Análise – AnoHana

O nome oficial do anime é “Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai” traduzido fica “Nós ainda não sabemos o nome da flor que você falou aquele dia”. A série é um drama de 11 episódios produzidos pela A1 Pictures. Iniciou em 15 de Abril e terminou em 24 de Junho em 2011.

Depois de 10 anos da morte da Meiko Honma, chamada de Menma, um grupo de 5 amigos se reencontram por que Jinta Yadomi, um adolescente recluso, começa a ver e conversar com ela.

Cada personagem foi muito bem trabalhado, todos eles possuem uma personalidade forte e com direito a vestuário bem variado, um estilo visual que obedece essa personalidade, tem o otimista, a adulta, o amor não correspondido, a inveja. O anime coloca os personagens em situações interessantes, pricipalmente quando eles falam sobre a morte da Menma e demonstra a reação de cada um, e é o que cada um faz ou fala que faz o anime ficar bom. O inicio é meio lento, demora uns 2 episódios para o anime ficar interessante, o que é muito bom em comparação com outros animes, já o final completa o objetivo de um drama, ele te força a chorar.

Visualmente o anime é impecável, os cenários, a iluminação, anotomia, animação (que de vez em quando se arrisca em ângulos diferentes), quantidade de quadros por segundo, efeitos, tudo com qualidade de filme. A edição e timing é bem estruturada, flashbacks são raros, e mesmo quando ocorrem, normalmente é uma animação diferente, um olhar diferente.

Normalmente em situações mais simples fica sem trilha musical,  quase a metade é assim, as trilhas feitas só com piano enfatizam ocasiões importantes, algumas vezes, quando uma das trilhas tristes iniciava dava até um frio na espinha. São raros os casos em que a música e a animação de abertura e encerramento me agradam, esses foi um dos raros casos. A dublagem de todos os personagens encaixa muito bem com destaque para Haruka Tomatsu, a dubladora da Anaru, é impressionante o que ela consegue passar.

AnoHana é uma história simples com situações complicadas que conseguem fazer você chorar de qualquer jeito e que só peca em forçar triângulos amorosos com crianças de 5 anos. Para quem gosta de drama, vale a pena assistir por ser um anime caprichado em vários aspectos como roteiro, imagens e áudio.

Avaliação: 9,0

Tema de abertura:
“Aoi Shiori” (青い栞) Marca Página Azul de Galileo Galilei
http://youtu.be/raLSq-VIP5o

Tema de encerramento:
“Secret Base – Kimi Gakure ta Mono (10 years after Ver.)” (secret base 〜君がくれたもの〜 [10 years after Ver.]) by Ai Kayano, Haruka Tomatsu, and Saori Hayami
http://www.youtube.com/watch?v=nrcbYnF8roQ

Personagens:


Site Oficial: http://www.anohana.jp/

 

Galeria:

O nome oficial do anime é “Ano Hi Mita Hana […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *