Bakuman está se aproximando do fim? Tem certeza?

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada semanalmente na Shonen Jump e atualmente em publicação pela editora JBC aqui no Brasil. Continue a ler só se estiver atualizado com a série ou não se importar com spoilers. Obrigado.

——————————————————————

Hoje mais cedo participei de uma discussão interessante no twitter logo após o pessoal ler o último capítulo que saiu de BAKUMAN (172). No capítulo em questão, a Miho consegue o papel da heroína no anime de Reversi mesmo com todos os problemas associados à revelação pública de sua relação com Mashiro. Para muitas pessoas, a resolução desse arco é indício claro de que BAKUMAN está perto do fim. Mas quão perto? Não tanto quanto vocês imaginam.

A resolução da situação dos dois, com ambos realizando seus sonhos e enfim estando livres para se casarem é o fim para aqueles que acreditam que esse é o fio condutor da série. Porém, como eu defendo, esse não foi nada mais que o empurrãozinho inicial para a coisa andar. Sendo assim, não teria sentido eu acreditar que os dois se casarem representa o fim iminente. Do meu ponto de vista, o que está acontecendo é que o Ohba quer eliminar a Miho da equação. Ele quer acabar de vez com esse plot que existe desde os primeiros capítulos.

É evidente que o autor nunca gostou desse relacionamento entre os dois. Eu acredito ainda que tudo isso não passou de uma decisão editorial pra atrair outra demografia de leitores. Com um grande esforço, ele conseguiu levar a série numa direção em que o relacionamento de ambos não era o ponto central. Porém, esse fantasma não desapareceu tão fácil. O tempo todo nós temos discussões sobre o relacionamento de Mashiro e Miho, acusações de que as mulheres são desvalorizadas na série, etc, etc…

Para encerrar de uma vez por todas com o assunto, só dando um fim para esse plot. O ritmo acelerado em que os eventos estão acontecendo no mangá não quer dizer que ele está acelerando as coisas para encerrar a série, mas sim que ele quer acabar de uma vez por todas com isso, um plot que não merece ocupar tantos capítulos para ser encerrado, um plot sem importância para ele e para muitos leitores de BAKUMAN.

No decorrer da série, muitos outros plots foram criados, alguns já se encerraram mas outros ainda precisam terminar. Vou listar alguns deles:

1 – Hiramaru em busca da felicidade. (CONCLUÍDO)

2 – Nakai se tornar um mangaká de verdade.

3 – Fukuda conseguir “mudar a Jump”.

4 – Aoki encontrar seu lugar no mundo dos mangás shounen.

E apesar de todos esses plots poderem simplesmente acabar com um “e eles continuam tentando”, como bem disse meu amiche Fábio Sakuda, existe um que eles não podem ignorar…

Eiji Niizuma. O maior rival da dupla Ashirogi Muto. O cara que, de fato, motivou a dupla em sua carreira. Pense bem, quem foi mais importante para eles? Eiji ou Miho? É… você sabe quem foi…

A questão é que ainda é necessária uma grande batalha com o rival. O “duelo” Reversi X Zombie Gun foi legal, mas apesar deles terem ganhado um anime, não quer dizer que venceram do Eiji. Perderam… e MUITO BEM PERDIDO. Porém, o fato deles terem um anime agora e um mangá que eles querem encerrar no auge, tá na hora de aparecer um grande arco final de duelo entre os dois. E o Eiji anda bem sumido nesses últimos capítulos. Deve estar tramando algo.

Se os autores quiserem, ainda tem muita história pra contar e, pessoalmente, acredito que a coisa não vai terminar por aí. Mashiro e Miho ficando juntos não vai terminar BAKUMAN.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada […]