Você assiste a aberturas?

haruhi_01

Já não é de hoje que eu vejo comentários de gente falando que pula a abertura dos animes quando vai assistir. Eu entendo essa decisão pois, querendo ou não é uma coisa que se repete episódio após episódio sem alteração. É como assistir a Endless Eight em versão pocket e em todo anime da existência. É compreensível então que se pule tais aberturas tal qual muita gente fez com este famoso arco de Suzumiya Haruhi. No entanto, será que as aberturas são tão desnecessárias assim?

Para começar essa breve discussão, eu digo que não tenho o costume de assistir a aberturas de anime. Quer dizer, eu assisto da primeira vez e, de repente da segunda ou da terceira, mas disso não passa. No entanto, eu não as pulo. Eu simplesmente vou fazer outra coisa enquanto a música tá rolando no fundo. Vou pegar um copo d’água, dou uma tweetada, guardo alguma coisa que tava jogada em algum lugar, etc, mas não pulo a abertura.

Eu entendo que a abertura é algo que determina o clima de uma série. É aquela ambientação necessária para que o espectador se insira naquele universo pelos próximos 20 minutos. Ela prepara sua cabeça para o que está por vir. A abertura de Death Note fazia muito bem esse trabalho, assim como as coloridas aberturas de Suzumiya Haruhi e, por que não, as épicas e motivantes aberturas de One Piece (ou só eu acho We Are épica?), dentre tantas outras. Então não teria porque eu simplesmente pulá-la. São rápidos um minuto e meio que, para mim, acrescentam à experiência.

Mas como eu disse, eu não assisto pois aí já acho demais. Afinal, na maioria das vezes, aberturas de animes são bem parecidas entre si. Independente disso, a parte musical é essencial. O mercado de anime songs (ou anisongs para encurtar) é riquíssimo e movimenta muito dinheiro. Uma evidência de que esse aspecto dos animes não é tão “descartável” assim.

Pode ser que esse meu hábito seja um resquício do meu passado vendo anime na TV sem poder pular as aberturas e indo pegar um sanduba ou um suco para curtir meu episódio sem ter que levantar do sofá, mas é um fato que eu não consigo pular aberturas. Para mim elas fazem parte da experiência de se assistir animes e, por mais que hoje eu não assista de fato, eu a escuto no momento exato que ela se apresenta.

Mas e vocês? Assistem às aberturas dos animes que acompanham? E quando veem numa tacada só? Assistem mesmo assim?

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Já não é de hoje que eu vejo comentários de […]

50 thoughts on “Você assiste a aberturas?”

  1. Eu sou mais ou menos assim também. AHEUAHEUHUAEHUA
    Eu raramente pulo as aberturas!
    Algumas eu até assisto em todo episódio ( Algumas que talvez tenham modificações de episódio para episódio… Ou quando eu gosto demais de certa animação e coisas do tipo. xD )

    A maioria eu só ouço mesmo, ou assisto as vezes. o/

    1. Idem você… eu sempre pelo menos ouço, mas quando é muito boa a animação (ou aquelas aberturas que realmente deixam no clima – zankoku na tenshi no teese, looking at you!) eu costumo ver. 🙂

  2. Eu não pulo as aberturas, gosto muito delas… são bem produzidas, animadas, divertidas, é como vc disse, dão o clima para a série…
    Já os encerramentos, esses sim, depois de um ou dois episódios começo a pular…

  3. Eu costumo fazer o mesmo: assisto nos primeiros episódios e deixo rolando nos outros enquanto faço alguma coisa. Dependendo do anime, se eu gostar muito visualmente e querer prestar atenção a algum detalhe eu vejo em todos os episódios. Na maioria das vezes eu vejo inteira nos primeiros episódios e nos últimos porque sempre dá saudade. Já endings costumo pular na maioria das vezes.

  4. A abertura é muito importante pra te deixar no clima do anime.
    As vezes eu até volto e assisto a abertura denovo, quando sinto que ainda to distraído ou fora do clima do anime.

    Acho que vai depender muito do quanto você quer imergir no universo da série. Mas fica aí um fato interessante:

    Eu não conseguia assistir as aberturas de Clannad/Clannad; After Story, mesmo esse sendo o anime que mais me emocionou e mais me fez sentir a realidade dos personagens. Embora eu até ache as aberturas muito bonitas.

