The Sky Crawlers

The Sky Crawlers
スカイ・クロラ
Diretor: Mamoru Oshii

Estúdio: Production I.G

Ano: 2008

Desde que apareceram as primeiras imagens sobre este filme eu fiquei curioso pra saber como seria o mesmo. Já começando pelo seu diretor, Mamoru Oshii, de Ghost in the Shell. O filme fez parte da seleção oficial do 65º Festival de Filmes de Veneza e também concorreu no Festival Internacional da Catalunha, ganhando dois prêmios. Um por melhor trilha sonora (Kenji Kawai) e outro de melhor filme direcionado para o público juvenil. Ele também foi um dos 14 pré-indicados ao Oscar deste ano.

The Sky Crawlers mostra, em um mundo alternativo, a história de crianças chamadas Kildrens, crianças que não envelhecem e são incapazes de morrer. Esses Kildrens são seres humanos criados por adultos e que foram feitos inteiramente para voar e lutar em batalhas aéreas contra outros Kildrens, sendo este o único meio dessas crianças morrerem, em combate. O filme conta a história de um Kildren chamado Yuichi Kannami, o melhor piloto do Japão e que é transferido para uma base aérea na Europa. Ao chegar na nova base, Yuichi conhece a comandante Suito Kusanagi e ela faz com que a vida do garoto que até então só sabia combater e que não se lembra do seu passado, passe a mudar completamente. Com isso Yuichi começa a se perguntar o por que da sua existência naquele mundo e qual o motivo pelo qual ele tem feito sempre a mesma coisa por toda a sua vida.

Continua >

O filme mistura ótimas cenas feitas em CG de combates com um enredo mais parado, voltado para a reflexão dos personagens. Apesar de parecer um filme de ação, The Sky Crawlers é mais centralizado na relação entre os seus personagens e no motivo pelo qual eles têm que lutar, sendo considerados apenas objetos feitos com o intuito de mostrar combates aéreos com a maior realidade possível. A trilha-sonora do filme é muito bem feita, tendo momentos em que a mesma combina perfeitamente com o clima das cenas. Os personagens tem um olhar expressivo e um caracter design que age em total harmonia com as cenas em computação gráfica. O visual do anime é belíssimo tendo backgrounds extremamente bem trabalhados cheios de detalhes.

Continua >

Pelo fato do filme ser conduzido num ritmo bem lento, algumas pessoas que viram o trailer e/ou esperavam por um filme cheio de ação podem não curtir a idéia mostrada por Oshii. Mas ainda assim as cenas dos combates valem muito a pena e não se sobrepoem ao resto do filme, tendo um equilíbrio muito bom entre ação e drama. Este filme me lembra os filmes de Makoto Shinkai, pela temática adotada e pela maturidade de seus personagens. Com toda certeza é um belo filme, que deve ser visto por quem gosta de um filme extremamente bem produzido.

The Sky Crawlersスカイ・クロラDiretor: Mamoru OshiiEstúdio: Production I.GAno: 2008 Desde que […]

4 thoughts on “The Sky Crawlers”

  1. Pelo enredo inicial não me pareceu ser muito interessante, mas os comentários que tu fez depois me chamaram atenção, até mesmo por ter uma animação bonita pelo que pude ver nas imagens. Vou tentar dar uma olhada!

  2. De fato o filme é muito bom. Fiquei com receio de assistir no começo, pois alguns filmes de animação com o mesmo tempo de duração não atrairam minha atenção, me fazendo desistir antes de terminar. Sky Crawlers foram duas horas que passaram voando (literalmente). As cenas de ação são poucas, mas são lindas.

  3. Eu achei o filme bem ruim, o enredo é muito parado, tive sono várias vezes durante os momentos mais lentos. Os últimos 40 minutos talvez salvem um pouco. De fato, as batalhas são boas e bastante realistas, mas o filme não vai além disso, oferecendo muitos momentos monótonos.

    Por favor, não o compare com as obras de Makoto Shinkai, apesar de ambos terem cenários muito ricos, os filmes de Makoto se focam bastante nas emoções e os diálogos e pensamentos dos personagens são bem mais trabalhados.

Deixe uma resposta