J-Drama Review #9: Ichi Rittoru no Namida

Ichi Rittoru no Namida
(1 Litro de Lágrimas)
Diretor: Murakami Masanori

Produção: Fuji TV

Nº de episódios: 11
+ 1 especial
Ano: 2005

Iniciando mais uma review sobre um dorama e quando eu vejo em qual numero eu já estou, eu penso: Caramba, como isso vicia XD. Ichi Rittoru no Namida é um dorama que levou esta palavra ao pé da letra, é muito triste. Baseado no livro “1 Litre no Namida” que por sua vez é a compilação do diário de uma garota chamada Aya Kitou, uma adolescente japonesa que sofria de uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar, uma doença degenerativa que atacada os cerebelo deteriorando-o gradualmente. Como resultado disso a pessoa que sofre de tal doença começa a perder o controle sobre as suas funções motoras e também não consegue mais falar. A garota morreu aos 25 anos, 10 anos após a descoberta da doença, em 23 de maio de 1988.

O Dorama conta a história de Ikeuchi Aya, uma garota que mora com os seus pais, Mizuo e Shioka e seus três irmãos, Hiroki, Ako e Rika e que aos 15 anos de idade é diagnosticada tendo uma doença grave e incurável, a degeneração espinocerebelar. Ela faz parte do clube de basquete da escola onde estuda e aos poucos vai vendo que praticar o esporte ou fazer coisas simples tem se tornado cada vez mais difícil. Aya tem um colega de classe, chamado Asou Haruto, um estudante fechado que, pela pressão do pai, tem que se tornar um médico algum dia para seguir os passos do irmão mais velho, que morreu em um acidente. O dorama mostra então como fica a vida de Aya após descobrir que tem a doença e as dificuldades que não só ela mas toda a família tem que enfrentar por causa disso. Ele mostra também a sua relação com Haruto, que aos poucos começa a ganhar a simpatia da garota tornando-se um grande companheiro da mesma na luta contra a doença.

O destaque do dorama, com toda a certeza, fica para a atriz que interpreta a Aya, Sawajiri Erika. O papel interpretado pela atriz é extremamente dificil pois a medida que o tempo vai passando, Aya começa a dar sinais evidentes da doença e a atriz, com a sua atuação, mostra bem como é o avanço da doença na garota e as dificuldades enfrentadas pela mesma. Pelo fato de ter sido baseado em uma história real, o dorama consegue ser ainda mais emocionante pois a cada episódio você vê o drama da garota para não se abalar demais com aquilo, se esforçando cada vez mais para fazer as coisas e que além da doença, precisa enfrentar o preconceito dos colegas de classe e de outras pessoas da sociedade. Outro destaque do dorama é a atuação Nishikido Ryo, o Asou-kun. O último dorama que eu tinha visto com ele foi “Last Friends” e apesar de também ter achado a interpretação dele muito boa, o personagem deixou uma impressão horrível ^^. Sabe quando você vê um anime e fala: “Nossa, essa é a voz de tal personagem”? então, é basicamente isso só que com o ator em questão. Em Ichi Rittoru, Nishikido foi ótimo e o seu papel no dorama foi fundamental para o bom andamento do enredo.

Ichi Rittoru no Namida é um dorama que teve uma produção extremamente bem feita, pois tenta relatar com o máximo de realismo possível o que a doença que Aya tem pode fazer com a garota. Apesar de triste, é um daqueles doramas que todo mundo precisa ver por causa de seu enredo extremamente comovente. Gostei demais de tê-lo assistido, vale muito a pena. O dorama ganhou um especial (que pode ser classificado como um filme) também, que mostra a vida dos personagens após a morte da garota.

Ichi Rittoru no Namida(1 Litro de Lágrimas)Diretor: Murakami MasanoriProdução: Fuji […]

2 thoughts on “J-Drama Review #9: Ichi Rittoru no Namida”

  1. 1 Rittoru no Namida é até agora o meu dorama favorito, além de ter sido o primeiro. Foi extremamente marcante, fiquei quase um mês meio deprimido, pensando na história. Assisti três vezes e chorei em todas.

    Vale a pena demais!

Deixe uma resposta