Quando um plot é mal aproveitado… pode acabar gerando BOAS consequências…

O último episódio de Oreimo foi uma merda. Desculpem os meus leitores mais pudicos, mas não encontro outra palavra melhor para definir esse 5º episódio da série. Por causa de tamanha porcaria em forma de desenho, a blogsfera ficou em polvorosa e discussões a respeito do rumo da série no Brasil e no mundo. Mas por que tudo isso? Quantas séries horrorosas estreiam a cada temporada e nem valem menção? Por que Oreimo é especial a ponto de mexer tanto com a blogsfera e com o público em geral? A resposta é simples. Oreimo tem um ENORME potencial desperdiçado.

No início de outubro escrevi um post sobre como eu achei interessante o primeiro episódio de Oreimo. Como estava torcendo para o plot se desenvolver de uma maneira interessante e até cheguei a compará-lo com Genshiken. Porém, a cada episódio que se passou, eu vi todo esse maravilhoso plot ser destruído em cenas constrangedoras e mal desenvolvidas.

Simplesmente os responsáveis pela série estão querendo fazer o impossível. Tenta nos mostrar uma relação real entre irmão e irmã junto com uma crítica à sociedade quanto ao mundo otaku, mas não larga o osso de momentos “complexo de irmã mais nova”. Não dá, simplesmente não dá. Não tem como desenvolver essas duas linhas ao mesmo tempo. Uma hora ou outra eles vão ter que se render à maneira mais fácil e rápida de se conseguir publico… apelar pro lado ecchi da coisa.

É fácil perceber a diferença entre essas duas linhas. Quando temos cenas de interação entre a Kirino e as outras meninas otakus, parece que a coisa flui melhor. Não é forçada. Temos situações interessantes e bons diálogos. Porém, quando resolvem apelar para o ecchi, fica uma completa bosta, como pudemos ver no episódio 4.

O 5º episódio foi nada mais nada menos que o estopim dessa involução. Simplesmente os espectadores chegaram a um ponto em que consideraram o que está acontecendo além do tolerável. Nesse episódio tivemos uma tentativa de unir as duas linhas do anime em uma só, o que resultou num enorme fracasso. Fracasso esse que fez um monte de gente sair de suas tocas e escrever inúmeros textos de todos os tamanhos e estilos a respeito da série. Muitos falando mal. Poucos com bons argumentos. Alguns acabavam defendendo. Outros afirmavam que era só uma fase. E por aí vai.

Se tem uma coisa para a qual Oreimo serviu, foi mostrar que opiniões diferentes são importantes. Que a discussão saudável é extremamente válida e recomendada. Que a blogsfera animística, principalmente a nacional, ainda é muito individualista. Por isso, se você só lê o Anikenkai, passe a ler outros blogs. Comece pelos parceiros que estão ali à esquerda e siga conhecendo novos blogs e novos tipos de pensamento.

Graças a Oreimo e suas consequências, me senti obrigado a fazer um blogroll (um tipo de lista de blogs interessantes para se ler) para mostrar ao meu leitor que é válido ler algo além do que eu escrevo por aqui, principalmente sobre os mesmos assuntos. As discussões que presenciei, li e participei no Twitter mostraram que a discussão entre os blogueiros é FUNDAMENTAL! Por que poucos de nós respondemos uns aos outros (eu incluso)? Por que não criamos um post simplesmente para postar uma ideia contrária a de outro blogueiro deixando claro que é direcionada a ele?

Sinceramente, acho que quanto mais nós discutirmos entre nós, mais nossos leitores ficarão satisfeitos e mais conteúdo eles terão. Afinal, não é esse o nosso objetivo com nossos blogs. gerar conteúdo? Se você, aniblogueiro, está lendo isso aqui, sinta-se a vontade para discordar e concordar do que eu disse. Mas não faça isso só no Twitter. Faça no seu próprio blog. Crie posts com conteúdo. Mostre contra-argumentos. Isso só fará seu blog crescer em conteúdo.

Termino por aqui esse post de insatisfação com os rumos de uma série tão promissora, mas feliz com o que ela tem gerado de discussão e de interação entre a blogsfera. Espero que possamos aprender algo disso. Oreimo acabou gerando algo válido, mesmo com sua qualidade duvidosa.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

O último episódio de Oreimo foi uma merda. Desculpem os […]

27 thoughts on “Quando um plot é mal aproveitado… pode acabar gerando BOAS consequências…”

  1. Bem quanto à parte enchi do 4º achei muito forçada também, o desenvolvimento com a amiga, sim outro exemplo, porem creio que esses últimos episódios estão indo para linha de “mau” entendidos, como “eu adoro irmãzinhas” ou “estamos apaixonados” nessas partes eu ri bastante e fiquei repetindo as frases em voz alta, acho que ainda vai consegui volta a linha e sai algo bom, espero pelo menos por pior que sejam essas coisas dos últimos episódios essa era uma serie que eu aguardava muito deis que tinha lido o manga tempos atrás e espero que ela consiga sair desta “poça” que entrou.

