Kon no Ki Konoha

Entre a liberdade e o amor, qual seria a sua escolha? Conheça o singelo manga Kon no Ki Konoha.

Um dia passeando pelo entorno de um montanha com seu pai, a jovem Akino encontra no chão folhas e uma bela árvore azul escura. Ao olhar para um dos seus galhos, a garota se depara com um jovem e assim conhece Konoha. Misterioso, ele manda ela se esconder e, para surpresa de Akino,  ludibria um espírito na floresta que havia sentido o cheiro dela e queria devorá-la.

É assim, com esse estranho encontro, que um laço afetivo se forma, transformando-se com o passar dos anos em um forte amor.

konnokikonoha11

Publicado em 2007 na Mugen Anthology pela autora Sumomo Yumeka, Kon no Ki Konoha é um romance shoujo que em suas 40 páginas consegue nos apresentar uma história que cativa e emociona. Apesar do número de one-shots ser bem alto no mercado de mangas, corriqueiramente eu vejo pessoas comentando que não gostam deles por não conseguirem apresentar um bom desenvolvimento narrativo em razão do curto espaço que possuem.

Posso dizer que isso não é um problema para Yumeka que transforma as poucas páginas que tem na passagem de vários anos, transitando entre cenários distintos, mas marcantes para os personagens como o vento que sopra nas folhas de Konoha.

konnokikonoha23Sumomo Yumeka possui um traço belíssimo, trabalhando muito bem os pequenos detalhes de cada cena com o uso eficiente das retículas e das sombras. Quem leu Hoshi no Koe – The Voices of a Distant Star, publicado pela Panini em 2011, facilmente irá reconhece-lo pois a autora fez os traços dessa manga através do pseudônimo de Mizu Sahara.

Outra comparação pertinente é com Hotarubi no Mori e, pois os dois possuem praticamente o mesmo roteiro, ainda que com um conflito bem diferente. Se ambos dialogam com a questão do propósito da finitude e da infinitude, Konoha desvia para o lado da escolha pelos sacrifícios que fazem a nossa existência ter sentido.

Rápido, bonito e com uma leitura gostosa, Kon no Ki Konoha é uma leitura mais do que recomendada não só para os fãs de shoujo, mas para todos que queiram aproveitar uma boa história ou mesmo perder o preconceito com a demografia.

konnokikonoha04

Entre a liberdade e o amor, qual seria a sua […]

3 thoughts on “Kon no Ki Konoha”

  1. Eu não ia passar pra comentar, mas a minha consiência ficou me cobrando.
    Então eu tô passando pra agradecer, pq eu gostei muito e realmente me emocionou, mesmo sendo um one-shot.
    Gostaria de mais recomendações assim.

Deixe sua opinião