Guest Post – Jojo no Kimyou na Bouken – JoJo’s Bizarre Adventure – Por Carol Peace Medeiros – Parte 1

TAROT, ENTIDADES EGÍPCIAS E STANDS

Um pequeno guia sobre os Stands em Stardust Crusaders!

Uma das coisas mais interessantes sobre os Stands de Stardust Crusaders é que eles tomam por nome cartas de Tarô. Outros Stands levam os nomes de divindades egípcias que Araki pega emprestado durante o terceiro arco (Geb, Khnum, Thoth, Anubis, Bast, Sethan, Osiris, Horus e Atum).

Os únicos quatro Stands que não possuem nomes relacionados a nada citado acima são o Cream, The Idiot, Tenor Sax e o Stand sem nome que possui a Holly Kujo.

Antes de começar a falar sobre os Stands com nomes relacionados ao Tarô – que é o tema principal dessa página especial – vou começar falando brevemente dos três Stands que em nada se relacionam com os temas Tarô e misticismo. Let’s go!

Tenor Sax – Esse é o Stand do vilão Kenny G. (para quem sacou logo de cara a referência, meus parabéns) que não mostrou forma física, mas sim o conjunto de ilusões que produz no ar. Esse é, oficialmente, o primeiro Stand a possuir um nome relacionado à música em JJBA

Cream – Primeiro Stand que ganha um nome com referência direta a uma banda. Pertence ao vilão Vanilla Ice (piadas sobre Vanilla Ice Cream estão liberadas), e que aparentemente não tem muita personalidade. Apesar disso, ele dá bastante trabalho para o grupo de Jotaro na história.

Vanilla Ice e seu Stand Cream

The Idiot – Você torceu o nariz que eu vi. Não, não, The Idiot não é uma carta de Tarô, por mais que a auto-tradução te diga o contrário. Note bem que a carta de Tarô que você relacionou com esse nome é oficialmente chamada de “The Fool” (o Stand do Iggy), então, mesmo que os termos pareçam dar no mesmo, The Idiot não se relaciona com o Tarô. Eu diria que esse é um dos Stands mais estranhos de Stardust Crusaders (ou talvez nem seja tão estranho se levar em conta alguns com poderes ainda mais bizarros), consistindo numa segunda face para usuária Nukesaku.

Stand da Holly – Não possui nome, mas se manifesta como flores que parecem infectar o corpo de Holly a deixando completamente doente e a mercê dos poderes de Dio Brando.

O sofrimento de Holly

Dito isso, vamos seguir adiante!

OS PRINCIPAIS STANDS DE STARDUST CRUSADERS:

Magician Red/Magician’s Red (Mago Vermelho)

A carta The Magician

Esse é Stand que pertence ao Mohamed Abdul. Um Stand de puro ataque, se manifesta com uma figura humanóide com cabeça de águia. Baseia-se na manipulação de fogo e acompanha Abdul desde a sua infância (razão pela qual ele já domina perfeitamente o uso de seu Stand). Magician’s Red aparentemente não possui personalidade, funcionando realmente apenas com o desejo de Abdul.  

Além dos ataques diretos baseado em fogo, o Magician’s Red também funciona como um radar de calor.

 Star Platinum (Estrela de Platina)

A carta The Star

Esse é Stand que pertence ao Jotaro.

Um dos primeiros Stands criados e, até hoje, é assinalado como um dos mais poderosos. Manifesta-se em uma forma humana que se assemelha a de um guerreiro asteca (referência às origens da Máscara de Pedra), que, também guarda semelhanças com o Jotaro, principalmente no porte físico e no rosto.

Como a maioria dos Stands, não aparenta ter personalidade – não para Jotaro, que diz que o Star Platinum na verdade é bastante violento, permanecendo em silêncio, até o momento em que começa a desferir golpes seguidos pelo famoso ORAORAORA.

Possui super força, além de ser extremamente rápido e preciso. Além disso, consegue estender seus dedos para acertar inimigos que estejam mais distantes. Durante a luta contra Dio, Jotaro descobre que consegue parar o tempo por mais ou menos três segundos, contudo, essa habilidade exaure rapidamente o usuário do Stand. O Star Platinum demonstra realmente ser o guardião do Jotaro na medida em que sempre protege seu usuário durante as batalhas, chegando a parecer estar literalmente ‘em modo automático’ quando Jotaro encontra-se incapacitado.

Hermit Purple (Eremita Roxo)

A carta The Hermit

Esse é Stand que pertence ao Joseph Joestar.

Se manifesta pelo uso como várias vinhas cheias de espinhos na cor roxa (por isso o nome com ‘Purple’), que geralmente se espalha pela mão direita de Joseph. Para uma luta normal, a o Stand é fraco, mas como Joseph ainda possui a habilidade do Hamon, isso não o deixa em desvantagem. 