  2. É o rumo que os animes do Japão andam tomando por lá. Os japas estão perdendo a vergonha bro XP

    Mas sério. K-On!, Oreimo, Yosuga no Sora e Amagami SS estão mais próximos um do outro que muitos imaginam. São feitos pra hormônios e não pra neurônios, infelizmente, e tenho dito.

  3. Pra ser sincero não achei o episódio 5 tão ruim assim, dos cinco foi o segundo melhor (ou talvez o menos pior já que foi ruim, bom mesmo só o segundo). Concordo que o anime está desperdiçando demais o potencial que tem, seja ao falar de uma garota otaku e a visão que a sociedade tem dela, seja um anime de comédia sobre otakus no estilo Lucky Star. Mas em comparação ao episódio 4, esse sim uma bosta, o 5 até que foi decente, só desandando quando novamente pulou-se para o drama sem sentido e mal feito.

    Ainda temo pelo resto da série, principalmente depois daquela infeliz cena do quarto episódio, mas o fato do 6 focar na amiga do garoto me deixa um pouco mais animado.

    Acho que a ideia de os blogueiros se comunicarem entre si diretamente nos blogs muito interessante, mas é uma cultura que ainda não existe na blogosfera daqui. No mais, adoro as discussões pelo Twitter.

    Gyabbo!

  4. Como disse pro @didcart no twitter. Acho que a culpa nem é toda da AIC, eles seguem a linha do plot que ha nos Lights Novel, e provavelmente esses lances estão escritos lá pelo autor. Tenho quase certeza que aquela imagem do 4º episódio do “tombo” dos dois irmãos é uma fotinha dentro de um dos volumes do LN.

  5. Haha… comentário cancelado. Virou postagem no Subetes.
    Também estava com vontade de escrever sobre o assunto, e agora mesmo, mais blogs fizeram o mesmo.

    Será que salva?

  6. @Panina Mania

    Será mesmo? Infelizmente estou sem tempo pra me unir a vocês e fazer um post sobre isso, então vamos por aqui mesmo:

    – Kousaka, Kyousuke: Personagem protagonista. Calado, sem muita empolgação com a vida, fica no estilo “Too cool for school and bored”. Por algum motivo que não foi explicado perdeu o contato com sua irmã (o sonho no primeiro episódio me faz pensar que ele de fato gostaria de ter um bom relacionamento com ela. Um normal, btw). Ao descobrir o hobbie da irmã não traiu sua personalidade, “quem liga pra isso? Eu não, deixa ela”. Mas ao ver sua irmã em problemas, sejam eles pessoais, sociais ou familiares, busca ajuda-la pois como eu já disse, quer ser próximo à irmã. Pra mim, um bom personagem.

    – Aragaki, Ayase: Melhor amiga, modelo, pop. Típica garota pudica socialmente, nem tanto no interior. Realmente gosta da amiga. Se mostra realmente preocupada. Culpa? Não.

    – Gokou, Ruri: Preciso comentar? Provavelmente a única coisa que salva o anime, teve com ela seus melhores momentos.

    – Pais: Típico casal japonês estereotipado, baseado em uma pseudo realidade de um país pseudo tradicional. Outros bons personagens que até o momento não comprometeram. Principalmente o pai e seu tradicionalismo exarcebado.

    – Makishima, Saori: Ponto de descanso do anime, referência, divisão entra a parte boa (comédia leve) e a parte ruim (drama que sempre termina em cenas totalmente infelizes e sem sentido).

    – Tamura, Manami: Minha esperança desse anime não virar (ou ser mesmo) um maldito siscom. Apesar de pouco explorada, mostrou que poderia ser uma boa personagem se o foco não caísse BEM mais para o lado da Kirino.

    – Kousaka, Kirino: Fucking annoying bitch. Houston, we have a problem. Aqui está a questão e a única personagem que realmente compromete. Ela não é kawaii, ela não tem respeito pelas pessoas, ela é egoísta, ela é mimada, ela não se desenvolve.

    Não acho que os problemas estejam nos personagens, mas sim nas situações em que eles foram colocados e como foram colocados. A cena do eps 4, o bolsa da Comiket se rasgando para revelar o segredo, o melodrama do irmão para salvar a irmão. Isso tudo é jogar personagens que poderiam ser bem usados (com exceção da Kirino é que bitch mesmo) no fogo, assim fica complicado.

    Pra mim o problema é muito mais de direção e de roteiro do que os personagens (de novo, com exceção da Kirino).

    Gyabbo!

  7. É o seguinte. Nós brasileiros somos uma cultura diferente do japonês.
    O anime está sendo feito para o público JAPONÊS e não para nós Brazukas, por tanto, parem de analisar só pelo lado OCIDENTAL(aquele que busca mais a história da obra)! Japones, ao meu ver e aos animes lançados, gostam dq está saíndo atualmente no mercado. Então, tenham paciência com o anime. Ao nosso ponto de vista,ele realmente é “problemático”em alguns aspectos ,mas no japão,a cultura é antiga e conservadora. Um ecchi a mais,para eles,tem um significado diferente para nós ocidentais, mas enfim, ele é bom sim. Gosto dele, mas nunca esperei que ele fosse perfeito.

