Kiramai Silver) melhoraram suas performances de acordo com a visão de cada diretor e agora eu quero ser mais como eles. Eu não tenho ideia se eu consegui ser como eles, mas eu vim até aqui com essa intenção de me desafiar em tudo.

O episódio de Dupla de Heroínas destacando o relacionamento da Sena e da Sayo foi muito popular.

nota: Episódio 37: Sena 1/5 (Sena Gobun-no-ichi). Após o ataque de um monstro que tem a habilidade de separar as personalidades de um ser, a Sena se divide em 5 e uma das personalidades é extremamente pessimista. Sayo a ajuda a perceber que todos os lados de sua personalidade são importantes, inclusive a pessimista.

MK: Eu amo esse episódio. Foi informado que haveria esse episódio com foco nas heroínas e o produtor perguntou o que gostaríamos de fazer. Eu acho que eles ouviram os meus pedidos. Eu sempre amei como as séries Super Sentai apresentavam uma heroína se tornando um ídolo.

Como a Yume Shinjo (Sena Hayami/Kiramai Green) faz cerimonias do chá e eu faço danças tradicionais, nós queríamos um episódio com uma vibe mais tipicamente japonesa. Até pedimos para usar roupas tradicionais japonesas, entretanto, eventualmente, tivemos um episódio mais sério que apresentou a Sayo ajudando a Sena na praia.

Mio e Yume são grandes amigas dentro e fora da série.

Como são os Kiramager quando os seis estão reunidos?

MK: Começamos como um time de cinco e éramos incríveis juntos, mas quando o Kou (Kiramai Silver) se juntou ao grupo, um ar de novidade pairou e viramos um time muito melhor. Com o Kou todo mundo se sentia mais tranquilo. Ele é uma pessoa muito confiável. Nosso time com cinco era adorável, mas nosso time com seis é muito mais. Eu realmente acho que os Kiramagers são o melhor time.

 

Ringo é a líder e vocalista da banda Tokyo Jihen. Já foi considerada umas das 100 cantoras mais influentes do Japão em 2003.

A música tema da Sayo “Kiseki wo yume miru?” tem como característica esse tom de jazz romântico. Faz referencia a personalidade madura da personagem. O que você acha?

 

MK: Eu fiquei ansiosa para ouvir a música dela imaginando como seria. O produtor me permitiu ouvir só a melodia da música e fiquei surpresa pensando “O que é essa música estilosa?”. Realmente soa como algo que tocaria em algum restaurante chique e imaginei como a Sayo iria cantar essa música.

Quando adicionamos a letra, eu pensei em como deixar a música mais doce e gostosa de escutar enquanto estava na gravação. A artista que eu mais admiro é a Ringo Sheena. Antes da gravação, eu ouvi várias músicas dela e aprendi vários jeitos de cantar. Obviamente eu não tenho habilidade para imitá-la, mas eu me diverti muito.

Que tipo de coisas você pensava enquanto estava cantando?

MK: A Sayo tem uma aparência muito gentil, mas tem esse lado que ela nunca mostra. Enquanto adicionava esse lado misterioso dela eu quis cantar a música de um jeito que pudesse capturar a fofura e as emoções que ela sente.

Quando estava gravando, eu fiz questão de sempre estar sorrindo enquanto cantava para deixar convincente a felicidade na voz dela. Eu quis também tentar incorporar um pouco de sensualidade, então misturei alguns suspiros longos. Eu me pergunto que tipo de impressão os fãs tiveram (risos).

O que você achou das interações entre a Mashin Helico e a Sayo?

MK: No começo eu achei que a Sayo seria tipo a irmã mais velha da relação, mas eventualmente eu descobri que estava mais para amigas da mesma idade.

Helico pode não entender as emoções humanas, mas ela sempre consola a Sayo quando está triste. Quando a Sayo está feliz, ela está feliz. Elas são a melhor dupla. Toda interação entre elas mostra que possuem um laço bem profundo.

Yuki Nagaku (dubladora da Helico) era a coisa mais fofa do mundo fazendo a voz dela.

Duas joias preciosas.

No episódio 19 intitulado Partner, a alma da Helico entra na Sayo. Que parte da sua atuação você teve que ficar mais atenta?

MK: Helico é bem imatura, então eu pensei que deveria replicar a Sayo quando ela virou criança (Episódio 6 Suddenly Turning 5 Years Old – Tsure ga Gosai ni Nari Mashite), mas eu senti que eu deveria tentar e fazer um pouco diferente.

A Suit Actor da Kiramai Pink, Ayumi Shimozono, teve que interpretar a Helico no seu corpo primeiro então eu conversei com ela.

Ela me disse que “Helico nunca foi uma humana antes, então você deveria se mover de um jeito que não seja muito característico de um humano se mover.” Isso me ajudou a entrar na personagem. Eu queria alcançar a fofura da Helico então eu tentei várias coisas diferentes.

