Top 5 – Melhores animes nos últimos 5 anos

Olá, galera, eu sou o Teko, o novo colaborador aqui do Troca Equivalente. Vou me focar mais em análises, principalmente de filmes de animações, alguns games (curtem Visual Novels?) e quem sabe uns animes da temporada (alguém ouviu Tokyo Ravens ai?).

Bom, para minha apresentação resolvi colocar um Top 5 um pouco diferente, ao invés de colocar meus animes favoritos, farei um dos meus favoritos dos últimos 5 anos. Terão que ficar na curiosidade dos meus favoritos de todos os tempos (tá, ninguém deve estar interessado nisso).

Só para esclarecer, eu coloquei meu Top de cada ano (2009-2013), só de animes que assisti (sem entrar em filmes), e contando o ano de estreia de cada um. Citarei também o segundo colocado, sem entrar em detalhes.

Sem mais delongas, vamos ao Top. Comentem sobre o que acharam, se concordam ou quem não poderia ter ficado de fora.

TOP 5 - Bakemonogatari
2009 – Bakemonogatari

Runner-up – Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Baseado nas séries de Light Novels Monogatari, de Nishio Ishin e com ilustrações de Vofan.

Bakemonogatari já começa com seus peculiares trocadilhos da língua japonesa, o nome vem de bakemono (fantasma, monstro) e monogatari (contos, histórias). Essa histórias de monstros nos traz Koyomi Araragi, um garoto que sobreviveu a um ataque de vampiros e conseguiu voltar a ser um quase humano.

A história é dividida em vários arcos, sendo o primeiro onde conhecemos a nossa amada Hitagi Senjougahara, uma garota que além de fria e violenta, não possui peso nenhum. Enquanto cada arco vai avançando, com um caso sobrenatural em cada um, a história principal vai evoluindo e vamos conhecendo mais sobre cada personagem e seus problemas, ambições.

O que me fez escolher como o melhor de 2009?

Casos sobrenaturais, diálogos extremamente bem construídos, personagens cativantes, ótima história, visual lindo e cenas muito bem dirigidas, precisa de mais?

O anime conta com 15 episódios e está atualmente na terceira temporada (além de um filme que deve sair em 2014, contando como realmente essa história começou).

Durarara!!
2010 – Durarara!!

Runner-up – Kami nomi zo Shiru Sekai (The World God Only Knows)

Baseado nas Light Novels escritas por Ryohgo Narita e com ilustrações de Suzuhito Yasuda, Durarara!! conta a história de Mikado Ryuugamine, um garoto que veio do interior para Tokyo, onde vai estudar na mesma escola que um amigo de infância, Masaomi Kida.

Outros mistério da história giram em torno de uma motoqueira que se veste de preto em uma moto que relincha, gangues estranhas, um grupo misterioso e sempre um pouco de poder exagerado para agradar ao fãs de uma boa porrada.

O que me fez escolher como o melhor de 2010?

Uma ótima história com várias interligações, plots menores brilhantes e que se encaixam sem deixar o anime confuso demais e uma gama incrível de personagens bem construídos, com personalidades fortes e envolventes, além da narrativa através de vários desses personagens.

O anime conta com 24 episódios e 2 episódios extras do DVD.

2011-anohana

2011 – AnoHana (Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai)

Runner-up – Puella Magi Madoka Magica

Com um nome extremamente comprido, Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos aquele dia), ou AnoHana para os íntimos.

Aqui temos um anime de drama (e bota drama aqui) que conta a história, sem entrar em detalhes, de seis crianças que tomaram rumos diferentes em suas vidas e praticamente cortaram suas relações durante a adolescência, porém um acontecimento abre uma antiga ferida que eles talvez ainda não estivessem preparados para curar.

O que me fez escolher como o melhor de 2011?

Um drama extremamente bem feito que não soa forçado, muito pelo contrário, soa bem real. Os personagens são únicos e bem trabalhados e a sua relação (ou falta dela) são bem colocadas. Aqui temos personagens que criam um enredo, por isso não recomendo para quem procura ação.

