Ano novo, animes novos, posts novos… Retrospectiva Anikenkai 2010

Olá, queridos leitores do Anikenkai.

Finalmente estou com tempo para postar por aqui. Voltei de viagem mas fiquei esses dois primeiros dias úteis do ano trabalhando dobrado! Por sorte, apesar de cansado, minha vontade de postar aqui era bem maior e eu finalmente consegui finalizar esse post.

2010 foi um ano bem legal. Para começar, eu dei início às atividades do Anikenkai. Sim, isso é algo do qual eu me orgulho bastante. Me orgulho de ter começado um blog que está me agradando muito escrever e, ao que parece, também está agradando os leitores.

No dia 28 de Março eu fiz o primeiro post. Ainda hospedado no WordPress.com, eu não tinha muita expectativa quanto a quem e quantos iriam ler meu blog. Desde então, 281 dias se passaram, 128 posts foram postados, mais de 38.000 visitas, 78.000 pageviews e muita coisa aconteceu. Normalmente esse tipo de post é feito no dia do aniversário do blog, mas eu gostaria de começar 2011 relembrando o ano que passou e agradecendo aos leitores que visitaram, comentaram e divulgaram o Anikenkai.

No começo, eu tinha a ideia de tornar esse blog um ponto de referência para as pessoas que quisessem saber sobre os animes das temporadas atuais. Cheio de primeiras impressões, previews, rankings e etc. Quem visita o Anikenkai desde o início sabe como o blog mudou. Eu não sei ao certo onde foi esse momento, mas eu progressivamente comecei a migrar para posts de análise e opinião. Não abandonei as primeiras impressões, ainda acho que elas são importantes para quem está procurando animes para acompanharem, mas os rankings foram deixados para trás.

Não demorou também para eu decidir mudar para um domínio próprio. Eu sou um cara que gosto de ter liberdade de ação. Gosto de poder pensar em uma coisa e já poder colocar ela em prática. Seja o Anikenkai LIVE, podcasts ou o que seja. Com o WordPress.com eu ficava limitado ao que eles me ofereciam gratuitamente. Decidi então pegar o MBBAnikenkai.com e hospedá-lo no UOL Host que até o momento vem me atendido muito bem e não pretendo me mudar tão cedo.

E logo no começo do blog decidi deixar claro qual mangá ocupava o topo da minha estante, Genshiken. Seja com posts como Os 10 Mandamentos do Otakus (Por Madarame), ou O desenvolvimento de Kanji Sasahara, ou A transformação no guarda-roupa da Ogiue e os comentários da Saki, ou Uma breve comparação entre as edições Americana e Japonesa do Genshiken Official Book, ou tantos outros que podem ser conferidos na categoria Genshiken aqui do blog. E sabem o que é melhor? Eu não pretendo parar de escrever sobre a série. Principalmente agora que o mangá voltou a ser publicado!

Falando em Genshiken, não poderia esquecer da Genshiken Wiki. Um projeto antigo que eu finalmente consegui colocar no ar. Claro que muito ainda tem que ser feito e é irritação constante eu não ter tempo de atualiza-la na frequência que eu gostaria. Mas muito me agrada ver que ela é uma das páginas mais acessadas do blog.

Em junho, comecei a primeira série de posts do Anikenkai, com a Conversa entre Takehiko Inoue e Eiichiro Oda. Sem dúvida uma série de posts que valeu muito a pena fazer e eu agradeço ao colega blogueiro gringo, The Eastern Edge, por fazer essa parceria com o Anikenkai e permitir a tradução.

Já em Julho fiz meu primeiro (e único até o momento) Anikenkai LIVE Especial, gravado numa sessão do filme Ponyo. Foi nesse mês também que eu fui a São Paulo para o Festival do Japão, uma pena não ter podido conhecer nenhum colega blogueiro por lá.

Falando em colegas blogueiros, eu acho que tive muita sorte de conhecer excelentes pessoas através desse blog. Gente que eu nem sabia da existência até pouco tempo atrás, mas que hoje já posso considerar como amigo. @Gyabbo @Leo_Kusanagi @LInisishima @XILFX @Juba_kun @alex_lancaster @LKMazaki @qwerty_br e tantos outros… foi muito legal conhecer vocês em 2010.

Agosto foi um mês com algumas coisas não tão legais. Entram aí a morte de Satoshi Kon e a minha “birra” com um certo dublador/tradutor e seu recente trabalho. Já em setembro e outubro, foram altos e baixos. Tivemos o anúncio do retorno de Genshiken, o fim de K-ON!!, a morte de Shudou Takeshi, o retorno de Evangelion às bancas brasileiras pela JBC e a estreia de Bakuman (e consequentemente da segunda série de posts do Anikenaki, “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”).

Novembro e Dezembro passaram muito rápidos. Tivemos mais posts sobre Bakuman, mas Kuragehime também recebeu sua devida atenção. Foram dois posts que apresentavam e comentavam certos aspectos da série. Sem dúvida um dos animes que mais me agradou no ano. Foi nesse período também que aconteceu o evento que mexeu com a blogsfera brasileira e mundial, Oreimo. Sim, o anime gerou tanto rebuliço na blogsfera que acabou sendo interessante acompanhar tudo que se falava sobre o assunto. E claro que eu não poderia deixar de falar do segundo assunto que gerou certo rebuliço na comunidade animística e obviamente repercutiu na blogsfera especializada, a lei de censura a animes e mangás em Tóquio. Para fechar o ano, fomos presenteados com o excelente filme de Haruhi Suzumiya e assim terminava 2010.

Olhando tudo assim, junto, em um só post (e isso porque eu tive que selecionar o que colocar aqui), dá pra ver que realmente muita coisa aconteceu no Anikenkai e no universo dos animes e mangás. Só me resta aqui agradecer a todos que apoiaram o Anikenkai, leram, se divertiram, comentaram, divulgaram, o que seja. Digo que foi muito legal escrever tudo que eu escrevi aqui, mesmo que em alguns momentos possa ter sido bem difícil. Para 2011, o que eu posso dizer é que tentarei fazer um trabalho ainda melhor e que podem esperar muita coisa legal que está por vir.

Que comece 2011!!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá, queridos leitores do Anikenkai. Finalmente estou com tempo para […]