Dareka ga Watashi ni Kiss wo Shita

ENG: Memoirs of a Teenage Amnesiac
PT: Memórias de uma Adolescente Amnéscia
Diretor: Hans Canosa
Produtores: Hans Canosa, Kwesi Collison, Ash Nukui, Wendy Reeds e Jun Sanders
Ano: 2010
País: Japão

Olá pessoas, como estão? Vocês devem ter percebido que mesmo a temporada de animes tendo começado eu não tenho postado muito né? Culpem os vários projetos que tenho feito nesse começo do final do semestre. É sempre assim, uma correria maluca, mas prometo comentar todos os animes que eu assistir nessa temporada. Dado o aviso, hoje venho aqui comentar não de um anime, nem de um dorama, mas de um filme. Dareka ga Watashi ni Kiss wo Shita, ou simplesmente, DareKiss. Filme de 2010 estrelado pela Horikita Maki, Yuya Tegoshi, Ken’ichi Matsuyama e Anton Yelchin. O filme, lançado em março deste ano, foi um dos mais de 400 filmes selecionados para ser exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no último sábado, dia 23 de outubro, sai de casa para ver pela primeira vez a minha atriz japonesa preferida, Horikita Maki em um cinema do Brasil. Neste post falarei as minhas impressões sobre o filme e avaliarei esta incrível e linda história envolvendo três caras, uma garota, fotografia e uma memória perdida.

DareKiss conta a história de Naomi Sukuse (Horikita Maki), uma garota japonesa que estuda em uma escola internacional de Tóquio e certo dia, após levar uma queda, perde sua memória referente aos 4 anos anteriores ao acidente. Após tal acontecimento, Naomi tenta gradativamente recuperar a sua memória recente, e isso inclui praticamente todos os seus anos de faculdade, lugar onde conheceu Ace Zuckerman (Anton Yelchin), um garoto americano que joga tênis junto de Naomi e devido a vários fatores em comum decidiram virar namorados.

O problema é que Naomi não lembra muito bem quem é Ace e é aí que entram os outros dois personagens da história, Mirai Hasegawa (Yuya Tegoshi), vice-presidente do anuário da escola e Yuji Miwa (Ken’ichi Matsuyama), um rapaz misterioso e que muitos dizem ser bastante problemático. Naomi, ao mesmo tempo em que tenta recobrar sua memória perdida, acaba decidindo o que quer de sua vida dali pra frente, tentando achar a si mesma em uma confusão de sentimentos e memórias e que além de tudo, envolvem uma busca pelo seu verdadeiro amor.

Quando fiquei sabendo que DareKiss viria para o Brasil eu fiquei extremamente animado afinal não é todo dia que se tem a oportunidade de ver um filme japonês com atores que você está acostumado a ver sempre em doramas toda temporada, passando em um cinema relativamente perto de você. Eu já imaginava que o filme seria bom, mas depois de assistir no cinema, definitivamente este filme me trouxe uma sensação e experiência audiovisual extremamente marcante, engraçada e apaixonante.

A narrativa de DareKiss segue uma linha de acontecimentos muito bem pensada pois o seu desenvolvimento é bem tranquilo, dando espaço e tempo para cada elemento da história ter o seu destaque e momento especial. A montagem e principalmente a fotografia do filme são muito bonitas e dão um ritmo bom a medida que o filme vai sendo exibido. Uma coisa que ficou marcada na produção também é o uso de efeitos especiais em certos momentos do filme, principalmente em cenas que envolviam o anuário da escola ou outra situação que girava em torno de fotografias. Os efeitos foram muito bem pensados e de certa forma, deixam o filme ainda mais bonitos, pois são marcantes em diversos aspectos na produção. A transição de cenas também me deixou bastante satisfeito, usando efeitos bastante originais e ângulos de câmera muito bem posicionados.

Quanto aos atores eu não preciso nem falar que amei demais a atuação da Maki. Como escrevi no inicio do post, ela é a minha atriz preferida e ver um filme de romance onde ela é a protagonista é sempre muito bom. Uma das coisas que achei bastante interessante foi o fato da Maki no filme também falar em inglês, e digo mais, com uma pronuncia muito boa e sem exageros. É impossível não se apaixonar pela Maki-chan falando em inglês, hahaha.

Pra quem gosta de filmes de romance com comédia e uma dose de drama, DareKiss é um filme extremamente recomendado. Tendo um ar de produção alternativa, a história é cativante e as atuações são muito legais. Quem mora aqui em São Paulo não pode perder a chance de assistir esse filme no cinema. Aliás, na última exibição do filme estará presente na sala o diretor do mesmo, Hans Canosa em pessoa para comentar e conversar com os espectadores. Filme bom, história legal, atores que a gente conhece e um festival de cinema muito bem organizado. Vá agora assistir as duas exibições que faltam antes que saia de cartaz! Abaixo você confere os dias que o filme ainda estará em exibição contando a partir de hoje, terça-feira, dia 26 de outubro.

Memórias de uma Adolescente Amnésica
Hans Canosa, 120 minutos – Japão

34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

23/10/2010 (Sábado) – Cine TAM – Sala 4 – 19h (Sessão 194)
25/10/2010 (Segunda) – Cinemateca – Sala Petrobras – 15h (Sessão 350)
02/11/2010 (Terça – Feriado) – Cinema Livraria Cultura 1 – 19h30 (Sessão 1152)
04/11/2010 (Quinta) – Unibanco ARTEPLEX 2 – 19h50 (Sessão 1317)
(Presença do diretor do filme, Hans Canosa)

ENG: Memoirs of a Teenage Amnesiac PT: Memórias de uma […]

2 thoughts on “Dareka ga Watashi ni Kiss wo Shita”

  1. Olá Léo!!

    Acabei de assistir o filme, é realmente muito bom, divertido e dinâmico, bem diferente dos j-movies tradicionais que muitas vezes poderiam ser mais curtos, na minha opinião. kkkk

    Eu também adoro a atriz (que por sinal é muito parecida com uma amiga minha,, vou até gravar uma cópia do filme pra ela assistir!!! – eu fiquei realmente assustada com a semelhança!!!), mas tive a impressão que não era realmente ela que falava inglês.

    Ela já morou nos EUA ou em outro país? POrque ouvindo outros atores/atrizes japoneses falando inglês, é algo que realmente assusta. kkkkk

    Gostei muito do seu blog. Omedetou.

    Até mais.

    Midori

Deixe uma resposta