As habilidades propiciadas pelo Hermit Purple são psíquicas. O poder de visão remota, que Joseph transfere para câmeras, televisões ou mesmo no chão empoeirado, formando figuras de pessoas ou coisas que estão extremamente distantes, é um dos principais usos, mas não é o único. Ele também consegue transcrever mapas e ainda usar o Hermit Purple como suporte para saltos e transferir a habilidade de Hamon através das vinhas roxas.

Hierophant Green (Hierofante/Sacerdote Verde)

A carta The Hierophant

Esse é Stand que pertence ao Noriaki Kakyoin.

No mangá, diz-se que Kakyoin possui esse Stand desde que nasceu. Trata-se de um Stand de ataque a longa distância, com capacidade de perceber todas as nuances de um ambiente. Ele tem uma forma humana que se assemelha com um robô, com várias partes na cor verde. O Hierophant Green na verdade não é sólido, por isso ele consegue se ‘desfazer’ tanto numa forma líquida quanto em algo que se assemelha a um bolo de fitas.

Hierophant Green não denota personalidade, estando no completo controle de Kakyoin. As habilidades dele consistem em: ataques a distância – longas distâncias mesmo, dadas a habilidade de controle remoto; desfazer sua forma física para conseguir se estender em grandes espaços – o que serve como uma forma de mapear o terreno sabendo exatamente onde estão pessoas e coisas, igualmente para evitar ser atingido por ataques diretos; controle de pessoas, por não ter uma forma física permanente, consegue literalmente controlar pessoas como marionetes; grande velocidade quando está em sua forma mais primordial; e o famoso Emerald Splash (numa tradução livre, banho de esmeralda) em que consegue guardar em si uma grande quantidade de energia para depois dispará-la contra os inimigos – a energia dispensada toma a forma de esmeraldas e não causa fadiga no Stand ou no usuário.

Apesar de todas essas habilidades, o Hierophant Green não possui muita força física, o que o torna extremamente frágil em lutas mano a mano.

Silver Chariot (Biga Prateado)

A carta The Chariot

Jean Pierre Polnareff, possui um Stand chamado Silver Chariot. Trata-se de um Stand de ataque direto, extremamente rápido e preciso. Com a forma de um robô humanóide trajando uma armadura medieval, luta com um florete em punho.

Apesar de não parecer receber ordens diretas de Polnareff – que o deixa, bem dizer, fazer o que ele bem entende numa luta, Silver Chariot é extremamente devotado ao seu usuário, sempre o protegendo durante as batalhas.

Suas habilidades de luta são incríveis, dada a super velocidade que consegue auferir durante uma luta, causando ataques simultâneos em vários ângulos e posições, tornando-o praticamente indefensável. O problema, contudo, é que seu poder de ataque repousa em seu florete, mas para conseguir desarmá-lo primeiro tem-se que lutar contra ele!

Outra habilidade do Stand é sua armadura. Na verdade a aparência normal do Silver Chariot é a versão com a pesada armadura, que o deixa bem mais lento do que realmente é. Sem a armadura, o Stand consegue ser ainda mais rápido. A armadura protege o Stand, mas não permite que Polnareff use a visão do Silver Chariot, como outros usuários de Stands fazem.

Silver Chariot também consegue lançar seu florete a uma certa distância, com grande precisão. Interessante notar que esse ataque somado a aparência de seu capacete, denotam relação com um personagem de Hokuto no Ken, o vilão Jagi – o Araki continua sendo o bom e velho fanboy de sempre.

The Fool (O Tolo)

A carta The Fool

Pensar num cachorro, mais especificamente um Boston Terrier usando um Stand parece piada, mas não é. Iggy, com seu Stand The Fool, consegue ser um dos personagens mais queridos da Terceira Parte de JJBA.

Apesar de mostrar algumas vezes uma assustadora forma de monstro, The Fool é, basicamente, um monte de pó, afinal, nas formas mais simples é que repousa um grande poder. O cachorrinho temperamental, com apenas sua vontade, consegue controlar a aparência e os poderes do estranhíssimo Stand – que obedece prontamente, o que causa grande assombra na maioria dos personagens do Terceiro Arco.

Além de tomar forma de objetos, o Stand, surpreendentemente, consegue tomar a forma de pessoas, o que engana muitos inimigos.The Fool também é um dos Stands fisicamente mais fortes de Stardust Crusaders. Além disso, dado ser composto de pó, é extremamente rápido, tornando impossível que uma pessoa normal consiga o seguir.

