Análise – mangá Solanin

Chegou a hora de falar sobre o melhor lançamento nas bancas brasileiras do ano passado. Uma belíssima história do autor Inio Asano e mais um acerto da editora L&PM.

A história

Sem entrar em muitos detalhes, para não estragar a boa evolução da trama ao longo de seus dois volumes, a história de Solanin começa mostrando o tedioso dia a dia do casal Meiko Inou e Naruo Taneda. Fica evidente desde o começo que os dois não estão satisfeitos com o rumo que suas vidas tomaram profissionalmente. Meiko é auxiliar de escritório enquanto Taneda trabalha como ilustrador freelancer.

solanin_img1

Ao longo dos capítulos vemos como esses dois jovens do interior se sentem sufocados na cidade grande, sentindo a pressão de terem se formado na faculdade e se tornado adultos, assim precisando abdicar de alguns sonhos para conseguir vencer em uma bonita, porém cruel Tóquio que cobra deles o preço de uma liberdade que talvez nunca volte.

Paralelo a isso conhecemos outros personagens importantes e que são amigos dos protagonistas, esses personagens também surgem com seus problemas e dúvidas, mas servem principalmente de apoio ao casal principal. Os dois mais importantes são Kato, um estudante universitário que apesar de ter estudado junto com Taneda ainda não se formou na faculdade e Billy um rapaz que aparenta ser bem mais velho do que realmente é e que trabalha no mercado da família (o único do grupo sem uma namorada).

solanin_img2

Taneda, Kato e Billy possuem uma banda e às vezes ensaiam nos finais de semana, apesar de após a formatura na faculdade eles nunca mais terem tocada em um show de verdade. E é justamente nesse viés musical que toda a trama de Solanin se sustenta. O trio de amigos possui um grande desejo de fazer a banda dar certo, mas acabam guardando essa vontade devido às adversidades da vida que os levam a ter que encaram uma realidade bem menos interessante.

Em meio a muita música, desejos escondidos, infelicidades e felicidades a história de Solanin sofre uma grande reviravolta que faz Meiko ver que na estrada da vida nem sempre é possível seguir o caminho mais fácil, mas que mesmo assim é possível ser feliz.

solanin_img3

Visual em sintonia com a história

Se narrativamente falando Solanin é muito superior a maioria dos mangás no mercado brasileiro atual, visualmente ele também ganha de lavada. Esqueça a sensação de “desenho feito nas coxas” que é fácil perceber em mangás onde os capítulos são entregues semanalmente, tudo em Solanin é muito caprichado e detalhado.

É um mangá para ser lido várias vezes, você sempre vai encontrar um detalhe interessante no cenário ou na roupa de um personagem. Por sinal, todos os personagens possuem muita expressividade, a luz e a sombra são trabalhadas de maneira primorosa nesse sentido, agregando muita dramaticidade as cenas.

solanin_img4

Esse é um dos pontos fortes de Inio Asano seu traço mostra um nível de comprometimento com a obra bem raro de se ver nos autores modernos.

Qualidade gráfica caprichada

Já havia elogiado a L&PM em Aventuras de Menino e como Solanin é da mesma leva o trabalho continua convincente. A qualidade do papel é boa, o formato pocket é prático sendo tranquilo de carregar pra qualquer lugar e ler a qualquer hora, as páginas não descolam e o trabalho de letreiramento ficou ótimo, já que não é fácil fazer esse tipo de adaptação em um mangá com tantos diálogos.

A única reclamação é que eles estão demorando muito para lançar um outro trabalho do Inio Asano em terras brasileiras.

solanin_img6

Considerações Finais

Solanin retrata toda uma geração de jovens que vivem o dilema de seguirem seus sonhos ou serem consumidos pela rotina do dia a dia que o mercado de trabalho e a vida em uma grande cidade impõem. Também apresenta de forma muito bonita um amor juvenil que vai amadurecendo através dos problemas que Meiko e Taneda vão passando ao longo do mangá.

É possível vermos duas Meikos, a da volume um que é infeliz, sonhadora, mas hesitante em suas ações e a do volume dois que já entende melhor as engrenagens que regem sua vida e que tenta superar sua dor justamente deixando de hesitar e correndo atrás de um sonho que ela tinha lá no começo, mas que deixou apagado por muito tempo e nem lembrava mais que existia.

solanin_img7

É uma história sem final feliz, mas sem um final triste também, apenas vemos um clico da vida dela se fechar, para um novo começar. Esse também cheio de incertezas, mas já sabendo que apesar de tudo ela poderá sempre contar com os amigos e que a vida é isso mesmo, chorar em um dia, para no outro poder sorrir.

————————————————————————————————

Nome Original: Solanin
Autor: Inio Asano
Editora: L&PM Pocket
Formato: Pocket
Volumes: 2
Preço: R$15,00 cada

————————————————————————————————

Chegou a hora de falar sobre o melhor lançamento nas […]

2 thoughts on “Análise – mangá Solanin”

  1. Acabei de terminar de ler o mangá e já fui logo procurar uma análise dele na internet :D. Realmente, a arte é muito linda! É tudo detalhado, sem falar nos personagens, que são muito fofos :3. Achei muito legal a comparação que você fez das “duas Meikos”. Notei que alguma coisa tinha mudado nela, mas essa sua análise me trouxe uma luz kkkkkk. A parte final da análise tirou uma perturbação que tive ao terminar de ler o mangá: achei o final incompleto, mas acho que a ideia que o autor quis passar foi justamente essa do seu texto: é um futuro incerto, mas que, apesar dos percalços, a protagonista – e nós tbm – vai poder contar com a ajuda de seus amigos. Todos temos dias ruins, o importante é saber que eles não duram pra sempre. Obrigado! ❤

  2. Pude ler os dois volumes, eu recomendo para o pessoal que está terminando a faculdade ou que já passou por essa fase da vida, pois mostra exatamente essa fase da vida e fica mais facil de compreender os personagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *