“Meu sucesso será a minha vingança!” – SKIP BEAT! 

Sabe aquela série que sempre aparece nos seus recomendados quando você pesquisa sobre algum dos animes que gosta?  Comigo essa série foi Skip Beat!, famoso mangá shoujo que sempre aparecia como sugestão. Demorei alguns (muitos) anos, mas finalmente assisti Skip Beat!, e posso dizer que a história se tornou uma das minhas favoritas! 

A trama em Skip Beat!

Kyoko Mogami está sempre correndo. Ela possui dois empregos, e teria três se pudesse, mas vive feliz, pois mora com o rapaz que ama, Shô Fuwa – um idol japonês, que além de ser modelo e ator, também iniciou uma carreira como cantor. Eles se mudaram para Tóquio para que ele pudesse realizar o sonho de entrar no showbiz. Entre um trabalho e outro, ele volta para o apartamento em que vivem – o qual Kyoko sustenta com o dinheiro de seus dois empregos. Shô é bem grosso com Kyoko, mas ele é tudo para ela e tudo que faz é por ele.

Um dia, ela decide levar um bolo para Shô durante seu trabalho, e o escuta conversando com sua agente…. sobre Kyoko. Ele diz que ela não é mais do que uma empregada para ele, e que precisava que alguém para “cuidar dele”. E que jamais se interessaria por uma garota sem atrativos e que “nem maquiagem usa”

Aqui chegamos num momento muito crítico da história. A garota ouve que é uma grande idiota do garoto e que não ele não tem consideração alguma por ela. Qual seria a reação esperada? Se debulhar em lágrimas?

Se perguntar o que ela fez de errado? Talvez outras pessoas reagiriam assim, mas não Kyoko. A primeira coisa que ela faz é atirar o bolo em Shô. Em seguida, ela tem uma crise de riso- daquelas que assustam todos que estão por perto. E, finalmente, ela promete que irá se vingar dele, custe o que custar; nem que ela mesma precise entrar no showbiz japonês para destruir sua carreira. 

Kyoko Mogami, protagonista de Skip Beat!

O sucesso e a vingança de Kyoko

Ela pede demissão de um de seus empregos e, com o dinheiro que tem, muda o visual: roupas e cabelo novos para uma nova Kyoko, que está decidida a adentrar no estrelato para destruir seu inimigo. O primeiro passo é entrar para uma agência de talentos, mas ela percebe que não possui interesse particular em nenhuma das áreas do showbiz – ser modelo, atriz ou cantora. 

Após muitas idas e vindas, ela consegue, surpreendentemente, entrar numa agência de talentos. Mas, ao conversar com o presidente da companhia, ele notou que falta algo muito importante em Kyoko para se tornar uma estrela: o desejo de ser amada.

Pensando nisso, ele cria uma nova sessão na agência: a Love me Section, cuja ideia é que pessoas com talento, mas sem esse anseio de serem amadas possam ajudar os outros funcionários, prestando diversos favores. Se o nome já não parecesse ridículo para Kyoko, ela usará um uniforme rosa bem chamativo – para aumento do seu desespero. 

Como a única integrante da Love me Section (a princípio), Kyoko enfrenta muitas situações inesperadas e sempre que o nome de Shô surge perde o controle. Entretanto, ao conhecer muitas pessoas, ela começa a entender do que realmente gosta e aquilo que realmente quer fazer, além de concretizar sua vingança. Claro, ela enfrenta muitas adversidades no meio do caminho: desde veteranos que tentam derrubá-la à ter que se vestir como mascote de programa de variedades, ou mesmo tentar entender a sua relação com um colega de agência, o famoso Ren Tsuruga – um dos maiores idols japoneses.

 

 

Para além de Skip Beat!

O anime de Skip Beat! foi lançado em 2008, com 25 episódios cobrindo apenas uma parte dos eventos do mangá. Esse último segue em publicação no Japão desde 2002, na revista shoujo Hana to Yume, já somando 45 volumes encadernados – com o volume 45 publicado em maio de 2020 no Japão. Em 2011, foi produzida uma adaptação taiwanesa em live action em 15 episódios, intitulada deExtravagant Challenge” e dirigida por Jerry Feng.

A autora de Skip Beat!, Yoshiki Nakamura, aborda temas românticos na maioria de seus trabalhos, mas sempre misturando com diferentes universos. Vale destacar o seu mangá Tokyo Crazy Paradise, publicado de 1996 a 2002 no Japão com 19 volumes, cuja história acompanha a jovem Tsukasa, que deseja se tornar uma policial, mas se torna guarda-costas de um colega de classe, filho de um líder da Yakuza com quem sua família possuía uma dívida. 

Uma demonstração das diferentes expressões de Kyoko e das demais personagens.

Kyoko Mogami: uma personagem complexa e relacionável

A comédia presente em Skip Beat! lembra, em alguns momentos, o famoso Lovely Complex – série shoujo cujo grande trunfo também está na construção dos personagens, extremamente cativantes e que protagonizam situações que proporcionam muitas risadas ao público. 

Os momentos em que Kyoko fica nervosa são dos mais engraçados: como se possuísse uma segunda personalidade. Ela emana uma espécie de “aura de ódio” que consegue mudar completamente a sensação do ambiente e assustar a todos que estão perto – para quem viu Naruto, lembra muito a “Sakura interna” da personagem Sakura Haruno. 

Skip Beat! apresenta uma das melhores protagonistas de histórias shoujo que já conheci, Kyoko Mogami.  É uma personagem complexa e de personalidade marcante para além do estereótipo da heroína de narrativas shoujos. Por mais que a vingança seja sua grande motivação, ela não deixa de se emocionar e se envolver com as histórias das pessoas que conhece, assim como também possui seus momentos de fraqueza e dúvidas. O círculo de personagens que compõem o restante do universo da história também é interessante, com destaque para Moko e a própria Kyoko – que se sobressai facilmente.

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo