Review: Digimon Adventure Tri – Episódios 1 – 4 (SEM SPOILERS)

Pode ter demorado mais do que o previsto, mas finalmente estreou Digimon Adventure Tri, série produzida pela Toei para comemorar os 15 anos da franquia Digimon, trazendo consigo uma enorme onda de nostalgia: Seis anos após os eventos da primeira série da franquia, um digimon enlouquecido escapa do Digimundo para o mundo real deixando caos e destruição por onde passa. A notícia de seu aparecimento chega aos digiescolhidos originais, que há muito estão desconectados de seus digimons, e estes se sentem na obrigação de fazer alguma coisa. Com o auxílio de uma organização misteriosa, eles se reencontram com seus digimons e partem para enfrentar o inimigo. Porém, é claro que o problema era muito maior do que eles esperavam.

Assistir Digimon Adventure Tri foi uma verdadeira viagem de volta à minha infância. Poder rever esses personagens com quem passei diversos bons momentos criou uma identificação imediata entre mim e a série. Quando apareceram as cenas de digievolução com aquela música clássica não consegui conter as emoções. Pra ficar mais nostálgico só se fosse dublado em português. A Toei realmente acertou em cheio no tom dessa continuação e entregou uma verdadeira carta de amor à franquia e, por conseguinte, aos fãs mais antigos. Porém, ela foi além, apresentando novos elementos, conflitos e mistérios que fazem com que Digimon Tri não seja apenas um spin-off fanservice, mas sim uma série que vale a pena ser acompanhada.

digimonadventuretri_02Temos aqui o mesmo grupo de personagens de antes, mas que não são os mesmos. Eles estão mais velhos, mais maduros, com mais problemas, dificuldades, objetivos divergentes. O Tai já não é mais aquele menino inconsequente, disposto a ir às últimas consequências se isso lhe fizer vencer. Ele agora é um Tai que pondera mais suas atitudes e como elas afetam a vida das pessoas ao seu redor. Curiosamente, quem assumiu essa postura mais confiante foi o Matt, que antes era quem mais se preocupava com a segurança dos outros, mas que agora age de maneira mais “livre”. Muito disso se deve ao fato de seu irmão, o T.K., já estar mais crescido e, por isso, menos dependente dele. Ainda temos casos como o do Joe, o mais velho do grupo, que se distanciou um pouco pois precisa focar em seu futuro, em passar no vestibular, etc. Isso o deixou mais frio e mais afastado de seus antigos amigos ao ponto dele quase não aparecer nesses primeiros episódios.

Essa fase final da adolescência já é naturalmente conturbada e, sem dúvida, possibilita um amplo campo narrativo. Colocar esses personagens cientes de seu amadurecimento foi uma decisão que me agradou bastante. As mudanças no design dos personagens também ajudou nessa percepção de amadurecimento. Ao mesmo tempo você consegue identificar quem é quem com facilidade e também notar como eles cresceram e mudaram.

digimonadventuretri_10Por outro lado, a animação foi um ponto que já não me agradou tanto. Sim, sem dúvida ela não está sofrível como outras obras recentes da Toei, mas ainda assim tem quedas consideráveis de qualidade demais para um produto com apelo comercial tão grande e que teve tanto tempo para ser produzido. A maioria das lutas está muito bem animada e fluida, mas há outros momentos em que a quantidade de quadros estáticos e o uso de traços simples demais fica exagerado. Sem contar erros grotescos mesmo como esquecerem de animar a boca do Izzy em uma cena na primeira metade do episódio 3. Eu cheguei a achar que havia algum problema no áudio pois a voz dele continuava, mas a boca estava “fechada”.

Felizmente toda a ambientação e a história me fizeram relevar esses problemas e pude curtir, assim, o anime. Gostei especialmente de como optaram por seguir uma pegada de mais ação e menos exposição, deixando vários mistérios no ar para serem resolvidos no decorrer da série. Mistérios esses que já motivaram e motivarão ainda muitas teorias e discussões internet a fora. Adoro quando animes conseguem causar esse tipo de reação nas pessoas. Quando algo me motiva a querer sair e discutir, teorizar e buscar entender melhor o que eu assisti, é sinal de fizeram algo certo e, sem dúvida, a Toei acertou, e muito, com Digimon Adventures Tri.

digimonadventuretri_01Se você estava com medo achando que Digimon Adventures Tri seria apenas um spin-off caça-níquel, pode relaxar e assistir sem medo. Pelo menos ao que deu pra perceber por esses primeiros episódios é que teremos sim uma boa história sendo contada. Digna da homenagem que se propõe a prestar, mas também trazendo novos elementos e situações.

Digimon Adventures Tri terá seis OVAs, cada um deles divididos em quatro episódios para exibição no Crunchyroll. O segundo OVA já está com previsão de lançamento para a Temporada de Primavera 2016 no Japão.

ATENÇÃO: Para comentários mais aprofundados, com direito a SPOILERS, aguardem o Anikencast que sairá na quarta-feira!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Pode ter demorado mais do que o previsto, mas finalmente […]

20 thoughts on “Review: Digimon Adventure Tri – Episódios 1 – 4 (SEM SPOILERS)”

  1. Gostei mt dos 4 episódios, foi bom rever os personagens mais velhos e tbm ouvir a boa e velha música da digievolução, mt bom.

    Concordo contigo na avaliação e ainda vou adicionar algumas coisas.

    Como e o tri, fiquei curioso para saberem o q fariam com os escolhidos do 2, mas a Toei me vem de uma forma safada, excluir os guris com aqelas imagens deles sendo derrotados no começo do episódio 1 pelo alphamon.
    Tudo bem q o foco dessa temporada são os primeiros, mas excluir os 2ª geração foi maldade, fora que nem sabemos se estão mortos ou sumidos. Espero q nos próximos episódio seja explicado isso.

    Outra coisa q me deixou curioso é, pq diabos o Gennai estava em contato com o governo japones e ñ com os guris? Mesmo após aqela crise q teve? Ok

    gostei dos episódios.

    1. Eu preferi não entrar nesses aspectos mais detalhados no texto pra evitar spoilers pro pessoal que ainda não assistiu. Devo explorar mais o assunto no Anikencast da semana que vem, mas já adianto que acho que o pessoal do 02 não foi totalmente excluído não. Acredito que ainda veremos mais deles nos próximos episódios.

    2. pelo que vi em fã sites, parece que talvez eles iram aparecer no segundo filme, pois durante a exibição do filme foi mostrada a arte da capa do segundo OVA e nela aparece mimi e rosemon, joe e vikemon e o imperialdramon

      e outra coisa que eu soube, é que na tela do computador da organização mostra os nomes de todos os escolhidos, mas os do 02 são os únicos marcados em vermelho

      1. Essa cena com a tela do computador eu assisti e, de fato os nomes estavam lá. Ou seja, aquela ideia de que a realidade foi alterada para “apagar” a existência da galera do 02 não procede.

        1. assim como a historia que contaram de que nesse ova aparece a cena do d-3 do takeru e da hikari voltaram a sua forma anterior.

          mas a parte que ainda me incomoda, é que eles não mencionam os do 02, eles estavam agindo como sem nem os conhecessem ou não se importassem com eles, sendo que o takuru e a hikari tem o d-3 como os outros, e uma duvida que acaba surgindo é, porque somente os 4 foram lutar com o alphamon? por que o takeru e a hikari não foram? por que não informaram isso para os outros?

  2. A princípio eu achei que Tri se tratava de um animê voltado somente para os fãs fervorosos da série clássica, mas essa review mudou minhas opinião. Acho que dá sim pra alguém que não é tão fã da marca “Digimon” curtir esse animê. Enfim, curti pra caramba esses quatro episódios e concordo com tudo o que foi dito ai. 🙂

    1. Ainda bem que não foi! Faz a gente querer ver com outros olhos e não como apenas um spin off fanservice. =)

  3. Foi muito bom rever esse pessoal depois de tanto tempo, apesar das “trollagens” da Toei (sempre aprontando) no começo do ano mas valeu a pena a espera (agora toma paciência e ansiedade pro ano que vem).

    O bom foi que além das batalhas, vão focar muito nos personagens e seus “conflitos de adolescente” e esperamos que não seja muito complexo auahua! O triste foi o pessoal do 2 literalmente excluído (menção honrosa no começo do primeiro episódio) e ao Joe por ficar sumido (apesar que ele mesmo fez isso).

    Em resumo dos quatro eps… valeu a pena assistir e voltar a ser criança assistindo nas manhãs semanais na rede plim-plim kkk! Aguardando do Anikencast ansiosamente.

  4. Concordo com tudo. Assistir a esse Digimon foi uma verdadeira viagem de volta à infância, mas não só isso, pois a história mostrou-se pretensiosa o suficiente para entregar algo mais além da já óbvia nostalgia.

    A produção e a direção de arte me agradaram muito – com um uso de cores mais fortes do que o padrão em animes e uma identidade visual notável. Todavia, a animação deixou a desejar para um OVA, embora não atrapalhe tanto.

    1. Verdade, a animação está diferente e não me alegrou tanto assim, mas de uma forma geral eu gostei bastante. A música da digievolução não está tão intensa e marcante como no digimon adventure 1. De uma forma geral superou muito as minhas expectativas: nota 9,5

  5. “Os digi-escolhidos continuam iguais, sempre refletindo como um espelho os seus brasões:

    O cara da coragem é o que mais hesita;
    O cara da amizade vive aos socos com o melhor amigo;
    A moça do amor não consegue se decidir entre um e outro;
    O da confiança é o mais inseguro.

    A única que parece ter abraçado o brasão foi a Mimi já q o q não falta nela é sinceridade XD.”

  6. Com essa review confesso que fiquei com mais interesse quanto a esse Spin-Off de Digimon. Apesar do traço não estar um primor, as imagens me agradaram muito! E pelo visto, o amadurecimento dos personagens e as novas expressões de seus comportamentos são relevantes. O que pode gerar conflitos e desenvolvimentos de personagens bem interessantes!

  7. Digimon está ótimo! Pensei que seria similar ao dragon ball(sofrivel), mas fiquei surpresa quando vi o primeiro episódio. Senti aquele frio na espinha no momento da digievolução, não tão forte como no Digimon adventure 1, mas foi um clima totalmente nostálgico. Eu espero que com o decorrer da trama seja expandida e tenha mais OVAS do que foi noticiado.

Deixe um comentário!