6º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…

Antes de mais nada, desculpem a todos pelo atraso no encontro dessa semana. Muita coisa aconteceu nesses últimos dias que me privaram de escrever. Foi o caso de Oreimo, fui eu comprando uma placa de vídeo nova e podendo jogar os joguinhos de PC que há tempos não jogava e por aí vai. Porém, o que importa agora é darmos início ao 6º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”!

Nesse sexto episódio, começamos com os eventos do vol. 2 do mangá e é a primeira vez que Mashiro e Takagi vão para a Shueisha… quer dizer Yueisha, como decidiram chamar a editora no anime, mostrar seu primeiro trabalho “Duas Terras”.

Porém, antes deles chegarem no prédio da editora, temos uma passagem onde os dois conversam sobre o porquê do Takagi querer se tornar um mangaka e não entrar em uma boa universidade e trabalhar na área dos negócios como seu pai fazia. E essa parte no anime requer atenção redobrada. O estúdio fez um trabalho excelente no flashback do Takagi. Melhor ainda que no mangá. Deu muito mais profundidade à história. Principalmente com a temática “eu que decido o meu futuro”, um dos pilares da série.

O anime está se provando interessante até mesmo para quem já cansou de ler e reler o mangá. Tanto o trabalho de animação e dublagem como decisões como essa acabam deixando a coisa aproveitável para todo mundo. Sei muito bem disso pois acompanho pessoas que não mostravam interesse por ler o mangá, que já estava relativamente avançado, mas que estão adorando mais e mais Bakuman a cada episódio. Vendo que ali eles não tem um mero anime genérico, mas uma boa história rolando.

Voltando ao episódio, vamos falar agora sobre o Hattori, o editor que analisa o primeiro trabalho da dupla e que será um das principais figuras no futuro da história. Nesse ponto, se analisarmos comparando com o mangá, o Hattori perdeu muito da sua face misteriosa. No mangá ele aparenta ser um editor excêntrico, mas de certa maneira muito inteligente e sábio, ao mesmo tempo que ainda parece jovem. No mangá, a jovialidade e a excentricidade desapareceram, isso aconteceu com a mudança no traço. Obviamente eles optaram pelo traço atual do Hattori, que, assim como toda a arte de Bakuman, sofreu uma boa mudança no decorrer da série, como vocês podem ver nessa imagem. No mangá, isso se justifica pela passagem de tempo e o amadurecimento da figura do Hattori. No anime, eles decidiram apresentar o personagem com a imagem já amadurecida. Nada que mude grandes coisas, mas fica aí uma observação interessante das diferenças entre o anime e o mangá.

E se tivermos que falar de mudanças, não posso deixar de mencionar a apresentação do mangá “Duas Terras”. No anime, decidiram mostrar muito mais da história do que no mangá. Praticamente nós “lemos” o one-shot junto do Hattori. Foi adicionado uma dublagem, efeitos sonoros e uma trilha sonora enquanto os painéis eram mostrados. Isso aproximou muito mais o espectador do trabalho dos dois. Excelente escolha da direção do anime. Esse era o ponto que eu mais esperava da versão animada de Bakuman, explorar melhor os meta-mangás da série. E até o momento eles não tem decepcionado com a abertura de “Super Hero Legend” no primeiro episódio e agora com a “leitura” do one-shot “Duas Terrras”. Muito legal mesmo! Isso dá um valor maior ao anime e faz com que pessoas que leram o mangá queiram assistir ao anime também.

Continuando no assunto mudanças, dessa vez o anime resolveu colocar um “algo a mais” no decorrer dos eventos e adicionou duas cenas com a Miho no episódio. Uma dela praticando numa aula de dicção e outra dela voltando para casa na estação do trem. Essas duas cenas, mesmo pequenas, mostram o interesse do anime em desenvolver melhor a Miho. Desenvolvimento de personagem, pra mim, nunca é demais. Principalmente quando é algo que não é muito explorado no mangá.

Acho que não tenho mais nada a falar sobre esse episódio, mas só afirmar que ele foi simplesmente sensacional. Todas as escolhas da direção foram acertadas, o trabalho de dublagem continua excelente, a “leitura” de “Duas Terras” foi excelente… uma excelente adaptação do material original, sem dúvida. E o melhor de tudo é que parece que continuará assim. No aguardo do próximo episódio!

Até nosso próximo encontro! Dessa vez, espero eu, sem tanto atraso.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Antes de mais nada, desculpem a todos pelo atraso no […]

2 thoughts on “6º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…”

  1. Gostei MUITO de terem incluído um resumo ilustrado de “Duas Terras” no episódio. O roteirista convidado do episódio foi o ótimo Seishi Minakami (colaborador de Satoshi Kon em Paranoia Agent e Paprika), que aproveitou o conceito de Takagi para fazer uma sinopse bem interessante que realmente parece obra de um escritor inexperiente, mas com bastante potencial. Aliás, as páginas do mangá foram desenhadas pelo próprio Obata, com um estilo bem “duro” para refletir a inexperiência de Mashiro.

Deixe um comentário!