Dragon Ball SD – Não é do Toryama, é bem pra crianças, mas é bom!

Nem só de animes se faz um nerd, não é mesmo? O mundo dos mangás também é vasto e interessante. E se tem um mangá que é interessante até hoje para pessoas de todas as idades, esse mangá é Dragon Ball. Desde 1984 Dragon Ball teve duas séries em mangá, com um total de 42 volumes, quatro séries em anime, totalizando cerca de 600 episódios, 17 filmes, 4 especiais para televisão e ainda uma infinidade de histórias criadas por fãs em todo o mundo. Com isso percebe-se facilmente que Dragon Ball não é qualquer mangá, mas sim um fenômeno mundial.

Por isso, como tal, a cada lançamento novo os fãs e a mídia especializada ficam em polvorosa. Dessa vez, o anúncio foi que Dragon Ball retornaria aos mangás em uma série totalmente nova. Uma notícia como essa gerou uma expectativa muito grande… até anunciarem que não seria Akira Toriyama o autor. Nesse momento lapsos de Dragon Ball GT entraram na cabeça dos fãs e eles começaram a esperar por uma bomba… por um mero caça-níqueis genérico e que daria vergonha alheia ao ler.

Dragon Ball SD, como foi batizada a nova fase, foi então publicada na Saikyou Jump, nova revista da Shueisha focada no público infantil. O resultado? Muito bom. Essa série não veio para ser uma grande saga, mas sim um mangá de leitura leve e descompromissada ambientado na época em que Goku treinava com o Mestre Kame ao lado do Kuririn.

A arte de Ooishi Naho, responsável pelo mangá, ficou bem parecida com a de Toriyama nessa fase, com expressões faciais exageradas e proporções corporais um tanto exóticas. Traços que fizeram de Dragon Ball o que ele é hoje.  Ooishi Naho já havia trabalhado ilustrando Dragon Ball, esse não é seu primeiro trabalho com Toriyama e o resultado ficou melhor do que se esperava. Contudo, torço pra que o próximo capítulo não seja com essa colorização digital pois prefiro o bom e velho preto e branco.

Podem ler Dragon Ball SD sem medo, mas não esperem mais do que ele se propõe a oferecer. É um revival daqueles personagens que você apreendeu a amar quando era criança e não uma nova saga que vai chacoalhar mundos. Sem dúvida já está entre as minhas leituras. Infelizmente não sabemos se a série continuará ou não, pois a próxima edição da Saikyou Jump sai em Março sem um novo capítulo de Dragon Ball SD.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Nem só de animes se faz um nerd, não é […]

3 thoughts on “Dragon Ball SD – Não é do Toryama, é bem pra crianças, mas é bom!”

    1. E ao que parece, Dragon Ball SD foi só um one-shot mesmo. Não está listado na edição de Março e provavelmente não estará na seguinte. =

Deixe um comentário!