1º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2010

Rufem os tambores porque está começando o 1º Anikenkai Awards! O prêmio mais importante do mundo dos animes (para mim e para minha mãe)! rs.

Deixando a brincadeira de lado, estou muito feliz de trazer a vocês a minha singela opinião sobre o melhor que 2010 pôde nos oferecer no quesito animes e mangás. É costume meu eleger a cada novo ano o que eu mais gostei no ano que passou. E agora, nada melhor do que trazer o resultado para o Anikenkai, não é mesmo?

Lembrando que os vencedores foram escolhidos segundo a minha opinião. Sintam-se livres para concordar ou discordar, os comentários estão livres pra todos. Como eu sei que muitos de vocês só vão passar o olho, já aviso que a categoria “Melhor Anime de 2010” será a última.

Melhor Cenário

Eu adoro cenários. Um anime sem cenários bonitos já começa com um -1 para mim. Nessa categoria só entram séries, nada de filmes. Seria injusto colocar filmes no meio pois normalmente tem mais tempo e dinheiro para desenvolver bons cenários. Sendo assim, o prêmio desse ano vai para…

O trabalho que a produção teve com o aspecto visual do anime ficou excelente e os cenários estavam muito bem feitos. Apesar da locação ser uma escola, eles conseguiram deixar tudo aquilo incrível e marcado na cabeça de quem viu. Ou vocês não se lembram dos shows no grande ginásio? Mereceu.

Anime Mais Divertido

Uma das coisas que eu almejo quando vou assistir um anime é diversão. Mas ser realmente divertido não é para todos. Fiquei um bom tempo pensando nessa categoria, mas o vencedor ficou claro logo quando pensei direito. E ele é…

Esse anime pegou a todos de surpresa na temporada de Inverno, logo no início de 2010, garantindo boas risadas. Merece o post de anime mais divertido do ano e que venha a segunda temporada!

Maior Surpresa

Quando aparecem as tabelas com os animes da próxima temporada, sempre existem aqueles que você não dá muita bola, que não te chamou tanta a atenção, mas que acaba assistindo ao primeiro episódio pra ver como que é. O bom é quando esses animes se mostram excelentes, sendo verdadeiras surpresas. E a maior surpresa desse ano foi…

Kuragehime não tinha me atraído pela sinopse, mas como era do Noitamina, bloco que trouxe animes que me agradaram bastante como Eden of the East, Tokyo Magnitude 8.0 e Nodame Cantabile, acabei conferindo. Ele se tornou, simplesmente, o anime que mais gostei na temporada de Outono. Divertido, emocionante, com excelentes personagens. Ao final, deixou um belo gostinho de quero mais.

Melhor Personagem Masculino

Entrando nas categorias individuais agora, temos o Melhor Personagem Masculino de 2010 que foi…

Um técnico bem diferente do normal, protagonizou o anime que mostrou que animes de esporte ainda tem salvação. Takeshi Tatsumi merece o posto de Melhor Personagem Masculino de 2010.

Melhor Personagem Feminino

O que seriam os animes sem as personagens femininas, não é? O posto de Melhor Personagem Feminino vai para…

A otakinha protagonista de Kuragehime ganhou meu coração. Extremamente bem construída e apaixonada por águas-vivas, Tsukimi merece o posto de melhor personagem feminina de 2010.

Decepção do Ano

Categoria importantíssima. Todo ano temos animes que prometiam muito, ou que começaram muito bem, mas que se provam verdadeiras bombas. Em 2010, o posto de decepção do ano vai para…

O anime de nome gigante que todos decidimos chamar singelamente de Oreimo acabou sendo a maior decepção de 2010 para mim. Um anime que começou muito bem, com uma proposta interessante e que poderia render bastante, principalmente no núcleo otaku, acabou caindo MUITO de qualidade, gerou um rebuliço na blogsfera brasileira e mundial e terminou somente como um anime mediano. Mesmo tendo garantido uma segunda temporada, Oreimo é a decepção de 2010.

Melhor Filme do Ano

Categoria extremamente difícil de decidir. Tivemos excelentes filmes em 2010. Mas só pode haver um vencedor e ele é…

Com um ótimo roteiro, excelente animação, belíssimos cenários e uma mensagem atemporal, Summer Wars bateu adversários como Evangelion 2.22 e O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya pelo posto de melhor filme de 2010. Ele merece e eu sem dúvida estarei torcendo para ele estar no Oscar e, quem sabe, por mais difícil que isso possa parecer, vencer…

Melhor Anime do Ano

E cá estamos… Melhor Anime de 2010. Uma categoria difícil, sem dúvida. Assisti muitos animes em 2010. Alguns bons, outros muito bons e outros EXCELENTES. E foram desses EXCELENTES que saiu o anime considerado por mim o melhor de 2010. E ele é…

Não sei se foi por ter me pego de surpresa, por ainda estar recente na minha memória, por ter a melhor personagem feminina do ano, por ter uma história que me agradou bastante, um final condizente com tudo o que foi construído… pelo que quer que seja, eu não tive alternativa a não ser dizer que Kuragehime foi o anime mais completo para mim em 2010. Me divertiu, me emocionou e foi extremamente bem feito. Porém, eu faço questão também de postar a lista dos outros animes considerados EXCELENTES por mim em 2010, mas que não venceram pois, como eu disse anteriormente, só pode haver um vencedor. São eles, sem estarem em ordem de preferência:

– Bakuman
– K-ON!!
– Giant Killing
– Angel Beats
– Baka to Test

Até o ano que vem, com o próximo Anikenkai Awards. Que 2011 nos traga animes excelentes, e que sejam ainda melhores que os de 2010!

Ah, esperem… não posso esquecer da categoria especial:

MELHOR NOTÍCIA DO ANO

Se o anúncio de que Genshiken voltaria a ser publicado foi a melhor notícia da década pra mim, é óbvio que também seria a do ano que passou. Foi a notícia que mais me empolgou. Eu não consegui conter o sorriso, a alegria. Quem me via no dia achava que algo muito bom havia acontecido e, de fato, aconteceu! Genshiken Nidaime tá aí e eu não vejo a hora de sair um volume encadernado para eu comprar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Rufem os tambores porque está começando o 1º Anikenkai Awards! […]