IRON MAN #1

Olá a todos! Uma nova estação do ano se inicia e com ela uma nova temporada de animes estréia no Japão. Não é a primeira vez e nem será a última, que a temporada de outono (japonês) é a temporada que costumam aparecer as maiores estréias do ano. Acho que parte disso se deve à proximidade com o Natal (que vale lembrar, no Japão é uma data 100% comercial onde nem feriado é) para os estúdios arrecadarem seus milhares de ienes para possíveis produções no ano que se inicia. O primeiro anime que irei comentar desta temporada que está cheia de novidades é IRON MAN. Co-produção entre Marvel (EUA) e Madhouse (Japão) que faz parte de uma parceria entre as duas empresas para produzir 4 animes: IRON MAN, Wolverine, X-Men e Blade. O primeiro a dar as caras é IRON MAN e é dele que irei comentar neste post.

Quem lembra quando IRON MAN foi anunciado? Foi na San Diego Comic-Con de 2009 que este projeto veio a tona com um trailer de IRON MAN que deixou os fãs de queixo caído (tá, eu fiquei pelo menos). Juntou a força e a popularidade do personagem da Marvel com tudo o que japonês gosta de produzir em seus shounens que é explosão e muita ação desenfreada. Na época da liberação do trailer eu fiquei maluco! CARACA, VAI SER BOM DEMAIS! MEU DEUS, QUE LINDS. E de lá pra cá se passou mais uma Comic-Con e ai finalmente o anime estreou no dia 1 de outubro. Só que pintou um problema, meu caros! TÁ DIFERENTE ISSO AI, RAPAZIADA!

É isso mesmo, IRON MAN mudou drasticamente de visual em sua série de TV e que do antigo só se lembra o logo! O que antes era uma das séries mais hypadas DO ANO se tornou para muitos uma grande decepção. Mas vamos contar um pouco da historinha do Stark-chan no Japão!

Tony Stark, cara bem apessoado e muito cara de pau, depois de dar muita pancada em vilão nos EUA, decide que talvez a sua maior criação, deveria ser usada para o bem, como uma unidade pacificadora para combater o mal, as guerras e o terrorismo. Claro que a grana move Sr. Stark para o maior pólo tecnológico do mundo, o nosso querido Japão e lá que Tony-chan apresenta, junto de uma parceria com o governo japonês, uma unidade do IRON MAN meio diferente, mas que na teoria faz tudo o que a original faz e que, usando a tecnologia necessária, poderia ser produzida em massa para combater o mal. Mas nem tudo são flores para Tony Stark no Japão pois depois de apresentar a arma para o público, o protótipo acaba dando um defeito e após alguns testes, acaba fazendo com que um soldado que estava “vestindo” a armadura, tenha convulsões e sofra uma lavagem cerebral. Vendo o perigo de uma arma dessas estar solta por ai, Tony-chan decide voltar a vestir a sua armadura vermelha e amarela para acabar com a festa do protótipo descontrolado.

Olhando assim o enredo até convence (eu acho), mas um ponto crucial acabou degringolando tudo: A animação. A série animada, ao contrário do teaser ABUSA da tecnologia Cel Shading, que é uma renderização em 3D que imita efeitos 2D, mas com toda a liberdade que uma tecnologia em 3 dimensões pode oferecer. Exemplos de onde isso foi usado são os jogos de Naruto e no anime de Initial D: Fourth Stage. Mas Cel Shading é uma faca de dois gumes, é preciso usá-la com moderação se não fica muito, mas muito estranho. E foi este um dos pontos negativos de IRON MAN, usaram Cel Shading a dar com pau! E essa coisa é cara! Mas eu já sei onde houve o corte de orçamento para dar um banho 3D no anime, exatamente na outra tecnologia de animação usada na série, o nosso querido e convencional 2D.

Os personagens em IRON MAN tem movimentos extremamente limitados, o que acabou deixando o anime ainda mais estranho! Sem falar do traço que lembra aqueles animes do tipo Genma Wars que passavam no Animax (aliás, viram o canal onde ele foi exibido? Hahahahaha) de manhã e que você só assistia se realmente não tivesse NADA pra fazer. Pode ter gente que tenha gostado, mas eu particularmente não me animei muito com a série não, o hype diminuiu consideravelmente. Mas quem sabe certas limitações não avalanquem outras coisas como o enredo? Só o tempo irá dizer se IRON MAN merece mesmo todo o hype da galera ou será uma investida falha da Marvel no mercado nipônico.

Imagens do Episódio:

Olá a todos! Uma nova estação do ano se inicia […]

Deixe uma resposta