Resenha: Death Note #13 – How to Read

Death Note #13 – How to Read é um volume especial de Death Note que foi lançado pela JBC neste mês. Neste volume são mostradas informações especiais sobre a série, contando muitas coisas detalhadamente. A edição do mangá está muito boa, tiveram um trabalho muito grande e devo reconhecer que foi um esforço tremendo mas que teve um resultado ótimo. Nesta review eu falarei sobre cada capitulo do volume, fazendo comentários. Há imagens de algumas páginas do mangá. Como infelizmente eu não tenho scanner, tirei as fotos com uma câmera digital. Apesar de não ser possivel de ver tudo 100%, já dá pra ter uma idéia do que vc poderá encontrar em How To Read.

Primeira página do mangá e página especial contendo um card com o verdadeiro nome de L

– HOW TO READ – CHARACTER

  • Perfil dos personagens principais
  • Organizações relacionadas ao caso Kira
  • Gráfico de relações entre as forças ligadas ao caso Kira
  • Arquivo completo sobre os Shinigamis
  • Diário de observação dos Shinigamis

Aqui são apresentadas diversas informações sobre todos os personagens que apareceram no mangá e também informações sobre os Shinigamis.Na parte dos personagens são mostradas coisas como informações básicas, ficha pessoal, personalidade, capacidade, histórico, frases marcantes, preferências e etc.Já na parte dos Shinigamis, também somos apresentados à todos os Shinigamis que apareceram e contem informações como ficha pessoal, personalidade, objetivo, características e etc. Há também o “Death Chart” com o nível de inteligência, curiosidade, atitude, bondade e Nº de assassinatos de cada Shinigami.
Quanto ao gráfico de relações, é mostrado, por via de setas, como cada organização agiu no caso Kira e como essas ações foram interligadas durante o mangá. As influências que cada uma exerceu sobre a outra também é mostrado.
O diário de observação dos Shinigamis mostra, em detalhes coisas como mente, mãos, paladar, olhos e outras coisas. Há também informações sobre como o Shinigami normalmente usa o Death Note.

– HOW TO THINK

  • Longa entrevista com Tsugumi Ohba
  • A verdade sobre o Death Note
  • A origem dos títulos de todas as 108 “Páginas”

Aqui somos apresentados ao criador do mangá, Tsugumi Ohba. Nesta entrevista ele fala sobre diversas coisas, sejam pessoais ou sobre o mangá. Dúvidas frequentes sobre o enredo também são discutidas.
Há também neste capitulo 24 verdades sobre o mangá. Como até que ponto a porcentagem de L era confiável e outras coisas.
Sobre as 108 páginas, Ohba faz uma breve explicação sobre cada titulo.

– HOW TO READ – STORY

  • Comentários sobre a história (Fase L)- 28/11/2003 a 05/11/2004
  • Intervalo – 06/11/2004 a 07/10/2009
  • Comentários sobre a história (Fase Near e Mello) – 08/10/2009 a 28/01/2010
  • Epílogo – 29/01/2010 em diante

Neste capitulo é mostrada a linha do tempo do mangá. TODOS os acontecimentos estão listados, de acordo com a sua data especifíca e há comentários sobre alguns acontecimentos também. O capitulo é dividido em 2 e inclusive mostra uma breve explicação entre o intervalo de uma fase à outra. Mostra também o que supostamente aconteceu após o final da série, explicando como cada personagem continuou a sua vida.

– HOW TO DRAW

  • Longa entrevista com Takeshi Obata
  • Os segredos sobre a criação e produção dos personagens

Assim como foi feito com Ohba, aqui há uma entrevista com o desenhista do mangá, Takeshi Obata.
Aqui é mostrado também os esboços iniciais dos personagens, como eles foram incialmente planejado e como sairam na produção final. Mostra coisas como cenas modificadas e adaptações feitas por Obata em coisas que Ohba lhe mandará no storyboard. “Se L no storyboard comia pudim, ele [Ohba] escrevia especificamente ‘pudim’. Um dia quando apareceu ‘melão com presunto’, cheguei a me preocupar em vão. ‘Será que vai mudar para uma série de frutas?’, pensei.”

– HOW TO READ – Rule and Trick

  • Conhecimentos básicos sobre o Death Note
  • A Transição do direito de propriedade
  • How to use it (Como usá-lo) na prática
  • Lista de análise de todos os truques

Aqui são mostrados detalhes sobre o Death Note, como o seu funcionamento, regras explicadas em grupos e coisas que se usadas, poderiam mudar totalmente o rumo da história. É mostrado também coisas como regras que impossibilitam uma pessoa de ser morta, mas essas regras são bem restritas. São mostrados quantos Death Note cairam no mundo dos humanos, como cada personagem transferiu o direito de propriedade, quais nomes foram escritos em cada um dos cadernos e que fim levou os mesmos.
É analisado também cada truque usado no mangá, por meio de classicação de eficiência.

HOW TO CREATE

  • Entrevista especial – Tsugumi Ohba X Takeshi Obata
  • Making of – “Death Note”
  • 33 Perguntas
  • 13 verdades sobre “Página 108 – ‘Fim'”

Aqui há um longo bate-papo entre Ohba e Obata, os dois vão além de coisas do mangá e também falam sobre a sua vida pessoal. É uma parte interessante porque percebe-se que foi um bate-papo bem divertido, principalmente porque Obata fica surpreso com algumas respostas de Ohba, que é um maniaco por limpeza.
Há um questionário respondido pelos autores e também como foi feito a produção do mangá, desde o inicio. É interessante ver o storyboard da série, explicando detalhes sobre a produção e desenvolvimento.

HOW TO PLAY – CADERNO DE ANOTAÇÕES DO RYUK

Aqui o Shinigami Ryuk, explica de uma maneira divertida, alguns acontecimentos vistos por ele no mangá. Mostra o que ele achou de Light, como ele viu o relacionamento entre Light e Misa-Misa, quantos doces L comeu, quantos brinquedos Near comprou. Enfim, há coisas que só o Ryuk poderia falar. É o inicio da parte engraçada do mangá.Há um teste também, bem engraçado fazendo a pergunta: “Com quem vc se parece? avalie qual personagem de Death Note você é!!!” e também a parte das tirinhas. São 14 4-komas muito engraçados, principalmente os que envolvem o L e o Ryuk. A do “Concurso de Talentos do DN” foi ótima XD. Essas tirinhas eram publicadas em edições especiais da Shonen Jump.

A última coisa do mangá é o One-shot que deu origem a série. O personagem principal é um garoto chamado Taro Kagami, de 13 anos, que acha o Death Note jogado na rua pensando que é um diário. Algumas regras do Death Note do One-shot são diferentes das regras da série regular, inclusive uma coisa que se quer foi inclusa no mangá, e que teve uma regra específica desqualificando o seu uso. O One-shot se mostra mais “Light” (não, isso não é uma piada pronta) do que o mangá normal. É interessante e merece uma boa lida.

Esse volume está muito bom, é um ítem obrigatório para quem comprou o mangá, pois explica coisas bem legais sobre a série e também mostra coisas divertidas e curiosidades sobre o enredo e seus personagens. Apesar não ser aconselhável para quem não comprou o mangá, por conter revelações sobre o final em praticamente todos os capitulos, é um mangá bem feito e bem editado. A JBC, pela primeira vez, me fez elogiá-la pela qualidade de edição do mangá. Mas apenas com DN, porque para a JBC subir no meu conceito, precisa parar com manias de lançar meio-tankobons e também fazer um trabalho decente em todos os seus mangás. Coisas que a Panini já faz a um bom tempo.

Death Note #13 – How to Read é um volume […]

4 thoughts on “Resenha: Death Note #13 – How to Read”

  1. Ótimo review, Leo, me deixou com muita vontade de comprar. Pelo visto a JBC se dá melhor com livros do que com mangas, a Enciclopédia de Love Hina também veio com uma ótima qualidade.

    Aqui em Manaus vai demorar um pouco para chegar o How do Read, visto que estamos no #10 ainda se lembro bem, mas depois desse review, é compra na certa

  2. “A JBC, pela primeira vez, me fez elogiá-la pela qualidade de edição do mangá”
    Isso é q me convenceu definitivamente a comprar o How to Read!
    Ótima review, Leo, valeu a pena esperar. =)

  3. na cidade em q móro não vendem mangas muito – animes então gostaria muito d saber o verdadeiro nome do L.c pudér me dizer ficarei agradecida

Deixe uma resposta