Free! – Primeiras impressões

Free-!-01-logo

O anime mais comentado antes mesmo da temporada de verão 2013 começar, conheça Free!

Antes de começar a falar das minhas primeiras impressões acerca do novo anime do estúdio Kyoto Animation, Free!, é bom fazermos uma retrospectiva de tudo que o cercou antes dele chegar até às nossas mãos. Em março desse ano o KyoAni lançou um comercial – entre tantos outros que eles já fizeram – onde ao invés das costumeiras garotinhas moe tínhamos um quarteto de garotos colegiais sarados em trajes de natação espalhando água  por aí.

Blood-Lad copy

Leia também da temporada de verão 2013:

  • Blood Lad – Primeiras impressões

Não temos como saber até hoje qual era exatamente o plano do estúdio, se era realmente apenas mais um comercial para mostrar a capacidade técnica deles, um preview de algo que estava para chegar ou mesmo um teste para a possibilidade de investir no público feminino. No entanto, o que sabemos é que mesmo com todas essas dúvidas o comercial, que acabou sendo batizado de “Swimming anime“, virou uma verdadeira febre do dia para noite entre os fãs de animes, em especial com as fujoshi, que criaram fanarts, fanfics, personalidades, doujinshi e tudo que fosse possível com aqueles 30 segundos.

Depois acabamos descobrindo que sim, tudo fazia parte de um planejamento mais antigo vindo desde 2011, culminando com o anime que temos hoje e uma light novel em publicação.

[Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_12.23_[2013.07.05_04.25.20]Na história somos apresentados inicialmente a um grupo de quatro crianças que faziam parte de um grupo de revezamento do clube de natação da escola no ensino fundamental: Haruka Nanase, digamos que é o principal personagem do anime, amante da água onde consegue se sentir verdadeiramente… bem, livre, prodígio da natação quando menor, mas que acaba deixando-a de lado quando cresce e que possui uma personalidade meio tsundere, nadando apenas no estilo livre; Makoto Tachibana, o mais alto do grupo, o típico grandão de coração generoso e mole, sempre ao lado de Haruka; Nagisa Hazuki, o mais extrovertido de todos, além de ser o mais jovem; e Rin Matsuoka, personagem de estilo mais badass e o grande rival de Haruka.

Após ganharem um campeonato da categoria e irem para o ensino médio, o grupo se separa, com Rin indo morar na Austrália. É a partir de sua volta ao Japão depois de morar esse tempo fora que o enredo se inicia realmente, com o fogo da rivalidade trazendo de volta à Haruka o desejo de nadar profissionalmente. Mas agora Rin compete por outra escola, restando aos três outros garotos a necessidade de encontrar mais um membro para a equipe recriar o clube de natação.

[Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_05.16_[2013.07.05_04.23.15]Olhando assim é possível se enganar com o que realmente foi o primeiro episódio de Free! e as impressões que ele deixa até o momento. Rivalidades, passado mal resolvido, disputas, cenas bem feitas de natação, uma difícil escolha entre seguir pelo caminho normal ou buscar não ser só mais alguém na multidão. Tudo isso é pincelado em Free! e poderia realmente dar um ótimo anime, mas infelizmente em menos de dez minutos você percebe facilmente que todas essas coisas são um pano de fundo bem fino para colocar os jovens em condições de tirar a roupa e ficarem molhados por qualquer razão que seja.

Ao assistir a esse primeiro episódio a impressão que tive é de estar vendo a mesma coisa daquele comercial de 30 segundos, mas dessa vez em meia hora. Não soa natural, soa forçado, sem carisma, sem propósito algum além do fanservice – e isso podemos dizer que deve fazer um belo sucesso já que tem aos montes e de forma bem desenhada.

[Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_14.38_[2013.07.05_04.26.22]“Ah! Mas você está reclamando do anime só porque o fanservice é voltado para as mulheres, não para os homens como sempre era!”. O mais triste é que não. Fui assistir ao primeiro episódio com muita fé de que teríamos algo interessante, mesmo que o corpos malhados e molhados não me interessassem. Como é possível ver no meu post de apostas para essa temporada, Free! estava lá em cima nas minhas considerações. Não tiro um anime da Kyoto Animation do páreo por nada.

O problema não está no fanservice – ainda que sim, eu vá continuar implicando com a sexualização de garotos menores de idade da mesma forma como faço quando isso é feito com garotas -, mas sim na baixa qualidade da obra. Em um primeiro episódio é mais do que crucial buscar estabelecer com o espectador uma empatia entre ele e os personagens, mas isso é esquecido em Free!, deixando os clichês de personalidades de anime levar a obra, criando assim carisma zero da parte deles.

Sem contar a forma como os acontecimentos vão se desenrolando através de coincidências que ninguém parece ter se esforçado em fazer sentido, vide o encontro com o amigo que morava em outro continente no prédio abandonado da escola no meio da noite. Nem mesmo a arte e animação que costumeiramente são os pontos altos do estúdio estão tão afiados dessa vez – estão acima da padrão, mas Hyouka, por exemplo, apresenta esses pontos de forma bem melhor.

[Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_21.18_[2013.07.05_04.28.41]Possivelmente isso tenha sido o que mais me decepcionou, não vejo o espírito do estúdio nessa obra. K-ON! é engraçado e leve, Haruhi Suzumiya é nonsense e divertido, Hyouka é misterioso e apaixonante, Chuu2byou é engraçado e curioso. Free!, até o momento, é apenas uma poça d’água, não uma piscina olímpica. Posso queimar a língua depois, espero até que isso aconteça e continuarei a série para ver no que vai dar, mas sendo bem sincero, sem metade da empolgação de antes.

Se você gostou de Free! eu verdadeiramente gostaria de ouvir seus comentários defendendo-o, mas por favor, sem apelar para “Eu gosto é do fanservice mesmo!” ou “Esse anime não foi feito para você!”, coloque argumentos que justifiquem ele ser uma boa obra e não apenas um bom guilty pleasure para alguns grupos. E claro, se você também não gostou, deixe nos comentários o que lhe fez desgostar do “swimming anime“.

[Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_16.13_[2013.07.05_04.26.52][Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_13.41_[2013.07.05_05.15.05][Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_20.01_[2013.07.05_04.27.59][Commie] Free! - 01 [29F0B62D].mkv_snapshot_06.39_[2013.07.05_04.24.00]PS: A referência a K-ON! e ao possível futuro da Yui foi a melhor coisa desse episódio!

O anime mais comentado antes mesmo da temporada de verão […]