Bakuman está se aproximando do fim? Tem certeza?

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada semanalmente na Shonen Jump e atualmente em publicação pela editora JBC aqui no Brasil. Continue a ler só se estiver atualizado com a série ou não se importar com spoilers. Obrigado.

——————————————————————

Hoje mais cedo participei de uma discussão interessante no twitter logo após o pessoal ler o último capítulo que saiu de BAKUMAN (172). No capítulo em questão, a Miho consegue o papel da heroína no anime de Reversi mesmo com todos os problemas associados à revelação pública de sua relação com Mashiro. Para muitas pessoas, a resolução desse arco é indício claro de que BAKUMAN está perto do fim. Mas quão perto? Não tanto quanto vocês imaginam.

A resolução da situação dos dois, com ambos realizando seus sonhos e enfim estando livres para se casarem é o fim para aqueles que acreditam que esse é o fio condutor da série. Porém, como eu defendo, esse não foi nada mais que o empurrãozinho inicial para a coisa andar. Sendo assim, não teria sentido eu acreditar que os dois se casarem representa o fim iminente. Do meu ponto de vista, o que está acontecendo é que o Ohba quer eliminar a Miho da equação. Ele quer acabar de vez com esse plot que existe desde os primeiros capítulos.

É evidente que o autor nunca gostou desse relacionamento entre os dois. Eu acredito ainda que tudo isso não passou de uma decisão editorial pra atrair outra demografia de leitores. Com um grande esforço, ele conseguiu levar a série numa direção em que o relacionamento de ambos não era o ponto central. Porém, esse fantasma não desapareceu tão fácil. O tempo todo nós temos discussões sobre o relacionamento de Mashiro e Miho, acusações de que as mulheres são desvalorizadas na série, etc, etc…

Para encerrar de uma vez por todas com o assunto, só dando um fim para esse plot. O ritmo acelerado em que os eventos estão acontecendo no mangá não quer dizer que ele está acelerando as coisas para encerrar a série, mas sim que ele quer acabar de uma vez por todas com isso, um plot que não merece ocupar tantos capítulos para ser encerrado, um plot sem importância para ele e para muitos leitores de BAKUMAN.

No decorrer da série, muitos outros plots foram criados, alguns já se encerraram mas outros ainda precisam terminar. Vou listar alguns deles:

1 – Hiramaru em busca da felicidade. (CONCLUÍDO)

2 – Nakai se tornar um mangaká de verdade.

3 – Fukuda conseguir “mudar a Jump”.

4 – Aoki encontrar seu lugar no mundo dos mangás shounen.

E apesar de todos esses plots poderem simplesmente acabar com um “e eles continuam tentando”, como bem disse meu amiche Fábio Sakuda, existe um que eles não podem ignorar…

Eiji Niizuma. O maior rival da dupla Ashirogi Muto. O cara que, de fato, motivou a dupla em sua carreira. Pense bem, quem foi mais importante para eles? Eiji ou Miho? É… você sabe quem foi…

A questão é que ainda é necessária uma grande batalha com o rival. O “duelo” Reversi X Zombie Gun foi legal, mas apesar deles terem ganhado um anime, não quer dizer que venceram do Eiji. Perderam… e MUITO BEM PERDIDO. Porém, o fato deles terem um anime agora e um mangá que eles querem encerrar no auge, tá na hora de aparecer um grande arco final de duelo entre os dois. E o Eiji anda bem sumido nesses últimos capítulos. Deve estar tramando algo.

Se os autores quiserem, ainda tem muita história pra contar e, pessoalmente, acredito que a coisa não vai terminar por aí. Mashiro e Miho ficando juntos não vai terminar BAKUMAN.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada […]

14 thoughts on “Bakuman está se aproximando do fim? Tem certeza?”

  1. Acho bom “eliminar” essa equação logo mesmo, porque esse romance é uma das coisas mais sem sal e medíocres que já vi.

  2. Ola! Bem eu também acho que o mangá não vai terminar só com o casamento deles, na verdade eu até gostaria que continuasse pq gosto muito de ler XD. Mas o problema é que quando começa a enrolar as coisas demais fica tenso.

    Mas de certa forma sinto que se o Ohba-san conseguir, ele ainda tem alguma coisa para contar nessa história, como você mesmo mencionou algumas [Tem o Nanamine também… nem duvido que ele volte -.-], Mas não se pode afastar a ideia que a “trama inicial” se resolveu e esse é o Inicio daquela velha fase final, onde tudo começa a se resolver, a não ser que mais problemas sejam criados na vida deles.

    Eu gosto da ideia de poder ver o ‘Epilogo’ da relação do Mashiro e da Miho (Fazer o que eu torço por eles Q) com ela aparecendo um pouco mais como a Myoshi, se bem que com a vida de Seyuu a Miho não vai poder participar do “Slice of life” do mangá sempre, mas que isso seja uma nova “força” para as tramas subsequentes do mangá.

    Bakuman deve ir no mínimo até o fim do ano ainda.

  3. Eu não concordo plenamente com isso. Primeiro, sobre a motivação, pelo que eu percebo, sem Miho não haveria Ashirogi Muto, mas sem Eiji o Ashirogi existiria facilmente.

    Sobre os plots em aberto: Acho que o ‘realismo’ de Bakuman não faz necessária a realização de todos os sonhos, já que na vida não é assim. Nakai já teve oportunidades e não conseguiu se manter como um grande mangaká. Aoki já tem seu espaço em mangás shonen, ela foi publicada muitas vezes na maior revista shonen do Japão, ainda que ela possa ter um sucesso e ser uma grande mangaká, e o Fukuda mudar a Jump me parece fantasioso demais. Eu não imagino a cena de climax de um arco com isso, seria o editor-chefe dizendo que eles vão mudar o modo que a Jump faz as coisas? Acho que isso não seria viável, pois ai aumentaria muito as crítica a Jump real.

    Eu acho ainda que superar o Eiji é um sonho do Ashirogi, mas não é muito fácil fazer isso, já que os dois são mangakás de alto nível e sempre virão com uma obra nova melhor que a anterior. O único jeito de atestar a vitória real do Ashirogi seria seguir a história de Bakuman até que eles se aposentassem. Uma história (principalmente uma história shonen) precisa de um objetivo palpável para o final. Casar com a Miho é o objetivo de Mashiro, talvez não seja o fio condutor, mas é o sonho, o final. Não imagino um outro final para Bakuman além desse.

    Acho que só não seria assim se fosse um final com todos velhos e aposentados e no decorrer da vida longa dos mangakás eles provassem que são melhores. Acho que a única outra saída para terminar a história e provar que o Ashirogi é o melhor é acompanharmos a história deles até a aposentadoria ou até a morte.

  4. Uma pequena teoria minha que postei em outros sites…

    “Ainda tem esse lance da disputa com o Eiji, e pensando mais fundo, ainda tem o lance de “passar a perna” na produtora, de acabar com o mangá pouco depois do anime começar… Vai que dá algum rolo?

    Mas pensando pelo lado dos autores, são duas pessoas, assim como o Ashirogi. Ficaram super famosos com Death Note, e se vermos por um lado, Death Note foi como um “suporte” para Bakuman, certo?

    Como eles ainda tem que derrotar o Eiji, vai que Reversi não passou de um suporte para um novo mangá deles? Com o Saiko já casado, eles criam um dos melhores mangás, que derrotará completamente o Eiji.

    Essa seria a lógica se pensarmos que os autores de Bakuman estão “retratando” o seu caminho, Death Note os fez famosos, assim como Reversi fez Ashirogi ficar famoso, mas a obra mesmo que os autores de Bakuman ownaram em qualidade, foi Bakuman, então será que tem mais coisa pela frente?

