GANTZ – Live Action

Olá pessoas, como estão?
Hoje aqui no Mithril, falarei sobre um dos filmes que eu mais esperei a estréia e consequentemente o DVD/Blu-ray desde que foi anunciado: GANTZ. O mangá, de Hiroya Oku, começou em 2000 e está em publicação até hoje, contando com 345 capítulos divididos em três fases (First Phase, Second Phase e Final Phase). Tendo como base uma história envolvendo vida após a morte e uma estranha bola negra que dá missões que acumulam pontos, GANTZ ganhou popularidade principalmente depois de 2004, quando o Estúdio GONZO resolveu adaptar a série para um anime de 26 episódios.

Conheci a série em 2005, em mangá, pouco antes de a mesma começar a ser exibida pelo Animax brasileiro (atual Sony Spin). Gostei do enredo logo de cara por se tratar de um mangá extremamente bem feito visualmente e ter uma história que, mesmo parecendo confusa, consegue empolgar muito à medida que você vai lendo, querendo cada vez mais capítulos para saber o que acontece com o seu personagem preferido. É viciante, tanto que hoje em dia GANTZ é o único mangá que eu leio regularmente e desde 2005 é com certeza o meu mangá preferido.

No final de 2009 foi anunciado que GANTZ ganharia dois filmes Live Actions e que seriam lançados num curto período de tempo. Os filmes, estrelados por Ninomiya Kazunari (Kei Kurono) e Kenichi Matsuyama (Katou Masaru), finalmente estrearam em janeiro e abril de 2011 nos cinemas. O primeiro filme foi lançado em DVD/Blu-ray em julho e é sobre esta primeira parte que eu irei falar neste post.

Leia também: O que esperar do Live Action de GANTZ?

O Live Action de GANTZ, quando foi anunciado, me deixou com MUITO receio do que poderia acontecer com a série caso ela fosse adaptada para filme. Quem conhece GANTZ sabe que o mangá não é lá algo para se ler com a família, compartilhando aqueles momentos de ócio no domingão. A série é extremamente violenta, tem muita nudez, cenas de relações sexuais entre alguns personagens e várias outras coisas que fazem da série ser um legítimo Seinen. Quando vi que o mangá ganharia um Live Action a primeira coisa que eu pensei foi: DUVIDO! Posso não ser um fã maluco que não aceita que a sua série preferida ganhe adaptações como alguns fazem por ai, mas sabendo do que o mangá se tratava, fiquei bem apreensivo para saber como seria o filme. Felizmente, aos poucos fui me acostumando com a idéia de um Live Action e depois que assisti o Making of do primeiro (no Japão é bem comum lançarem um DVD com o Making of ANTES do filme sair nos cinemas), tive total certeza que ao contrário do anime, o filme de GANTZ seria uma verdadeira adaptação do mangá, sem tantos “assuntos polêmicos (Mamilos!)” mas com fidelidade de enredo, caracterização e personagens absurdamente bem feitos.

O filme, em suas duas horas de duração, conseguiu mostrar o inicio da saga de Kei Kurono de uma forma muito boa e dinâmica, contando o motivo dele ter ido parar no quarto do GANTZ, as primeiras missões e a adaptação do personagem a algo totalmente desconhecido e sem muita explicação. O diretor, Shinsuke Sato, conseguiu manter muito bem o clima de mistério que envolve a bola preta que dá missões à quem é “transferido” ao quarto. Mesmo no mangá, o mistério que envolvia a bola demorou MUITO tempo para ser revelado. Hoje em dia já se sabe o porquê da existência de GANTZ, mas como envolve um contexto de certa parte do mangá que provavelmente não será mostrada nos filmes, deve sofrer algumas alterações para se encaixar no enredo da adaptação.

O desenvolvimento de Kurono no filme gerou algumas controvérsias em algumas pessoas que também assistiram. Muitos acharam que a forma como o personagem aceita a situação que se encontra foi feita de uma forma muito repentina, ao contrário do original onde Kurono passa por todo um processo para se tornar “o fodão”. Eu particularmente gostei bastante de como o Kurono se comportou no filme, principalmente pela atuação de Ninomiya Kazunari, o Nino, que convenceu muito com sua atuação. O personagem em si está perfeito, mesmo não sendo tão tarado quanto o original. A essência do personagem está lá, e foi esse um dos maiores motivos pelo qual eu achei o filme tão bom.

Matsuyama Kenichi fazendo o Katou também ficou muito bem, porém achei o Katou do filme um personagem ainda mais insuportável que o original. Não falo pela atuação, eu acho o Matsuyama um dos melhores atores do Japão, mas falo do personagem em si que é muito chato. O Katou é totalmente o oposto do Kurono. Enquanto este consegue se sobrepor muito bem aos outros e se tornar um verdadeiro líder, o Katou demora demais para aceitar que nem tudo o que ele quer pode ser feito e que é preciso pensar na sua própria vida também ao invés de se importar quase que totalmente com as pessoas a sua volta. No filme, o Katou é o típico personagem que você irá achar boring pelo fato do Kurono ser tão legal. Isso acaba criando um balanço muito bom na série, afinal nem todo mundo pode ser cool e fodão quanto o Kurono porque o filme ficaria chato ao ver que todo mundo se dá bem e não há nenhum drama envolvendo os personagens.

Seria impossível comentar do filme de GANTZ sem falar das armas, roupas, efeitos, sons e o próprio Gantz. O fato do filme ter sido acompanhado de perto por Hiroya Oku fez com que as roupas e as armas ficassem absurdamente perfeitas. A maestria como cada detalhe foi feito para parecer algo realmente crível foi sensacional. O efeito de transferência dos personagens também ficou muito legal, praticamente idêntico ao original onde as partes internas das pessoas, objetos e armas aparecem como se fosse realmente um scanner. Eu fiquei muito animado com os efeitos especiais do filme, o nível é altíssimo. Os aliens também foram muito bem trabalhados e são quase uma cópia perfeita do que pode ser visto no mangá, ficou demais!

Quem gosta do mangá ou assistiu o anime, definitivamente precisa assistir esse filme, de preferência na melhor qualidade possível para não perder nenhum detalhe. O segundo filme (Perfect Awsner) será lançado em setembro e pelo o que pude ver no preview, será neste filme onde as alterações mais profundas no enredo irão acontecer e espero que o erro absurdo que cometeram no final do anime não se repita. Espero que o filme termine de forma primorosa, mesmo alternativa, já que o mangá não terminou e no ritmo que está, com certeza irá durar um bom tempo até ser finalizado.

Olá pessoas, como estão?Hoje aqui no Mithril, falarei sobre um […]

One thought on “GANTZ – Live Action”

Deixe uma resposta