  5. Eu não pulo por 2 motivos.

    Em primeiro lugar, minha ideia é parecida com o que foi comentado aqui neste post, aquele esquema do clima. Eu curto J-Music daquela forma bem “modinha”, só conheço/ouço as músicas que tocam nos animes que eu gosto ou já gostei e sempre me vem aquela situação do tipo, tô ouvindo a música da 1ª abertura do Kuroko e as cenas já aparecem na minha mente. De vez em quando faço este mesmo exercício de só ouvir enquanto faço outra coisa, mas é raro, gosto da imersão total de um capítulo!

    Eu gosto também de como as aberturas e os encerramentos costumam fluir, as sequências de imagens com ou sem ação sempre ficam gravadas, e isso me leva também ao 2º motivo de não pular, o trabalho da equipe que animou. Eu sei que é esquisitice da minha parte, mas eu tenho um certo respeito por quem produziu aquilo tudo. Ainda mais quando são animes que sou muito fã. Mesmo em casos em que a música não é do meu grado, eu acompanho, até pra entender os motivos da autoria.

  6. Eu assisto as aberturas sempre, os encerramentos só de vez em quando(quando é muito bom eu vejo, exemplo disso é o primeiro encerramento de Hajime no Ippo que eu smepre via)…

  7. Pessoas determinadas aqui! eu geralmente assisto uma vez e depois a minha tendencia é pulá-las, principalmente quando o anime está no seu climax! Pulo até resumos e outras coisas parecidas. Só não pulo se a abertura for muiiiitttto boa (daquelas fodas mesmo)

    1. Também pulo a abertura e os resumos quando o anime está em seu climax ( principalmente One piece aquela narração no iniciu de cada epsódio já chegou a um ponto de me irritar cada vez que eu ouço kkk )

  8. Na maioria dos casos, vejo a apresentação apenas no primeiro episódio ou quando muda abertura. Não curto muito “anisongs”, mas quando gosto, aí vejo a abertura de vez em quando.

  9. Pra mim depende:
    1- Quando estou assistindo anime sozinho eu toco a abertura a cada episódio, sempre, acho que ambienta o clima e passa um feeling legal. Encerramentos por outro lado eu só ouço/assisto se gosto muito.
    2- Se estou com outras pessoas na volta, eu toco a abertura, mas se for maratonar, eu toco só no primeiro episódio da maratona.

    Parágrafo único:
    – Pulo abertura se acho ela muito chata ou anti-climática.

  10. Depende, depende muito. Watamote e Shingeki no Kyojin eu não pulei em nenhum epsódio (Guren no Yumiya é algo genial). Gin no Saji, Gatchaman, etc. Nessa temporada, poucas aberturas eu não pulo.

    Mas tem motivo: Qualidade. Eu levo a música me consideração. Por exemplo, uns 80% das aberturas de K-on eu mandei tomar no c*. Desculpe a ignorancia, mas as músicas são chatas e mal feitas. Todas as outras músicas são melhores, as ending acho incrivéis. A J-music faz algo no mundo da música que é um tipo de estilo dificíl, o de acelerar voz. Sendo a cultura músical que mais faz isso, eles são os melhores, mas ao mesmo tempo fazem muita coisa ruim (Miku que o diga). Acelerar a voz e fazer virar robo me da um calafrio de trincar os dentes. Mas sou muito fanatico por música, a parte principal de um anime para mim é soundtrack. A abertura dita o quanto eu posso gostar do anime, pois ela nos dá o clima. Se mal feita, como muitas vezes acontece em anime com pouca verba, é ridiculo. Durarara fez algo que acho raro no mundo dos animes, duas aberturas simplesmente épicas. Normalmente, conforme as sagas se passam, os animes tende a perder qualidade músical, sei lá o porquê (Verba talvez…). Railgun travou na primeira op, mesmo que as outras sejam boas, não se compara. (Apesar da última ter conseguido chegar mais perto da primeira). A segunda de Shingeki foi atropelada pela primeira. Não por ser ruim, mas outra era boa demais que acabou fazendo a obra escrava dela (Lil Wayne e The Carter 3 -_-‘).