O anime conta com 11 episódios e um filme (que conta a mesma história pela perspectiva de Menma).

2012-ssy
2012 – Shinsekai Yori (From the New World)

Runner-up – Danshi Koukousei no Nichijou (Daily Lives of High School Boys)

Baseado em um romance de mesmo nome, escrito por Yusuke Kishi.

A história conta sobre um futuro distante, onde a humanidade, após começar a manifestar poderes sobrenaturais parecidos com telecinésia, retrocedeu a uma sociedade rural controlada pela religião e o medo, onde uma raça inferior de homens ratos, os Queerats (que tratam os humanos como deuses, pelos poderes que possuem), são tratados como praticamente escravos. É aqui que conhecemos Saki e seu grupo de amigos, que depois de um certo acontecimento começam a se questionar sobre as verdades e motivos de viverem como vivem.

O que me fez escolher como o melhor de 2012?

Ótima história, mistério e ação na dose certa, muitos bons personagens e a certeza que ninguém está a salvo da morte, ah, temos também poderes sobrenaturais e um final surpreendente.

O anime conta com 25 episódios e, só.

2013-snk
2013 – Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

Runner-up – Kuroko no Basket 2

Baseado no mangá de mesmo nome, de Hajime Isayama, Shingeki no Kyokin, ou SnK, teve um boom estrondoso em 2013 e se você não está em uma caverna deve ter ouvido falar dele com toda a certeza.

A história gira em torno da humanidade em um futuro onde foi quase dizimada por Titãs, gigantes que se alimentam de humanos e não falam, não possuem sentimentos aparentes e são quase imortais. Os humanos sobrevivem trancados em volta de três muralhas gigantes (com as classes mais ricas mais ao centro e os pobres mais próximos da borda). Acompanhamos Eren Yeager, Armin Arlet e Mikasa Ackerman e suas ações depois de um acontecimento que promete mudar toda a história da humanidade novamente.

O que me fez escolher como o melhor de 2013?

História intrigante e misteriosa, bons personagens e ação sem parar a todo momento, não preciso continuar, né?

O Anime conta com 25 episódios em sua primeira temporada e o mangá está no 12º volume. Para os fãs e interessados, a Panini trouxe o mangá para o Brasil com o nome de Ataques dos Titãs (a primeira edição deve chegar agora em novembro), vale a pena conferir.

OUÇA O PODCAST DO TROCA EQUIVALENTE, CLIQUE AQUI

 

Olá, galera, eu sou o Teko, o novo colaborador aqui […]

47 thoughts on “Top 5 – Melhores animes nos últimos 5 anos”

  1. Comecei a assistir Shingeki recentemente e amei, personagens cativante s (o Eren é foda demais, pode não ser o mais forte mas é o mais determinado e tenho certeza que ele vai vingar a morte da mãe), e roteiro muito original.Pela sua lista, me interessei pelo Shinsekai Yori, a história é sensacional, a crítica a sociedade alienada, vou começar a assistir já!!

  2. bem, e o top favoritos do cara e compreensivo mas no titulo do post fez
    parecer que ele ta afirmando que aqueles 5 são os melhores…
    mas pra
    alguém que faz analises no site, ver o cara fazer um top desses faz a
    sua credibilidade em analises fica no fundo do poço esse e o grande
    erro..
    sinceramente eu não vejo nem as dicas que vocês postam
    aqui(preguiça mesmo) imagina levar em consideração a analise de alguém
    que põe snk num pedestal como o melhor anime dos últimos 5 anos?
    taquepariul…

  3. Amigo, definitivamente você precisa assistir mais animes…

    Nos últimos 5 anos realmente tivemos um decréscimo de obras boas, mas desse que você citou, apenas Shinsekai Yori fez por merecer.

    Ano Hana é legalzinho, SNK é o hype decadente do ano passado, que será esquecido brevemente assim que surgir outro anime que utilize dos mesmos artifícios que ele utilizou, como deus ex machina, roteirismo, protagonismo, violência, shock fator, etc.

    Bakemonogatari é bom, mas não consideraria ele a salvação dos últimos 5 anos… Durahara nem falo nada…

    Tivemos Kaiji, Madoka, Uchuu Senkan Yamato, Usagi Drop, Psycho Pass, Jinrui Shimashita… Amplie seu repertório e refaça essa lista de novo. Nada pessoal, mas só SNK aí já tira toda a seriedade do seu post.

  4. AnoHana foi ótimo! Mas se Steins;Gate e Madoka Magica também não fossem animes de 2011… :3
    Agora Bakemonogatari, Durarara, Shin Sekai Yori e Shingeki… Todos ótimos animes!
    Só acho que Monogatari Series Second Season ta sendo melhor que Shingeki (ao menos pra mim, claro).

  5. Eu concordo com quase tudo na lista, só colocaria Angel Beats como Runner-up de 2010 e tiraria Shinsekai dessa lista. Pra mim o melhor de 2012 foi Fate/Zero.

  6. Achei que 2012 ia ser Sakamichi no Apollon, mas, enfim, não tenho parâmetro para comparar, porque não acompanhei os animes do ano passado. Vou ver se vejo um desses aí

  7. Valeu por mencionar FMA:B, e lembrar de DRRR – ainda que eu ache que este, de longe, não tenha sido o melhor de 2010. Muito monótono pra ser verdadeiramente impactante IMO. Mas tenho que discordar totalmente dos runner ups dos últimos 2 anos. Achei ambos tão overhyped! (e minha frustração eterna com os “melhores de 2011” não deve ser contada jamais, né… sdds, T&B, nenhuma sdds veneração a Madoka/S;G… AnoHana ainda era bonitinho, fiquei feliz. <3)

  8. Adorei alista, concordo plenamente

    Nos anos passados alguns desse animes ficaram a sombra de de outros que ganharam mais popularidade, principalmente
    Shinsekai Yori.

  9. Nossa, que estranho, parece que achei alguém com os mesmo gostos do que eu.

    Concordo com essa lista inteira, mas peso um pouco para o lado de 2013 pelo fato de termos o Monogatari Second Season(e ser incontestavelmente a minha LN preferida) que brigaria tranquilo pelo primeiro lugar com Shingeki.

    Se fosse para mudar algo, eu colocaria 2013 1- Shingeki(pela incrível adaptação com o baixo orçamento) e 2- Monogatari(pela história e sua animação única).

  10. Obviamente post relacionado a opinião de quem postou, mas Shinsekai Yory tá muito errado aí!
    Comparando as outras obras da sua lista, chega a ser triste ver esse anime sendo listado.. xD

  11. Concordo com quase toda a lista mais AnoHana, teve tanta comoção que já to enjoada dele é uma boa historia mais Ao no Exorcist foi o melhor de 2011 na minha opinião claro :D.

  12. Shin Sekai Yori passou extremamente despercebido ano passado, foi totalmente envolvente o anime inteiro e o final mano.. que final foda quando aquela verdade foi dita, foi mindblow total

  13. AnoHana é um dos melhores animes não só do ano, e também senti bastante falta de Toradora. Mas achei a lista em geral muito parecida com a minha, apesar de não conhecer tudo por aí, despertou meu interesse sobre Shinsekai, mas por toda a temática e a quantidade de personagens, o final não ficou batido com 25 ep?
    bem vindo aí

  14. todos os animes aí no top têm bastante qualidade, mas FMA Brotherhood a nível de enredo e profundidade é melhor à vontade com os que estão aí. A grande vantagem de animes como Attack on Titan é que têm muito investimento o que leva a que cenas que tecnicamente nao sao nada de especial passem a ser devido aos incriveis visuais e animação. Os melhores enredo que já vi para já sao: FMA Brotherhood, Monster, Death Note e talvez Code Geass.

    1. Shingeki nem tinha todo esse investimento absurdo, só foi ter mais pra perto do fim, a questão foi oq eu souberam fazer ocm o que tinha. E o post é de animes dos últimos tempos.

