Coluna do Fred: Acabei de ler um dos melhores mangás da minha vida – Molester Man (Chikan Otoko)

tikann

De vez em quando sempre entramos em contato com algo que percebemos ser especial, algo que se lê e pensa “Nossa, o que é isso que estou lendo/vendo?”, que te pega de tal forma que você não sabe como reagir além de se manter imerso naquilo até o inevitável fim.

Nesses dias, isso aconteceu comigo. Tudo que eu conseguia pensar relacionado a mangá era sobre Molester Man ou Chikan Otoko no original. Não se deixem enganar pelo nome, eu mesmo quase cometi esse erro pensando que era um mangá pervertido e só decidi ler por falta do que fazer. O material que temos aqui é extremamente bem feito, sincero e de alta qualidade, baseado em uma história real e quadrinizado pelo desenhista de Onani Master Kurosawa (o popular Fap Note) Yoko.

Mas não esperem algo como Onani, Molester Man é baseado em uma história real que foi relatada no 2channel, o popular canal japonês que gerou a história do primo mais famoso Densha Otoko. A história aqui não deixa de ter suas similaridades com a do Densha, notado inclusive pelos próprios personagens, mas também não deve nada a ela e consegue um lugar ao sol por si só. Vamos falar mais sobre o que é Molester Man.

A premissa básica da história é sobre um otaku (o que ele faria no 2channel afinal de contas, né?) que está andando na rua e vê uma garota nervosa com sua presença. Quanto mais ele se aproxima da menina, mais a deixa injuriada, o que acaba gerando uma cena com ela o acusando de ser um stalker no meio da rua. A situação acaba ficando cada vez pior e terminando em uma delegacia, para tristeza do jovem, mas tudo acaba se resolvendo. A menina então o chama para conversar e entender afinal o que se passou naquele dia e também pedir desculpas e explicar o porquê de tal reação, o que gera uma coisa nova para ele, que era praticamente um hikikomori e só saía para trabalhar e estudar. O mangá conta a história dos dois se conhecendo melhor e sobre o crescimento pessoal do personagem principal.

molester

A história é contada de forma mista, demonstrada tanto pelas ações dos personagens quanto pelos posts tanto do protagonista quanto pelos frequentadores do fórum onde toda a história foi contada. Por motivos de praxe, os personagens principais são todos referidos por pseudônimos. O personagem principal é chamado sempre de Chikan Otoko, ou pervertido, molestador. A menina com quem ele se encontrou é chamada de Senhorita Compreensão (por ela entender que ele não era um molestador) e suas amigas são Kansai (menina com um jeito de habitante de Kansai), Loli com peitos (menina com aspecto juvenil, mas peituda), Cara de óculos (preciso dizer por quê?), Chefe e Sachiko (a personagem mais apaixonante do mundo).

070716a

A partir disso se tem uma noção da história. Um cara com uma vida completamente estagnada acaba entrando em outro mundo, conhecendo pessoas novas, novas amizades e tem que aprender a lidar com isso, tanto pro bem quanto pro mal. Transformar uma situação completamente surreal em algo que ele possa olhar e pensar que foi pro bem.

Okay, agora você está pensando “Isso é só um cara que quis copiar Densha Otoko inventando uma historinha com começo diferente”, quanto a isso eu só posso dizer que você não poderia estar mais enganado. Eu assisti o dorama de Densha Otoko, chorei, senti catarse, torci, vibrei, só faltei rodar a baiana… E no começo também pensei assim, só para quebrar minha cara. Hoje a minha opinião é de que Densha Otoko, apesar de ser muito, muito bom, não é algo como Chikan Otoko. Aqui as coisas que você vê acontecendo realmente parecem ser bem reais, tanto pro bem quanto pro mal. Não parece tudo estar sendo escrito com um script de forma a deixar tudo mais lindo e maravilhoso. Nem tudo dá certo, nem errado. As pessoas em molester man vivem, reagem, se desenvolvem, choram, riem. São pessoas que você olha e pensa “Eu já conheci alguém assim” ou “Eu me imagino fazendo isso”.

RADWIMPS____________YOKO_

E essa é a grande mística de Molester Man. É uma história que você não consegue prever o que os personagens vão fazer. Você ri com eles (principalmente com o Molester, que é um cara engraçado demais e cujos solilóquios mentais sobre o que fazer e sobre animes me deixaram com uma catarse danada), fica pensativo, torce, se emociona, fica puto… Se é uma história que o cara inventou, ele não devia postar no 2channel, devia estar fazendo mangás profissionais.