    Uma abertura não me segura nela por animação. Nem a pal. (A não ser que seja uma animação a lá os trailers de RWBY). Então depende de vários fatores. Não tenho um estilo definido, pode ser um non-sense (End de Machine doll por exemplo), hip-hop, pop, rock, clássica, Jazz, eu ouço de tudo, tudo que agrada meu ouvido. (A abertura de Yokazura No Quartet é muito interessante). Animes grandes eu disconsidero, sempre vão acertar alguma hora. We Are é ‘hour concur’ (Se é assim que escreve). Sempre que toca a primeira de Naruto, arrepia. A de Yu-gi-oh, quem não lembra? Uma ‘clássica-eletrica’ realmente empolgante. (It’s time to du-du-du-du-dududududududuel!)

    A cultura músical do Japão é muito rica, mas o animes, ao contrário do que muitos dizem, não é um lugar de músicas bem feitas. Elas são dificeis. A maioria é feita com o minimo de grana possivel ou visando vender, usando receitas pré prontas (Animes Ecchis são ótimos nisso). Aberturas como a de Shingeki ou Watamote visam o público, e são as melhores, outras como muitas de K-on visam a modinha, para vender (E funciona, pois quero comprar ¬¬’). No caso, K-on já era nesse intuito. E tem as aberturas meia bocas economizando o máximo. O que acho estranho, o funcionamento do mercado músical Japones.

    Eles tem as idols, animes menores deveriam investir nelas para conseguir alcançar mais público. Estados Unidos funciona assim, coloca um cantor foda como tema e mesmo uma coisa ruim acaba ganhando volume.

    Eu sou muito acho na questão músical. Vejo a galera elogiar um monte de músicas que para mim é um cover mal feito de outras dez iguais a ela. Mas, fazer o que…

    …..

    Oh my, me empolguei e escrevi um monte O.o

    1. Bom, não quero escrever uma resposta do tamanho da tua, mas vou comentar apenas uma parte:

      No caso de Kyojin, hoje eu já gosto mais da segunda opening. E não digo apenas pelo som, eu acho que o conjunto música+imagem ficou bem mais legal na segunda. Na primeira vez que eu vi achei chatinha, mas ela foi ficando melhor pra mim a cada nova vez que eu ouvia. Apesar de que eu sou a minoria. 🙂

      1. Na verdade, e concordo com você. Mas é por isso que eu disse que ele acabou ficando escravo na primeira abertura. Foi tão ‘hipada’ que poucos conseguiram ver tanto potencial na segunda. Mas, no quesito musical e o de colocar no clima do anime, achei que a primeira fez melhor. O engeraçado é que enjoei mais rápido da primeira do que da segunda 😀

        1. Acho que a primeira foi melhor na parte visual, e a segunda na parte musical. Apesar de todo hype em cima de Guren no Yumiya, sonoramente eu gostei bem mais de Jiyuu no Tsubasa (assim como o Rafael, eu enjoei logo da primeira música, mas continuo gostando de ouvir a segunda). Já a parte visual da primeira abertura ficou bem mais “digerível” do que a da segunda; levou quase a temporada inteira para eu me acostumar com toda aquela sequência rápida de imagens. Apesar que, depois que eu me acostumei, eu meio que comecei a gostar mais dela nessa parte também… Enfim, deixa para lá, rss.

          1. Pois é, de fato.

            Elas são bastante comparaveis. Veja, o inicio na segunda é muito agitado, assim como Guren. Mas o problema é que a segunda opening foi obviamente feita buscando algo como a primeira. Pelo sucesso.

            Em Durarara, a segunda foi feita no mesmo estilo da primeira, mas é muito diferente. Eu achei que Shingeki inovaria na segunda, mas eles tentaram engajar na aba de Guren.

            O inico da Guren é um grito arrepiante, quando ouvi pela primeira vez: MEU DEUS!!!! Então a estrofe vem com a batida oca e mais calma colocando você no clima de tensão e desespero (Com aquela imagem tremida e acinzentada então…). A segunda, diferentemente, começa mais cantada e não tem tempo de respirar e entrar no clima tão facilmente. (A falta de batidas e uma pequena desacelerada na estrofe tirou uma força imensa da música). E mesmo sendo boa as sequencias de imagens, quem foi esperto pegou o spoiler na própria op.

            Mas aí, vem o refrão. Cara, o refrão da segunda me arrepia só de pensar, inacreditavelmente conseguiu superar Gurren. Por isso eu disse que levei um tempo para pegar o valor da segunda abertura, já que o apice dela é o refrão. Quando dá aquela subida do ritmo é como estar no meio de uma guerra.