  15. Minha lista:
    2009: Toradora
    2010: Durarara!
    2011: Mawaru Penguimdrum / Madoka Magica
    2012: Jojo’s Bizarre Adventure
    2013: Uchuu Senkan Yamato 2199

  16. 2009: Cross Game
    2010: The Tatami Galaxy
    2011: Usagi Drop
    2012: Jojo Bizarre Adventure
    2013: Kill la Kill

    Sem contar as continuações ficaria mais ou menos isso.

  17. Eu sinceramente discordo com quase todos do top.Ano Hana e Bakemonogatari são engraçados de tão ruins que são. HEUHEUHUEHUEH Shingeki no Kyojin falhou em diversos pontos,no anime então nem se fala.Durarara ainda não assisti,mas me falaram que o final fica em aberto,ou seja,não concluem nada.Salvo apenas Shin Sekai Yori,esse merece MUITO,Yusuke Kishi fez uma obra de arte. xD
    Mas enfim,meu top :
    -2009 : não tenho nenhum definido pro ano,ainda.
    -2010 : Rainbow : Nisha Rokubou no Shichinin.
    -2011 : Mahou Shoujo Madoka Magica.(NÃO,Steins;gate não merece o melhor de 2011,a quantidade de plot-holes e problemas é imensa!!!)
    -2012 : Fate/zero second season.
    -2013 : nenhum definido,mas dentre os que conclui,Aku no Hana foi o “melhor”.

  18. Me pergunto porque quase ninguém da blogosfera de anime e mangá parece curtir psycho-pass. Shin sekai yori eu até achava legal (vi até o episódio 8) mas não sei até que ponto ele chega a ser bom. O anime que ficou em segundo em 2012 eu nem sabia que existia, então nem posso falar nada xD. Dos animes que estavam na primeira temporada nesse ano, pra mim os melhores foram o psycho pass, e em segundo, zetsuen no tempest (outro renegado).

    1. Eu curti muito psycho-pass também, só o final que não em agradou muito, mas com certeza entraria entre os melhores do ano. O segundo lugar é uma das melhores comédias que eu já vi (Zetsuen ainda não vi, mas me falam muito bem dele).

      1. Eu dei uma colher de chá ao final porque achei que ele seria bom se tivesse uma segunda temporada e aquilo fosse o final de apenas uma fase do anime. Acabou que eu acertei porque vai sair a segunda temporada XD.

  19. esse top ta ruizinho…
    só concordo com shingeki e Bakemonogatari.
    DURARARA(2010) O anime chato kkk
    Full metal Brotherhood e Fate zero ninguém lembra né..
    na boa ta ruim demais esse top huahsa.
    (Minha opnião)

    1. haahha faço suas palavras as minhas…

      mas é claro, tudo é uma questão de gosto….

      2011 AnoHana: muita emoção, foi um grande anime, masssss ainda não acho que tenha superado Fate/Zero.

      2012 (ja que ele começou em 2012) – fico com Psycho-Pass. usando o mesmo critério, a melhor historia, envolvente e enigmática com pensamento profundos e um mundo coerente.

  20. Que legal ver Shin Sekao Yori ali, também foi o meu favorito de 2012. Só discordo de duas posições. Para mim Kimi ni Todoke é o melhor de 2009 e Madoka vence AnoHana em 2011.

  21. o0 meu gosto e totalmente diferente de quem fés essa lista, shingeki pra min nao foi o melhor da temporada quanto menos do ano, shinsekai comesei a ver e parrei nao mi interesso, e em 2012 e o yamato sem contesta o melhor embora metade dele tenha vindo esse ano anohana e bom + nao e essa coisona toda nao, os outros dois ta certo

  22. Muito bom artigo. Ótimas escolhas, citou até Danshi *-*. Não irei fazer meu rank, pois isso exije pesquisa antes, já que nem lembro as datas dos mesmos O.o (Tokyo Ravens… Kon é homem ou mulher? ¬¬’)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *