Mas afinal, o que é o Genkidama?

Apesar do Brasil possuir uma colônia nipônica gigantesca e (justamente por isso) sempre termos “namorado” a cultura japonesa em geral, sempre senti uma carência de blogs e portais que tratassem da cultura pop japonesa em geral de forma mais crítica, mais informativa.

Os motivos para os blogs nacionais não conseguirem atingir todo seu potencial sempre foram claros pra mim: indiferente da idade ou da experiência dos blogueiros, o “trabalho” de escrever sempre foi visto muito mais como um hobby do que uma profissão propriamente dita. Provavelmente porque a maioria dos blogueiros nunca pensou a sério em falar do assunto mangá/anime de forma profissional, e recebendo por isso.

E, se pensaram em receber para escrever, ou faltava o conhecimento para fazer o blog crescer e ganhar a atenção de anunciantes, ou faltava o tempo necessário para cuidar dos vários aspectos técnicos que envolvem manter um blog de grande porte. Ou seja: faltava um ponto de apoio, uma base forte onde esses blogueiros pudessem se sustentar, crescer, e se tornarem enfim uma “imprensa especializada”.

Foi com essa necessidade que nasceu o Genkidama, um portal que pretende ser a base para que muitos blogueiros e profissionais do ramo possam crescer cada vez mais. Ao incluirmos nomes já famosos na “otakusfera”, garantimos que o projeto já comece com uma base de fãs e leitores. Como todo o conteúdo dos diversos blogs é interligado, um visitante que goste de um post no blog X poderá continuar navegando pelo portal, encontrando conteúdo relacionado relevante em outros blogs.

Essa idéia não é um pouco maluca ou incomum: vários portais de conteúdo existem mundo afora, sobre os mais diferentes assuntos, e esse é um modelo que já mostrou ser viável em outras ocasiões.

E, o principal: haverá uma pessoa (eu ^__^) cuidando da parte técnica, e uma outra pessoa (Fábio Sakuda) cuidando do conteúdo e da interação com os leitores e fãs. Ou seja: os blogueiros que fazem parte do Genkidama agora só precisam se preocupar com aquilo que eles fazem de melhor: produção de conteúdo.

E que tipo de conteúdo podemos encontrar no Genkidama? Notícias, análises, vlogs, podcasts e outras mídias relacionadas à cultura japonesa, além é claro de produção nacional, sempre que possível.

Obviamente, ainda estamos ajeitando tudo (migrar todos esses blogs para o nosso portal não foi simples, acreditem!) e com certeza temos mais de oito mil ajustes a fazer. Mas enquanto vamos dando os toques finais, pintando as paredes e colocando os móveis, apreciem os blogs que já fazem parte da nossa rede! E, se você gostou e quer fazer parte da nossa rede ou quer saber mais sobre o projeto, não deixe de entrar em contato!

Apesar do Brasil possuir uma colônia nipônica gigantesca e (justamente […]