5 Animes de Terror para esse Halloween

Halloween uma época de doces e travessuras…a menos que esteja no Brasil, nesse caso, é só travessura mesmo (risos de vergonha alheia).

Para os fãs de filmes Live Action, temos uma variedade grande de opções de entretenimento aterrorizante, até mesmo para os fãs de animações infantis com os especiais de terror de desenhos animados. Enquanto aos fãs de anime? Normalmente os animes considerados “Terror” por muitos otakus são animes que tem excesso de violência ou coisas grotescas, o que tecnicamente tem terror, mas não vem com o objetivo te assustar.

Para mim, para um trabalho de ficção ser considerado “terror” tem que ter o objetivo em mente te assustar, como parte de seu entretenimento. Independente se usa de muita ou pouca violência, terror é muito mais do que sustos ocasionais ou excesso de sangue.

O terror vem da construção de clima, de mistério, de tensão principalmente. Muitos animes que se dizem “Terror” apresentam protagonistas guerreiros poderosos, quando uma das bases de um bom terror é a sensação de impotência, isso que tornar o terror uma experiência como uma montanha russa e não como tomar sorvete no calor. Protagonistas impotentes tendo que sobreviver ou sendo atacado por forças desconhecidas que não se podem evitar. Ele sobrevivera ou não? Independente se ele sobrevive a sensação de tensão que você sente em toda a experiência faz parte do terror.

Achar animes de terror não é uma coisa muito fácil, ovas antigos e filmes em formato anime são mais simples de encontrar mas animes longa metragens nem tanto, por isso não consegui criar um top mais grande. Vou usar alguns animes mais conhecidos dessa vez para aqueles que estão se iniciando no mundo Otaku não ficarem de fora, mas da próxima tento pegar alguns mais obscuros. Esse é um top 5 animes aterrorizantes para assistir nesse Halloween.

5 – Yami Shibai

É um compilado de história de fantasmas japonesas, a mitologia de terror japonesa é muito rica por isso é muito interessante ver animes abordando esses temas.

O destaque desse anime é o estilo diferente de animação que da um tom muito mais macabro, teve como objetivo imitar a arte tradicional de contar histórias kamishibai, no qual essas histórias eram contadas com um estilo de Stop Motion ao vivo. Muito legal. Tem 88 episódios, então,  tem uma variedade de histórias bem grande, pelo menos uma delas vai te dar medo, prometo (a menos que você já esteja acostumado ai não posso fazer nada).

4- Histórias de fantasmas

A ideia é parecida com o anime anterior: adaptar contos de fantasmas japoneses. Mas a execução é bem diferente. Temos um grupo fixo de protagonistas que deve enfrentar fantasmas e eles são crianças, todas as histórias macabras estão conectadas com eles. Não se enganem por ser um anime infantil, mesmo sem sangue e violência explicita, ele tem tudo que um bom terror tem, criaturas macabras, clima aterrorizante e claro protagonistas impotentes já que são um grupo de crianças o que aumenta ainda mais a tensão.

Passou no Cartoon Network há muitos anos e tem na internet dublado. Além de ser um bom anime de terror, ainda é uma grande peça de nostalgia.

3- Hell Girl

É um anime que não é um compilado de história de fantasmas e sim uma histórias de vingança. Uma garota demônio faz um pacto e em troca de sua alma leva a alma de outra pessoa que você odeia. É um anime bem conhecido, existe seriado e a animação é de muita qualidade, tem até dublagem. Infelizmente a terceira temporada decai bastante. Mas é uma história com clima de terror bem divertida.

2- Higurashi no naku koro ni

Tenho que admitir que tive um enorme preconceito com esse anime o que me fez demorar anos para assistir. As pessoas diziam “Gore com animes moe” e achei que seria apenas isso Gore sem sentido e besta mas não foi bem assim. Higurashi sabe muito bem construir um clima de terror e suspense, sensação de impotência e um mistério interessante e o gore não é tão excessivo como tantas pessoas falam está bem colocado. Claro que as temporadas seguintes o Gore seria removido e a série se transformaria mais em um ecchi genérico do que um anime de terror mas a primeira temporada vale muito a pena na minha opinião.

Tem um remake (ou reboot não sei ) desse anime que acabou de lançar e tenho que ver para opinar e caso queira assistir está disponível no Netflix.

 

1- Vampire princess Miyu

Esse é um anime mais desconhecido, é baseado em um mangá de terror do mesmo nome. Minha história com ele é bem curiosa, minha mãe havia comprado o DVD e me proibia de assistir dizendo que era”Desenho de adulto”, então demorei anos para assistir.  E realmente é muito legal, uma espécie de Mahou Shoujo de terror (Não como Madoka Magica, acho que vocês me entendem ) uma vampira deve resolver alguns casos sobrenaturais.

O clima é macabro e alguns episódios podem dar uma sensação bem desconfortável. O bom é que não abusa da violência e Gore o que torna menos edgy.

Considerações finais

Bem, eu não mencionei ovas nem filmes pois vou deixar para a próxima porque ai sim temos animes realmente macabros e ainda tem outros animes que deixei de falar (nem sei porque botei Hell Girl e Higurashi mas acho os dois bem divertidos). Mas vamos deixar para uma próxima vez, espero que tenham gostado e que tenham um Halloween bem macabro.

    Curto ver animes e jogos de maneira crítica. Adoro escrever.