    Se pensar, não vai ser enrolação… E sim porque ainda pode ter bastante história… Passando pelo casamento deles, para finalmente o Saiko ser feliz, e então disputando com o Eiji por liderança =)

    Só uma teoria hoho”

    Só dei ctrl+c e ctrl+v 😛

  5. Eu até gosto do romance,aliás é meu gênero favorito … mas tenho certeza que em bakuman ele não é o mais importante,adorei o tópico abordado concordo com tudo o/

  6. Gostei da resolução dessa parte da história. Realmente ainda tem muita água pra rolar dessa luta entre Eiji e Ashirogi. Creio que um plot futuro será o problema de querer acabar Reversi na Jump com poucos capítulos, talvez eles seja obrigados a continuar e tenham o mangá cancelado ou algo do tipo.

  7. Eu tbem acredito que o mangá continue algum tempo e existem alguns pontos que reforçam isso.
    Numa conversa, Takagi fala com Mashiro que ganhar um anime e a Miho dublar a heroína é a realização de uma meta, mas que eles teriam várias outras metas a realizar.
    Fora isso, Nizuma ao terminar Crow e iniciar Zombie Gun, disse que pretendia se tornar o maior mangaká do mundo. Isso ainda não aconteceu e pode ser uma dica do que vem por aí. E com a miho junto do Mashiro, o autor abre mais possibilidades para a trama.
    Para a Jump, é muito mais vantajoso continuar com Bakuman. Bleach e Naruto estão em reta final, e temos um fator importante: A renovação.
    A maioria dos mangás novos não estão aguentando muito tempo e Bakuman querendo ou não é uma obra que diz: Vamos lá! Tragam suas ideias! Seja um mangaká e mude a Jump!

    Tudo isso pode estar errado, mas eu gostaria muito que continuasse. Mesmo tendo altos e baixos eu gosto muito dessa obra

  8. Caraca, falou tudo que eu pensava. Só não concordo quando diz que o casamento deles não era importante… Porra, o Mashiro só resolveu virar mangaká por causa do caralho do casamento D:
    Mas sim, não é o único ponto importante da história. Até porque Bakuman é um mangá em que você consegue simpatizar com todos os personagens, torcer por todos eles. E se cada um deles tem um objetivo, você vai querer ve-los realizados.
    Agora, na minha opinião, a série também nao pode alongar demais, senão acho que ficaria sem sentido… E Bakuman é perfeito demais pra isso xD

    Enfim, gostei do post (:

  9. “É evidente que o autor nunca gostou desse relacionamento entre os dois” ?

    Concordo com quase tudo que você falou, mas me esclarece essa parte… Nunca olhei com esses olhos, sempre achei que o romance entre os dois era um romance tipico japonês só que num nível mais exagerado e idealizado pro mangá…

  10. Acho que não vão colocar obras novas em Bakuman, o mais provavel é que depois do casamento dos dois Reversi derrotaria de vez Zombie Gun, se firmando como um ”Dragon Ball da nova era” (nova era no caso do time Fukuda conseguir mudar a Jump).

    Eu pessoalmente acho que uma cena boa para o final de Bakuman seria as lápides do Mashiro e Azuki lado a lado, e do outro lado dessas lápides a lápide do próprio Niizuma, com a ultima cena aprecem as lápides frente a frente e os rostos dos mangakás em cima, daquele jeito que ocupasse o espaço do céu quase que inteiro.

  11. E naquelas palavras que ficam do lado que só são impressas na Jump semanal podia estar algo como ”A rivalidade dos dois é eterna!”

  12. Cara pessoalmente torço por Bakuman continuar ainda por uns 2 anos mas acho que isso só depende da vontade dos artitas em continuar com o mangá.

    Como ja falaram nesse post, Bakuman está fazendo muito sucesso, por isso se a história ainda tem muito caldo pra dar, acho que continua sim.

Deixe um comentário!