Comidas Japonesas: Você conhece Nattou?

Quando você pensa em culinária japonesa logo deve vir a cabeça aqueles lindos sushis ou aqueles belos cortes de salmão cru. Mas de todas as comidas japonesas, a que sempre me intrigou mais foi o nattou. Como era possível eles comerem algo com aparência tão nojenta…? Foi aí que eu acabei encontrando a iguaria no mercadinho oriental e decidi provar de uma vez por todas.

Nattou é basicamente soja fermentada e por isso é uma excelente fonte de proteína. Ele é comumente consumido no Japão no café da manhã junto de arroz ou misturado a outros condimentos. No entanto, apesar de todas as suas qualidades, ele tem uma aparência extremamente desagradável e um cheiro bem incômodo (afinal, é fermentado, ou seja, tem bactérias agindo ali…).

Apesar de tudo, ainda queria saber como era comer esse alimento tão típico do Japão e arrisquei. Pra começar, ele é realmente BEM grudento. Parece que são feijõezinhos dentro de uma gosma bem pegajosa. E não pense que essa sensação não permanece quando você o coloca na boca.

O gosto é bem incomum. Um tanto azedo, mas sem ser repulsivo. Simplesmente não tem gosto quase nenhum, apenas um azedo e uma sensação estranha ao comer. Eu queria muito gostar de Nattou, seria algo bem interessante para comer na frente dos seus amigos (poser), mas não deu. E olha que eu ainda misturei com mostarda marrom e molho shoyu.

Algum de vocês já comeu nattou? Gosta de nattou? Quer provar nattou? Não deixe de comentar!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quando você pensa em culinária japonesa logo deve vir a […]