The World (O Mundo)

A carta The World

Tal qual Star Platinum, The World possui uma icônica forma de se expressar em uma luta, o MUDA MUDA MUDA. Apesar disso, durante o Terceiro Arco, igual aos demais Stands, The World não demonstrar ter qualquer personalidade, muito embora em Stone Ocean (A Sexta Parte de JJBA), se diga que se não fosse pela personalidade forte de Dio, o Stand facilmente perderia o controle. consegue ser similar ao Dio de várias formas, desde sua aparência enorme e musculosa, até mesmo aos detalhes de motivos de coração semelhantes ao de Dio. Com um poder descomunal, o Stand consegue ser ainda mais rápido e certeiro que o Star Platinum. A grande habilidade de The World é poder parar o tempo. Por conta do estado fragilizado em que Dio se encontra em Stardust Crusaders, essa habilidade dura apenas alguns segundos antes que o tempo volte a correr normalmente. Com as frases “Tempo, pare!”  (時よ止まれ, Toki wo tomare!) e “Agora o tempo recomeça novamente.” (そして,時は動き出す, Soshite, toki wa ugokidesu), Dio controla essa habilidade de The World.

 AS DEMAIS CARTAS DO TARÔ DE STARDUST CRUSADERS

… e seus respectivos stands:

Tower of Gray – usado por Gray Fly

Dark Blue Moon – usado pelo falso Capitão Tenille

Strength – usado por Forever

Ebony Devil – usado por Devo, o Amaldiçoado

Yellow Temperance – usado por Rubber Soul

The Emperor – usado por Hol Horse

The Hanged Man – usado por J. Geil

The Empress – usado por Nena

Wheel of Fortune – usado por ZZ

Justice – usado por Enya Geil

The Lovers – usado por Steely Dan

The Sun – usado por Arabia Fats

Death 13 – usado por Mannish Boy

Judgment – usado por Cameo

The High Priestess – usado por Midler

AS ENTIDADES EGÍPCIAS REPRESENTADAS EM STARDUST CRUSADERS

Clique para ampliar

TAROT, ENTIDADES EGÍPCIAS E STANDS Um pequeno guia sobre os […]

27 thoughts on “Guest Post – Jojo no Kimyou na Bouken – JoJo’s Bizarre Adventure – Por Carol Peace Medeiros – Parte 1”

  1. 無駄だ
    無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄無駄
    ザワルド
    時をとまれ
    WRRYYYYYYYY

    Confesso nunca ter lido, mas AMO os memes vindos de JoJo’s

  2. Não li tudo, só bati o olho mas gostei bastante. Achei que por ser a Peacemaker que tá escrevendo ia se focar só na JOJOFAGUISSE (LOL, pq tem gente que ACHA que gosta de JoJo mas só quer fanficar yaoi mesmo) da série. Mas ficou legal, só não gostei de ver certos termos em inglês (Pillar Men, Battle Tendencies) sendo que não são assim na série, mas é pq eu sou xiita =PP

    E faço coro ao MUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDA TOKIWOTOMAREEEEEE ZAAAAAAAAWAAAAAAAAAARUDOOOOOOOOOOOOOO WRYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY!!! Tentem gritar isso, é muito foda e divertido rs

  3. Eu já achava esse mangá meio estranho, mas agora eu não tenho mais nenhuma dúvida: É o mangá mais estranho q eu já vi na vida!!!

  4. eu baixei o primeiro volume e pra falar a verdade ele me incomodou muito em alguns aspectos(q não me lembro muito bem, jah faz bastante tempo q li) mas entre eles estavam o traço: simplesmente não consigo gostar. D=
    mas confesso q era impactante. Você fica preso na hst msm, pula de um capitulo pro outro q nem bala xD infelizmente não continuei a ler por birra msm… ^^’
    vou ver se recupero a leitura dps desse texto, realmente muito bem feito, gostei demais! ^^

  5. Sempre achei Jojo’s um tanto style, daí vi os primeiros OVAs lançados a mto tempo atrás e adorei. Mas como tinha MTO mangá acabei desistindo de ler. Joguei o jogo da Capcom e para quem era fã de Darkstalkers foi uma delícia jogar XD

    Com esse guia acho que fica mais fácil ler a parte que me interessa mais, do Stardust Crusaders. Boa postagem, parabéns mesmo!

    PS: Considero Jojo’s pai intelectual de Persona e Shaman King, já que os Stands se assemelham aos personas e espíritos vindos posteriormente nestas obras.

  6. Confesso que nunca tinha ouvida falar no titulo e me parece ser bem interessante. Vou procurar para ler!!! E no aguardo da segunda parte da materia!!!

    1. Ainda estão na metade do mangá, na traduçao BR. Mas em ingles já foi tudo traduzido. Como o grupo BR de scanlation é muito ruim em questão de prazo, pois não se sentem pressionados em lançar rapido um manga antigo (ao contrário de um grupo que lança Naruto/OP/Bleach etc), eu recomendo partir para inglês logo. Há uns 50 vols para traduzir, e eles não tem chance de completar isso nem em 4 anos.

Deixe sua opinião