Mirai Nikki – Como não despertar nem um pouco meu interesse…

Eu havia estabelecido que não iria fazer posts sobre animes que eu não tivesse gostado nessa temporada. Porém, após assistir Mirai Nikki eu logo soube que tinha que fazer um post. Sem dúvida é um anime que a maioria das pessoas estava esperando, mas que eu pessoalmente não dava muita bola. E ainda bem, pois se eu tivesse com um hype alto e visse a bomba que foi esse primeiro episódio, a decepção seria muito maior.

Yuki é um garoto solitário que nunca teve amigos reais. Seu passatempo é escrever um diário em seu celular sobre tudo que acontece a seu redor (até mesmo uma pedra fora do lugar no caminho pra casa). Sua única “companhia” é Deus Ex Machina, um amigo imaginário, suposto deus do tempo e espaço. Acontece que Deus não é fruto da imaginação de Yuki, é real. Ele então faz Yuki participar de um jogo de eliminação com outros indivíduos. Todos ali possuem o poder de prever o futuro através de seus celulares. Diariamente eles recebem um “plano” de como será o dia e tem que usar esse “poder” para achar os outros e eliminá-los. Uma dessas pessoas é a colega de classe de Yuki, Yuno, que, ao que parece, nutre uma paixão psicótica por ele.

A sinopse não me atraiu. Parecia um “Battle Royale encontra o celular e a cretinice”, mas dei uma chance, podia me surpreender. E surpreendeu… negativamente. Foi um fracasso. Não posso definir como algo diferente disso. Para começar, os personagens:

Yuki é um sociopata autista.

Yuna é extremamente inteligente, mas psicótica.

Tem como dar certo? Ter tem… mas deu certo? De maneira nenhuma. A direção do episódio foi pífia. Você não sente empatia nem por um, nem por outro, nem pela relação de ambos. Relação essa que foi desenvolvida de maneira extremamente cretina e desagradável. Todo o episódio é uma colagem de eventos independes que ocorrem numa aparente cronologia mas que deixam você com pouco senso de continuidade. Incompetência do diretor em contar a história.

Mas é um anime de ação pelo visto. Teremos batalhas e sangue… não, não teremos. Até teremos um pouco de sangue… mas batalhas? Onde? A única que deveria ter existido no episódio, terminou em dois segundos com o protagonista tacando um dardo no celular do inimigo e o destruindo por causa disso (se você perde o celular, você é morto). Todo o episódio é construído para esse climax que termina em dois segundos sem nenhum combate real. Fala muito sério.

Se a coisa não podia piorar, ainda tem o aspecto técnico. Apesar de um character design competente (não me agrada, mas é competente), parece que os personagens só tem UMA ÚNICA EXPRESSÃO… arregalar os olhos e fazer o espectador ser forçado a entrar num estado de suspense e apreensão artificial. A cena em si não é competente para isso então enfia um olho arregalado em close que dá a atmosfera necessária.

Isso porque eu me recuso a comentar quão ruim são as animações em CG do Deus Ex Machina e daquele mundo dos sonhos dele. Estamos em pleno 2011 e os estúdios de anime não apreenderam a fazer CGs decentes. Aquilo ali é um cel-shade horrível, com baixo frame rate e ofensivo de tão ruim.

Sei que muita gente deve ter assistido e gostado, mas eu não sou um desses. Pra mim, Mirai Nikki não presta nem para uma diversão descompromissada. Se leva muito a sério e não vê quão ridículo é na verdade. Se pelo menos ainda fosse um anime de baixo orçamento, era compreensível, mas vocês viram os patrocinadores? É… acho que dinheiro não é problema para Mirai Nikki… o problema é o que fizeram com esse dinheiro.

Para outros pontos de vista, recomendo os posts do Chuva de Nanquim e Elfen Lied Brasil.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu havia estabelecido que não iria fazer posts sobre animes […]

19 thoughts on “Mirai Nikki – Como não despertar nem um pouco meu interesse…”

  1. Puts, eu nunca li o mangá de Mirai Nikki mas adorei esse 1º ep fiquei muito interessado pra ver oque acontece nos proximos episodios, realmente pensei que todo mundo (pelo menos a maioria) tinha gostado.

  2. Não posso concordar com esse ponto de vista que o anime sera ruim so por uma analise feita do primeiro episodio da serie.

    Não sei para que todo esse “hype” desta serie sinceramente.

  3. Esse primeiro episodio ficou realmente estranho… espero que melhore nos proximos… o manga é muito bom para ter uma versão assim em anime….

  4. Mirai Nikki nunca foi o meu tipo de série mais resolvi dar a chance por parecer interessante e falarem bem. O primeiro episódio não me empolgou mais vou assistir até o final, já que julgar um anime de 13 ou 26 episódios pelo primeiros episódio muitas vezes tem um resultado falho mais é plausível e possivel definir algumas coisas e com isso saber se vai encara ou não.

    Concordo sobre os detalhes técnicos, e da adaptação não possuo falar nada já que não li o mangá.

    Mais uma coisa eu digo com certeza, se o anime for só litros de sangue sem significado não vai me surpreender, acho que não vai ser, e tenho expectativas sobre as séries mais bem baixa e assim é melhor.

  5. Esse era o meu maior receio.

    Eu particularmente sou fã do mangá, mas realmente o anime não me agradou muito porém as pessoas em geral estavam achando razoavel.

    Mas o que eu fiquei preocupado são as pessoas acharem que é uma obra ruim por acharem esse anime ruim. E não é verdade o mangá é um dos melhores e cheio de emoção.Não é culpa dessas pessoas o peso maior vai pra staff e studio, mas…….vamo ver no que vai dar

  6. eu não tenho muito a dizer, o começo é meio chato, parece q vai se horrivel, mas o jeito q o trama se desenvolve mais pra frente é muito bom, eu recomendo todos que nao gostaram tentarem dar mais uma chance, por que muda muita coisa e fica muito bom, não sei se foi só pra mim lendo o manga, mas achei muito bom.

  7. Esse post mostrou realmente um ponto de vita bem pessoal… não me surpreendeu o anime, mas não cheguei nem perto de achá-lo tão ruim… desculpe did, mas dessa vez eu achei o meio sem sentido esta postagem. Eu também abandonei a política de falar de coisas que acho ruim e acho que continuar a fazê-lo seria melhor, porque achei um dos textos mais fracos do blog e que refletiu muito mais seu ponto de vista do episódio do que o que realmente ele é…

    Desculpe a crítica quase fervorosa mais achei o post bem fraco mesmo e olha que nem gostei tanto assim do anime também.

  8. Não concrodo. Acho que vc está sendo pessoal demais e arrastando uam reflexão osbre um produto ao qual vc foi com rteceio e julgando uam série pelo primeiro episódio. Acredito que todos os detalhes que vc citou como ruisn ao meu ver fazem o mangá muito bom.

    Essa relação doentia, personagens desajustados, a sanguinlência, e mesmo o jogo e tudo como é cosntru´´ido. Sou fã do mangá e particularmente acho que a postagem foi rasa e muito pouco reflexiva. Pareec que vc queria dar uma nota baixa.

    Eu já falei de cosias que não gosto, mas sei que é muito díficil manter uma análise decenet neses casos. Achei muito raivoso o post. Definitivamente não gostei.

  9. @Evilasio Junior (Kyon) e @Amidamaru Reborn

    Ouve uma certa hostilidade mais normal, ninguém é obrigado a gosto do que eu ou outra pessoa gosta. Ele também citou detalhes técnicos e mostrou as imagens comprovando o que ele escreveu então não vejo problema algum. Depois o que sobrou para falar foi o ponto de vista dele e ele usou argumentos, não vejo o porque da “irritação” por parte de vocês.

  10. Cara eu acho Mirai Nikki um ótimo mangá, o anime não me surpreendeu mas mesmo assim não está tão ruim quanto você disse, só um pouco arrastado. Com o decorrer da trama é possível achar diversos furos no roteiro, mas no geral o saldo é positivo. O mangá é de longe bem melhor que muitos shounens da jump que recebem comentários melhores aqui, também não entendi o post.

  11. esse anime é um lixo meu deus… como o povo não vê isso?! só se interessa por animes modinha vai tomar no cu esse otaquinhos brasileiros de merda… aprende a ser otaku porra…

Deixe um comentário!