  8. Eu sou um amante em aprendizado… mas creio que isso não tem nada a ver com nacionalidade ou preconceito por parte do público. A série realmente promete e está fluindo de maneira um tanto problemática, isso é fato, eu pessoalmente estou gostando da série (assim como Amagami e outras que nao são muito amadas por aqui), mas digo que por hora são séries apenas para passar o tempo, não sinto como se tivesse que ficar pensando muito na mensagem que os episódios (se é que elas existem) tentam nos passar. Entao eu simplesmente digo que eu gosto da série (assim como gostava de Nogizaka) mas não é aquelas que eu direi algum dia “puxa, aquela foi epica!”!

  9. Quando entrar no ‘Incest Time’ da história, quero ver o que o pessoal vai falar XD

    A série pra mim começou mal, melhorou, voltou a ficar mal e agora espero que o epi 6 melhore… mas sei não. E a animação do episódio 5 foi a pior da série toda, mas não só a animação, os desenhos não estão bem definidos com os do epi 1, 2 e 3. A grana uma hora encurta mesmo…

  10. Na verdade o problema foi eu que foi assistir e levei o cérebro junto.
    Se eu tivesse deixado ele em casa assistindo alguma outra coisa não teria me estressado com os pitis dele.

  11. Vocês poderiam me recomendar outros blogs que possuem análises de animes (fora os que já estão na lista de parceiros)? Por enquanto eu só conheço esse blog e o Subete que fazem análises de animes recentes. Todos os outros que eu acompanhava ou fechou ou deixaram de atualizar. Grato pra quem me ajudar.

  12. “- Kousaka, Kirino: Fucking annoying bitch. Houston, we have a problem. Aqui está a questão e a única personagem que realmente compromete. Ela não é kawaii, ela não tem respeito pelas pessoas, ela é egoísta, ela é mimada, ela não se desenvolve. ”

    É EXATAMENTE ISSO! Tirou as palavras da minha boca! Mas eu também vejo muitos problemas no irmão dela.Você disse que ele ajudava-a, mas tem horas que ele parece mais um escravo dela.

    Sejamos francos, com uma irmã egoista, mimada, reclamona demais e que não tem um pingo de respeito por você, teria coragem de queimar tanto assim seu filme com outras pessoas pra “salvar” uma criatura dessas? Só porque ela é sua irmã? Acho que não.

    Tem horas que ela olha pra ele com aquela cara de “tá esperando o que, sua anta? Resolve isso aqui” e depois parte para reclamar dele, jogar a culpa nele como se ela fosse a maior santa do mundo. E o que ele faz? (o que mais me irrita) . Não responde! Não faz nada, não dá uma lição nela para parar de daquele jeito!

  13. Concordo que é muito difícil, senão impossível, desenvolver os dois temas uniformemente.

    Prefiro pensar que o segredinho da Kirino tenha servido só de catalisador para a trama. É preferível em lugar da crítica à visão da sociedade em relação aos otakus ser mal aproveitado e destrua completamente o desenvolvimento dos personagens.

    Uma hora a trama tem que sair de cima do muro. Espero que escolha o desenvolvimento saudável da relação fraterna ao invés de fanservice e siscon puros. A personalidade tsundere da Kirino é sinal de imaturidade, e seria muito interessante se ela ficasse mais madura ao longo da trama. E por favor, que Kyousuke uma hora caia na real e procure algo mais interessante pra fazer (como namorar a meganekko).

  14. não achei tão ruim como vc disse não, a série seikimatsu occult gacuin também tinha potencial, estrapolaram totalmente com uma sequência de porcarias sem sentido e ninguém falou nada

  15. Poxa, estou meio atrazado mas vamos lá, quanto ao anime, quando eu comecei a ler o primeiro capítulo do mangá acho que pelo mame mangás eu já tinha uma idéia do que ia acontecer, e até agora estou sendo surpreendido e feliz por não ser oque eu imaginava, o anime está indo bem não tenho reclamações. Não esperem um clássico, um cult ou algo assim.
    Com relção as discussoões direcionadas a blogs, isso vai é desencadear uma guerra entre blogueiros e não queremos isso, queremos?

  16. Borges, eu falei sobre os problemas de Seikimatsu, mas no meu julgamento foi tolerável.
    Claro que teria sido mais interessente se se forcasse mais na premissa, mas todo o filler (70% da série) me divertiu tanto que deixei passar.
    Se cumpriu com o objetivo que tinha deixado claro desde o princípio de divertir, então valeu a pena.

    Sobre Oreimo…
    Discussão ainda está rolando lá no Subete.
    Poxa, esse episódio 8 foi surreal.

Deixe um comentário!