            Ambas tem seus pontos fortes e fracos, mas poucos irão ver quão boa é a segunda, pois a primeira já viralizou. Acho que tem apenas duas aberturas no ano que conseguem alcançar o nível de Shingeki, que é a de Watamote e a de Gatachaman.

            …….

            Escrevi horrores novamente…

          2. Cara, é bem isso que tu disse, a Guren Yumiya começa te dando um ataque cardíaco, arranca suas orelhas e te convida para matar gigantes, e isso é foda! (Haha)

            A segunda é progressiva, ela vai elaborando todo o cenário até chegar ao refrão, que é simplesmente fantástico.

            Quanto a imagens, apesar da transição do início da segunda não ser realmente tão legal (devo concordar), eu nunca fui realmente fã da transição da Guren Yumiya. Até porque Guren funciona melhor pelo som do que pelas imagens em si, que são, se parar para ver, bem simples, facílimas para qualquer um fazer (mais um motivo pelo qual viralizou). No quesito trabalho e “animação” a segunda é também bem mais bonita.

  11. Eu já sou diferente, adoro assistir as aberturas, introduz a mim o que pretende ser mostrado, além disso me motiva a ver alguns episódios(tanto que assisti uma temporada inteira de Bleach por causa da abertura). Depois de escutar algumas músicas, eu até passo a pesquisar sobre os cantores, bandas ou grupos para descobrir novas músicas, até mesmo para conhecer o mercado japonês de música.

    1. A primeira abertura de Bleach é muito boa. Foi por causa dela que eu comecei a assistir/ler Bleach, e entrei de vez no mundo das japanices. Ah, como eu queria que a série tivesse entregado toda a promessa daquela primeira abertura…*suspiro*, rss.

  12. Sempre assisto, a não ser que seja irritante como as aberturas 2 e 4 de One Piece

    Pra mim constrói todo o clima do anime, além de me fazer conhecer j-singers muito bons.Ainda gosto de ficar rankeando elas.Acho que chego a assistir mais aberturas do que episódios de anime em si

  13. Concordo! A abertura é muito importante tem aquelas que são até como verdadeiros mantras que elevam o nível de concentração do espectador, mas exemplos clássicos são: Hunter x Hunter e Ashita No Joe eu concordo e pra mim isso é um fato! Rapidamente eu consigo lembrar de algumas aberturas que, tipo, (eu curtia mesmo do começo ao fim!) a primeira de FMA era bem foda , não dá pra lembrar ao certo mas Hajime no Ippo, o New Challenger, também tem uma da hora ,(gosto da musica acho que nesses casos a musica influencia diretamente se você gosta ou não da abertura em si), tem Ao no Exorcist as duas aberturas são muito boas e tem musicas bem legais (assim uma overdose energética bem Punk que é bom as vezes).
    A parte de trilhas sonoras e sonoplastia em geral são fatores determinantes pra se ter um clima bem ambientado, que faça uma especie de corrente que puxa quem assisti pra dentro de tudo aquilo que esta sendo apresentado e nada melhor do que uma boa abertura, afinal de contas tem exemplos de animes, que são realmente perfeitos nesse quesito, Naruto na minha opinião trabalha bem esses fatores por isso o anime mesmo sendo criticado ainda é um sucesso, entre outros, o New Challenger de Hajime No Ippo também tem uma trilha bem da hora os tambores batendo, uma coisa mais percussiva que leva um ritmo mas tribal que me lembra o universo de Naruto e acho, que essa é uma semelhança que vejo em animes desse tipo.

  14. Eu faço a mesma coisa, praticamente. Na 1º vez que to vendo, escuto a música (e dependendo do caso, olho a legenda pra ver se encaixa com a história do anime), observo bem a animação pra ver se ficou “dinâmica” e… simplesmente aprecio aquele momento. Mas depois, vai ficando repetitivo e até mesmo enjoativo. Por causa disso, deixo rolando mesmo.

  15. Só comentando que a opening de Madoka é excepcional para dar o “impacto” do anime, e que a ending é simplesmente sensacional. Se a opening fosse algo como a ending, a expectativa do espectador seria completamente diferente, logo as Openings/Endings fazem parte da obra audiovisual, assim como a OST.