Que tipo de coisas você e Shimozono conversavam sobre como interpretar a Sayo?

Ayumi é uma Suit Actor e atriz filiada a Japan Action Enterprise. Trabalha com Super Sentai desde Gekiranger e Power Rangers Jungle Fury,

MK: Quando líamos os roteiros de cada episódio, a gente conversava sobre como iríamos fazer a Sayo, mas não é como se só falássemos sobre isso. Se eu pudesse descrever, eu diria que era como se observássemos a linguagem corporal uma da outra e tentássemos nos mover até ficar bem parecido.

No meu caso, eu olhava para os gestos e movimentos que a Shimozono fazia e pensava “isso é algo que a Sayo faria” e incluia na minha atuação.

O jeito que a Shimozomo atua como Kiramai Pink é tão gracioso, eu tento manter as minhas poses e postura similares às dela.

No Episodio Zero, eu achei a Sayo muito sexy quando ela sentou em um Bechat (nome dos soldados inimigos) com as pernas cruzadas e atirando. Eu pedi para que a Shimozono sempre lutasse de um jeito sensual como Kiramai Pink. (Risos)

A cena do episódio Zero de Kiramager.

Pode nos contar se houve alguma instância quando você percebeu que ia interpretar a Kiramei Pink?

MK: Foi por volta do verão, eu não estava muito bem de saúde e fiquei ansiosa pensando que a minha condição poderia atrapalhar os outros. Mas meus colegas de elenco me apoiaram com palavras gentis. Especialmente a Yume Shinjo, que me confortou e disse que tudo ia ficar bem. Ela sempre me ajudou na minha vida pessoal e sempre compartilha suas opiniões sobre tudo. Ela é uma verdadeira salva-vidas.

Durante esse ano os outros cinco membros foram uma influência muito positiva na minha vida e tem diversas coisas sobre mim que acredito que tenham mudado.

As cortinas se fecharam para Kiramager, que foi uma série incrível e agora se abrem para dar palco a Zenkaiger! Uma série comemorativa dos 45 anos da franquia idealizada por Shotaro Ishinomori. A revista Oricon News realizou uma entrevista com Kiita Komagine que irá interpretar Kaito Goshikida/Zenkaizer e o portal Tokusatsu Network trouxe a entrevista em inglês. Aqui o ator comenta sobre a audição, a experiência de ser o mais novo herói dos Super Sentai e muito mais. Confiram ela traduzida:

Entrevista Kiita Komagine

Esse pode ser o primeiro trabalho de Kiita como super herói, mas não é o primeiro como ator! Ele já participou como o personagem Goro no dorama Female Friend (2020)

Que tipo de série é Kikai Sentai Zenkaiger?

Utilizando os poderes das equipes de Super Sentai anteriores, os Zenkaiger são a última linha de defesa da Terra contra os terríveis Tojitendo.

Kiita Komagine: O protagonista é o Kaito Goshikida, que se torna um herói não muito convencional. Junto de outros quatro heróis robóticos eles se tornam Zenkaigers. Além disso, quando você pensa em Super Sentai a cor vermelha vem logo à mente, mas dessa vez, nós temos o Zenkaizer que tem como cor principal o branco e estará causando altas confusões. Eu acho tudo isso muito interessante.

Entre os mundos paralelos, temos KikaiTopia, um mundo cheio de formas de vida robóticas, que se funde com o mundo humano. A história começa quando os Kikainoids, nome das formas de vida robóticas, vêm até o nosso mundo e a organização maligna Tojitendo prende todos os mundos paralelos nas gears. Os Zenkaiger vão lutar para salvar os mundos aprisionados e muitos outros.

Que tipo de personagem é Goshikida?

Eu sou maluco ou esse garoto não é a cara do Isao Sasaki quando novo?

KK: Ele é obcecado em ser o primeiro do mundo a fazer alguma coisa. Não importa o que ele encara, ele sempre vai “com força total, com potência total”. Algumas pessoas dizem “que doideira” quando escutam isso e elas estão certas, é doido mesmo (risos).

Porém, quando ele decide fazer algo, ele vai até o fim. Eu respeito o Goshikida nesse aspecto. Quando os Kikainoids apareceram, ele foi capaz de se dar bem com eles muito rápido.

Eu acho que é esse tipo de disposição que faz dele um herói. Tem alguns desafios em interpretá-lo, eu espero que as pessoas olhem para o Goshikida e digam “heróis como ele existem”.

Que tipo de características você compartilha com ele?

KK: Nenhum de nós dois pensamos muito no que estamos fazendo (risos). Provavelmente porque nós não ligamos muito para o que os outros dizem. Somos iguais nesse aspecto e eu tive muita facilidade em interpretar isso na minha atuação (risos). Nós também amamos coisas novas. Temos muito em comum.

Como foi a recepção depois que foi escolhido para o papel?