Quanto a narrativa do mangá, esse foi um dos primeiros trabalhos do Yoko e isso é visível no começo, em que o desenho ainda está muito cru, grosseiro e com uma enorme ausência de cenários (alguns quadros são só balões, inclusive), mas conforme a história segue, a qualidade geral aumenta significativamente, chegando a tal ponto que do meio ao fim, não há mais nada a reclamar tanto do esmero nos desenhos quanto na coesão dos mesmos.

A história de Molester Man apesar de ser nova pra mim é relativamente velha na terra do sol nascente. Ela data do fim de 2004 ao começo de 2005. Assim como os posts de Densha Otoko estão arquivados na internet para impedir que sumam, as centenas de posts relacionados ao Chikan Otoko também estão arquivados nesse site aqui: http://www.geocities.jp/chikan_otoko_2005/

O que é sempre um negócio legal pra se dar uma olhada e pra qualquer um que tiver uma curiosidade sobre o assunto. Tudo em japonês, obviamente, e o tradutor do google funciona terrivelmente nesse tipo de documento, mas dá até pra dar uma olhadela e ver de onde saiu a inspiração pro mangá e o que realmente foi tudo isso.

E07518

A história do Molester Man no Japão fez tanto sucesso que além do mangá (lançado somente pela internet) acabou gerando um filme também. Infelizmente só há legendas em chinês para ele no momento, mas talvez com a história se tornando mais e mais famosa por essas bandas alguém se anime.

ff0c5b08babaca46c93372a60402735c

Molester Man é um mangá que tem ser lido para se crer no que se tem em mãos. Posso ter dado informações muito superficiais sobre o que é aquilo, afinal, não quero estragar a diversão de nenhum leitor futuro, mas espero ter passado o porquê dele ser tão bom na minha opinião.

Há muito tempo eu não lia um mangá como esse, um mangá que eu realmente pudesse pensar “Por que ele fez isso?”, “Como assim?”. Na vida real, nunca temos muito controle sobre o que os outros vão fazer e isso as vezes deixa tudo muito mais interessante, as vezes tudo mais estressante… Ler um mangá que consegue passar isso de tal forma é algo que realmente me revigora. Desde REAL (de Takehiko Inoue) que eu não via algo assim, que eu sentia como se os personagens estivessem vivos e eu só estivesse vendo por um big brother o show da vida insana de um otaku aprendendo a viver.

Recomendo de todas as formas possíveis! Leiam! Leiam!

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

De vez em quando sempre entramos em contato com algo […]

10 thoughts on “Coluna do Fred: Acabei de ler um dos melhores mangás da minha vida – Molester Man (Chikan Otoko)”

  1. Onani Master Kurosawa é meu mangá favorito. Por isso outro dia enquanto navegava por alguns sites gringos de mangás, eu me deparei com esse mangá chamado “Molester Man”.
    O nome bizarro da obra logo me chamou atenção. Afinal na hora me bateu as lembranças de como conheci Onani Master Kurosawa(cujo só decidi ler pois a sinopse era algo surreal demais e fiquei curioso em ver como alguém poderia fazer um mangá sobre masturbação XD) e quando vi os traços logo reconheci como sendo do mesmo desenhista e fiquei com uma baita vontade de ler…Só que não saber inglês nessas horas é uma merda!

    Até postei no meu face, brincando, qndo vi o nome “Molester Man”, que o “nome bizarro” o mangá já tinha, agora só faltava o roteirista ser tão bom quanto o de Onani Master Kurosawa para que fosse mais uma obra excelente de se acompanhar. Vendo essa review sobre esse mangá aqui só me faz pensar que eu não estava errado e agora é torcer pra que alguma alma caridosa traduza esse mangá para o pt para que eu possa ler.

  2. O nome realmente pode afastar algumas pessoas, Ryogachan. Eu mesmo também fiquei com os dois pés atrás, mas vou dizer que é realmente um mangá muito sincero e bem feito, bem desenvolvido e com personagens sensacionais. Eu gosto muito de Onani também, mas acho que Molester Man pra mim consegue ser ainda melhor, só pelas interações entre os personagens. O Molester é simplesmente sensacional. Acho que não há ninguém que nunca ficou nas situações em que ele se vê e teve pensamentos surreais como ele.