  16. Eu sempre assisto mesmo, a não ser quando a abertura é particularmente ruim (a de Golden Time, por exemplo, me dá nos nervos, então eu pulo), mas em geral eu assisto. Até porque eu muitas vezes vou ver um animê porque achei a opening legal, então né xD

  17. Eu sempre escuto a abertura 1 vez se ela for bem feita e me der um animo maior para começar a serie eu continuo a assistir ela ate a serie for finalizada ou a saga que tinha essa musica acabar ( E não … não é só você que acha WE ARE Fod4 )

  18. Interessante que toda animação que eu curto eu gosto da abertura um pouco porque a musica te deixa no clima da estória .

  19. Eu assisti Suzumiya recentemente e não pulei nenhum episódio, eu assiti 6 dos episódios daquele Agosto Infernal seguidos, nós ultimos já aera um teste de resistencia pessoal, só sei que terminei com uma dor de cabeça e uma festa.

    1. E quanto aberturas ou encerramentos: Se é boa é costuma ver, se é mediana ou ruim costumo não dar bola enquanto ela rola. Endings são mais mais propicias a eu pular, mas pega Gintama cheio das endings boas ou Hunter x Hunter. Mas concordo, acho que elas lhe dão um clima, até como em Jojo que ending começava antes do anime terminar ou aqueles finais que tocam aquela música que te seguiu todo o anime durante aquela cena “motherfucker finale”.

  20. Eu só vejo as aberturas que realmente se destacam, como aberturas de Spucho pass, Shingeki e Watamote.

  21. Bom, isso depende de dois fatores:
    1 – Se eu gostei ou não da abertura (como um todo, não só da música e/ou imagens), e
    2 – Se eu estou maratonando o anime ou assistindo semanalmente.
    Quando eu maratono, só paro para ver a abertura no primeiro e no último episódio, a não ser que eu tenha gostado muito.
    Já quando assisto semanalmente, depende muito de quanto o casamento música+animação conseguiu me tocar ou me divertir. Se eu não gostar de nada, sempre pulo; se gostar só da música, assisto vez sim vez não; por fim, se gostar do conjunto, assisto todo santo episódio, sem pular. Geralmente o segundo caso é o que mais acontece. São poucas as aberturas que conseguem me “viciar”. Nessa temporada, a abertura de “Kyousogiga” é uma forte candidata a abertura “viciante”; ainda não consegui pular nenhuma, hehe. Outras aberturas que eu não pulei nos últimos tempos:
    JoJo ~Sono Chi no Sadame~ (JJBA – AMO esta abertura em todos os aspectos), Tsurezure Monochrome (Tsuritama – como resistir àquela dancinha? rsrsrs), Venus to Jesus (Arakawa Under the Bridge – Amo a voz suave da cantora, e a combinação de animação fluida e situações nonsense sempre me ganha, rss), etc.

  22. Só pulo quando eu acho a abertura ruim mesmo, ou quando estou ansioso demais para ver o episódio(faço apenas em maratona) de resto eu sempre vejo.
    Dependendo da qualidade, eu já fiquei colocando episódio no pc só para passar a parte das aberturas =P

  23. Quando estou vendo muitos episódios seguidos, no dia, vejo a abertura de uns 2 ou 3 eps, e então pulo o resto.
    Acompanhando, eu deixo a abertura rolando, e vou fazer outra coisa, também.
    É melhor assim, a abertura não fica tão cansativa, xD

  24. Depende da minha empolgação. Por exemplo, Shingeki no Kyojin, eu gosto muito da primeira e segunda abertura, mas só deixei rolar no primeiro episódio. Porque eu estava vendo em maratona e queria ver logo o que ia acontecer a seguir, os 1 minuto e meio da abertura seriam uma eternidade perto da minha vontade de ver o episódio.

    Mas em casos normais, sempre vejo quando acho boa.

  25. eu na realidade nunca assisto a op, pois elas dão muito spoiler por isso eu dexo a musica tocando e mexo no face e quando o anime acaba eu volto no episodio e vejo a op ja q num vai ter spoiler mesmo

  26. Eu sempre gosto de ver aberturas, não tenho nenhum motivo em especial, simplesmente gosto de aproveitar 1:30 de uma sequencia de animações acompanhada de uma música; no caso dos animes da temporada (que na maioria das vezes acabo assistindo todos só no fim de semana) só não vejo quando não estou com mto tempo; no caso de animes que não estão mais em exibição e que eu assisto 1-2 eps por dia, não assisto pra economizar tempo mesmo; e quando vejo animes “em uma tacado só” (nas férias) eu só vejo quando é o último episódio em que aquela abertura será exibida pra não correr o risco de pegar spoiler referentes ao arco em questão =p

  27. Eu tbm não pulo a abertura, antigamente eu pulava(primeiros animes que assisti), mas agora eu pelo menos escuto a musica, enquanto faço outra coisa(no pc mesmo), como vc disse para pelo menos entra no clima, mas quando vc assiste um anime de uma tacada só, da vontade so de assisti a primeira e pular as outras, mas eu me controlo, e fico vendo algo na net.

