Blood Lad – Primeiras impressões

[HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_02.04_[2013.07.07_16.19.36]Vampiros são criaturas sórdidas, sedentas por sangue, soturnas e… otakus? Conheça uma das principais apostas dessa temporada de verão 2013: Blood Lad.

Certamente essa era a estreia que eu mais estava aguardando dessa nova temporada. Baseado no manga que está sendo publicado desde 2009 na revista seinen Young Ace pela autora Yuuki Kodama, Blood Lad conta atualmente com nove volumes encadernados, sendo que neste momento sete já foram publicados no Brasil pela editora Panini em sua periodicidade bimestral.

Blood-Lad copy

Leia também da temporada de verão 2013:

Na história temos o chefe do distrito leste do mundo dos demônios, o poderoso vampiro Staz Charlie Blood. No entanto, ao invés de buscar poder, sangue e o caos, o que realmente interessa à Staz são as produções humanas, principalmente aqueles do entretenimento pop japonês: mangas, animes, games, figures etc. Sendo um otaku de carteirinha, seu grande sonho é poder ir livremente ao mundo humano pra curtir com a galera na Liba comendo melona em Akihabara.

Assim, Staz fica muito empolgado quando um dos seus subalternos avisa que uma colegial japonesa humana, Fuyumi Yanagi, foi parar no mundo deles, essa é a grande chance do vampiro conversar sobre o que gosta e conhecer mais do mundo humano além daquilo que lê nos mangas (sério, o conhecimento humano dele é bem limitado, incluindo aí achar que as esferas do dragão realmente existem).

[HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_04.44_[2013.07.07_18.32.19]Só que como todo líder de um distrito, Staz é frequentemente desafiado pelo seu território e em uma dessas disputas a garota acaba morrendo, e quando isso acontece no mundo dos demônios os humanos se transforma em fantasmas, o que acaba fazendo com que o vampiro perca seu interesse na garota. Portanto, ele resolve que irá ajuda-la a ressuscitar e voltar ao seu mundo (quando na verdade o interesse dele é justamente em ir lá para o Japão).

Apesar desse começo bobo, como já li boa parte do manga antes de ver o anime, sei que Blood Lad evolui muito, tanto no desenvolvimento de todos os personagens e do próprio mundo dos demônios e suas disputas políticas internas. Mas focando no que foi apresentado nesse primeiro episódio, tivemos uma estreia no máximo morna, o que até já era de se esperar pois o manga também não começa mostrando todo seu potencial. No entanto, a adaptação conseguiu tirar uma pouco do impacto tanto das cenas de ação quanto das cenas de comédia que o manga possui. Não é algo trágico, mas poderia ter sido melhor (especialmente quando é mostrado parte do poder verdadeiro de Staz. Se no manga você fica pensando “Wow! Tem algo escondido aqui!“, no anime a reação é quase nula).

[HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_11.50_[2013.07.07_18.34.38]Por ser um seinen, Blood Lad consegue trabalhar de uma forma diferente vários clichês dos animes e mangas shonen de luta, satirizando várias vezes o que estamos acostumados a ver. O próprio protagonista é uma versão deturpada do típico herói de um manga da Jump por exemplo. Ele tem poder, muito poder, é fiel aos seus próximos, luta por seu ideal, mas possui as motivações mais banais possíveis para agir e isso acaba gerando uma empatia interessante com o personagem.

Ao balancear de forma interessante ação com comédia, com uma boa dose de aventura sobrenatural, Blood Lad certamente tem tudo para agradar dos fãs mais casuais (apesar de que esses podem demorar um pouco para “pegar” o tom da história) aos com maior bagagem. Talvez o fanservice meio sem contexto incomode alguns, mas é possível passar por cima dele facilmente.

[HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_06.54_[2013.07.07_18.32.59]Da mesma maneira que a história se mostra não muito empolgante nesse início, o mesmo podemos falar da parte técnica pelo estúdio Brains Base (Durarara!!, Baccano!). Achei interessante alguns recursos estilísticos como as onomatopeias exageradas na tela (Jojo manda lembrança) e o equilíbrio na transposição do traço do manga para a animação, mas não é possível perceber muito empenho nas cenas onde a animação é mais exigida – o combate que existe no episódio chega a ser bem anti-clímax. Mesmo que a ideia seja justamente essa, quebrar a expectativa de quem assiste e espera algo clichê, ficou desinteressante. É esperar que no continuar da série, onde várias outras batalhas acontecem, isso seja melhor realizado.

Apesar desses pequenos problemas, as primeiras impressões de Blood Lad são de medianas para boas no geral, deixando óbvio que temos potencial para muita coisa boa ser desenvolvida, especialmente com o seu peculiar protagonista vampiro-otaku.

Vou continuar assistindo, mas e você, o que achou desse primeiro episódio da série?

Quer saber mais sobre o manga? Confira a review do primeiro volume publicada no Brasil feita pelo Gyabbo! AQUI.

[HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_06.28_[2013.07.07_18.32.51] [HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_15.39_[2013.07.07_16.34.38] [HorribleSubs] Blood Lad - 01 [720p].mkv_snapshot_18.26_[2013.07.07_18.35.39]

Vampiros são criaturas sórdidas, sedentas por sangue, soturnas e… otakus? […]