    Mas realmente, o melhor é esperar pra ler em port se você não sabe inglês. O mangá tem muito texto, apesar de ser bem curtinho e ter só 21 capítulos, os capítulos são grandes e com muita fala, então não recomendo adentrar nisso pra não acabar pegando nenhum spoiler. Acho que conforme o pessoal for conhecendo mais, vai aparecer alguém disposto a traduzir logo. Não dá pra não se apaixonar por esse mangá

  3. Achei “Onnani Master” bom, porém nunca assim tão magnífico como a maioria o vê. Mas, realmente, para um mangá que tinha como sinopse inicial um cara que se masturbava no banheiro da escola, o modo como tudo se desenvolveu foi surpreendente…

    Esse ‘Molester Man” conheci há poucos dias, através de uma resenha que li num outro blog. Só cheguei a ler 4 capítulos por enquanto, pois não achei onde baixar e não dá para eu ficar lendo online por muito tempo. Gostei do que li, e quanto li… Ver que a próxima página estava repleta de caixas de texto imensas até desanimava em continuar, ha. Mas é bom, tudo bem detalhado e descritivo. Só torci o nariz no começo porque os traços são toscos demais, mas da para passar por cima disso.

  4. Erick, nos primeiros capítulos é assim, mas a arte melhora conforme o mangá passa. No começo, tinha quadrinhos que nem sequer tinham desenhos, só balões, graças a Deus isso acaba, porque deixava a leitura bem pesada mesmo.

  5. Fiquei surpreso quando vi este artigo sobre o Molester Man, pois vivi a mesma situação que o relatado, pois sempre que via este título, pensava que se tratava mais de um mangá erótico. Mais eis que um dia, na falta do que fazer, resolvi dar uma olhada e acabou sendo uma das melhores surpresas de 2012, entrando facilmente no meu top 5 de mangás de comédia romântica.

    Sinceramente, eu sinto falta nos mangás de hoje, este tipo de história, sem enredos mirabolantes, “fanservices” excessivos ou apelando exageradamente no “moe”, mas focado em personagens reais e factíveis, com uma história simples mas cativante, mostrando que é possível fazer excelentes obras sem apelações, como comprova o mangá Molester Man.

    Pesquisando outras obras dos autores, acabei lendo também o citado Onani Master Kurosawa, o qual fui surpreendido pela história extremamente densa e em muitos momentos deprimente, mas ao mesmo tempo, mostrando que mesmo nas piores situações é possível buscar a redenção, o que também merece ser lida por todos.

  6. #Sergio
    Eu concordo, confesso que não me lembro de nenhuma história recente no estilo, em que as meninas não estão muito sexualizadas e que as relações entre os personagens flui tão natural. Todos possuem suas excentricidades em Molester, mas são excentricidades que cabem perfeitamente num âmbito realista. Não tem nenhum personagem que você pense “Pô, isso não EXISTE!” e isso é um grande mérito da história.

    Acho que é a maior razão dos leitores se identificarem tanto. Quando você vê uma história que anda tão bem, é difícil não se apegar ou sentir catarse. Molester Man é um puta mangá.

    #Frederico
    Tudo bem, mas me leve pra jantar antes, heim?

  7. ja tinha lido onani master a uns anos atrais e achei historia sensacional não de tema mais sim como ela e executada o desenvolvimento dos personagens e como eles movem a historia são perfeitos admito que após ler onani master encontrei esta serie porem na época ela não estava traduzida em inglês (onde li onani master) ao ler este seu tópico resolvi maratona o molester man ,o que não e difícil vendo que só tem 21 capítulos, e agora que acabei me sinto obrigado a vim aqui e comenta dizendo que assim como você foi um dos melhores mangas que ja li o nome realmente não faz jus a historia mais assim como onani master eu já sabia que tinha potencial por isso não pensei 2 vezes e li , os traços como você comentou realmente e meio fraco (nao quanto ao estilo) mais se for comparado com onani master ver-se uma diferença imensa (também as obras foram feitas com um espaço de 3 anos eu acredito entre elas molester man 2004 onani master kurosawa 2007)
    eu acredito que todos devem ler este manga e por isso gostaria de deixar aqui uma sugestão eu possuo um inglês medio-avançado (o suficiente para ler em inglês sem nem uma dificuldade) e por isso acredito que conseguiria traduzir nunca tentei nada parecido porem esta obra realmente me incentivo a isso se alguém ( Fred) do blog quiser se juntar a mim para traduzir esse manga so me manda um email que vou colocar no campo obrigatório abaixo, poderíamos conversar sobre isso.

  8. acabei de ler ontem, acabei de ler as 2:00 da madrugada… e fui dormir MT MT feliz.. essa história ta com certeza no meu top 3 de magás.

Deixe um comentário!