  28. Eu costumo pular a abertura de um anime quando eu odeio a música. Por exemplo, toda semana eu pulo a abertura de Toriko, não só porque a música é enjoada, mas porque fico deprimido com o quanto a voz de Akira Kushida se desgastou. O cara cantou vários dos meus temas de tokusatsu favoritos, mas acho que já passou da hora de ele se aposentar.

    De resto, só pulo aberturas quando estou fazendo uma maratona e quero que cada episódio comece o mais cedo possível. Foi assim quando vi a segunda metade de Steins; Gate (atrasadíssimo, eu sei) uns meses atrás. Mas encerramento é algo que não pulo de jeito nenhum, pois é nele que estão os créditos individuais do episódio, e gosto de saber quem foi o roteirista, desenhista de storyboard, diretor de animação, dubladores, etc.

  29. Eu assisto geralmente só da primeira veiz mais se eu gostar muito eu assisto sempre hehehe
    E também pulo quando to vendo a série inteira de uma veis só por que ver a abertura de 20 em 20 minutos acaba cansando ^^

  30. Tenho costume de sempre assistir às aberturas. 🙂 É muito raro eu só escutar, mesmo quando pego vários episódios de uma vez. Só pulo quando ODEIO a abertura… Ex.: a segunda abertura de Code Geass, foi a responsável por eu droppar o anime. -.- Era absurdamente ruim e “Colors” era realmente a única coisa que me fazia dar uma chance a CG… Pra ver a importância de uma op pra mim! hahaha
    Já no caso de endings, mesmo que eu goste, costumo ouvir só uns 10 segundos – a não ser que seja amor absoluto, aí sempre escuto tudo! Ex.: as endings de TTGL e “Wind”, aquela primeirona de Naruto. c:

  31. o sem aberturas de animes eu taria lascada, nos tempos do primórdios da internet quando a nete era d 150k a 300k sempre demora + para baxa um anime do que para velo dai em media dava tenpo de ver um anime e ver a abertura de dois outros anime dai terminava d baxa por isso eu pequei a mania de sempre ver a abertura e quando eu nao to fazendo nada para passa o tempo entre um download e outro agora com 10m da para baxa um no tempo de ver 2 ou 3 aberturas ,nem sempre voce tem tem uma coisa para mudar de luga um sanduba para comer ou um “lol” para coloca no face . E sim eu tenho end e op de animes em meu celula junto com red rot, pit , e outros

  32. Sempre vejo as aberturas nos primeiros 2~3 episódios. Se curtir, continuo assistindo até o animê acabar. Caso contrário, só pulo mesmo (mesma coisa pros encerramentos).

  33. Se a música é legal e se eu estiver acompanhando a série em intervalos de dias, eu assisto tudo. Caso eu tenha que assistir vários episódios de uma só vez, eu pulo tudo, nem espero iniciar a música. Um exemplo de abertura muito legal é o da Watamote (Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaete mo Omaera ga Warui!); o final também é excelente!

  34. Se a música é legal e se eu estiver acompanhando a série em intervalos de dias, eu assisto tudo. Caso eu tenha que assistir vários episódios de uma só vez, eu pulo tudo, nem espero iniciar a música. Um exemplo de abertura muito legal é o da Watamote (Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaete mo Omaera ga Warui!); o final também é excelente!

  35. como vc falou , Death note e uma abertura épica super foda nunca fiquei sem ve uma e muito épico e como vc disse e uma forma da prepara os otakus porque ta por vim!!!! outro epica e stein gate hahahaha muito épica! como medo de Death note acaba eu via um por semana 0!!!!

  36. Assisto, a minha favorita é a de Arakawa Under the Brigde <3 A de Lost Canvas era massa também. Eu geralmente assisto quando são novas hahaha

  37. Eu sinceramente pulo a maioria kkkkk eu sou muito curiosa pra ver o anime,mas a que eu ñ pulei de jeito nenhjm foi a de otakoi cara nunca vi um anime e uma abertura tão fantastiscos no nível de otakoi

Deixe um comentário!