KK: Durante a coletiva de imprensa do anuncio eu recebi muitos elogios dos fãs de Super Sentai e das pessoas que me conheciam.

Eu tinha recebido uma mensagem de “Feliz ano novo” esse ano (2020), mas depois do anuncio eu recebi 50 “Feliz ano novo” quando olhei meu telefone. Fiz questão de responder um obrigado a todo mundo.

O que os seus pais acharam de você ter sido escolhido para o papel?

KK: Quando liguei para os meus pais eles ficaram tão felizes que choraram. Naquele dia eu fiquei muito agradecido por estar fazendo parte disso.

Eu quero trabalhar duro para fazer mais pessoas ao meu redor felizes.

Em Zenkaiger, além do Goshikida, os quatro Kikainoids tem grandes personalidades.

Da esquerda para a direita: Gaon, Juran, Kaito, Magine e Vroom!

KK: Nós filmamos o tema de abertura há um tempo e toda vez que havia só uma câmera filmando, todo mundo ficava preocupado com seu reflexo. Eu fico me perguntando se chegou a aparecer nas filmagens. Já que os Kikainoids têm corpos grandes, eu às vezes ficava escondido atrás deles (risos).

Eu costumava dizer coisas como “eu não estou aparecendo!” ou “eu não estou na cena se eu for pra esse lado” durante as filmagens.

Os Suits Actors carregam os personagens então eu acredito que eles deveriam estar na frente e no centro, mas eu sou o novato e o ator principal, então imagino se vai ficar tudo bem se eles ficarem me fazendo ficar em mais destaque. Eu também quero aparecer na frente então vou trabalhar duro por isso.

Nos fale um pouco sobre a Ikue Sakakibara e algo dos bastidores.

Ikue é uma atriz e ex-idol. Nos anos 80 teve uma carreira bem ativa, mas após se casar deixou os palcos. Agora ela retorna aos seus 61 anos em Zenkaiger!

KK: Isso foi quando a Ikue Sakakibara (que interpreta a Yatsude, avó de Kaito) começou as filmagens da série. Logo no primeiro dia ela tinha que aparecer em uma cena com uma explosão e eu pensei que aquilo seria muito difícil, mas então BAM! Quando fomos checar a câmera, ela estava toda “Me mostra! Me mostra!” Ela está sempre parecendo que está se divertindo e acho que esse é o segredo do porquê dela ser tão adorável. Você só pode amar ela.

Kikai Sentai Zenkaiger The Movie: All Red Daishuukai estreou primeiro que a série de TV. Teve algum Red que você assistiu que fez você ficar feliz por dentro?

GaoRed, DekaRed e AkaRanger.

KK: Eu amei Gaoranger e Dekaranger, então eu fiquei no hype quando eles apareceram! Sem falar no Akaranger de Himitsu Sentai Gorenger. Ele é a origem de toda a franquia Super Sentai. De todos os Reds, a aura dele era a mais diferente. Ele era TÃO legal. Ele deixou todo mundo animado.

Eu tenho um carinho pelo Akaranger, já que ele e o Zenkaizer tem designs muito parecidos. Ele também tem um design arredondado e parece estiloso.

Que tipo de herói você gostaria de ser ano que vem (2021)?

KK: Eu quero continuar sendo verdadeiro comigo mesmo. Não ser abalado por nada. Assim como o Kaito Goshikida, quero correr em direção dos meus objetivos no momento em que boto meus olhos neles.

Eu quero ser um herói exemplar que todo mundo almeja ser, mesmo depois que a série acabar.

Cena do filme de Zenkaiger onde todos os Reds da franquia se reúnem para passar o legado para a nova equipe.

Zenkaiger estreou nas TVs japonesas no dia 7 de março e, até o momento que este texto é publicado, ele se encontra no episódio 5.

Espero que tenham gostado dessas entrevistas. Eu particularmente passei até a admirar mais os atores depois de conhecer um pouco mais deles, principalmente a Mio Kudo. Muitos podem conhecer ela pela personagem interpretada em Kamen Rider Ghost, mas foi em Kiramager que ela teve mesmo a oportunidade de brilhar. Kiita é alguém que estamos conhecendo agora e tem todo potencial do mundo, acredito que ele fará um bom trabalho como protagonista.

Obrigado a todos que leram até aqui e até o próximo #TokuTudo!

 

Revisão: Deise Bueno

Fontes:

https://tokusatsunetwork.com/2021/03/kiramagers-mio-kudo-talks-about-portraying-sayo/

https://news.mynavi.jp/article/20210224-1751086/2

https://powerrangers.fandom.com/wiki/Mashin_Sentai_Kiramager

https://tokusatsunetwork.com/2021/03/zenkaigers-kiita-komagine-gives-insight-into-the-45th-super-sentai/

https://www.oricon.co.jp/news/2184389/full/

https://powerrangers.fandom.com/wiki/Kikai_Sentai_Zenkaiger

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.