J-Drama Review #18 – Smile

Smile
Diretores: Ishii Yasuhiro, Tsuboi Toshio e Watase Akihiko
Produção: TBS

Nº de Episódios: 11

Ano: 2009

Olá a todos. Hoje dou uma pausa nos animes da temporada (que nem são muitos que irei acompanhar também…) para dar continuidade às resenhas sobre doramas que eu acabei de assistir. Desta vez irei falar de um dorama que acabou bem recentemente (26 de junho) e que faz parte da temporada de Abril dos doramas japoneses. Venho acompanhando a série desde o seu primeiro episódio e agora, depois de 3 meses, falarei sobre Smile, um dorama que tem assuntos polêmicos em seu enredo e que provavelmente fez muita gente se emocionar vendo as dificuldades, alegrias e angustias do personagem estrelado por Matsumoto Jun (da boy band japonesa Arashi).

Smile conta a história de Hayakawa Bito, um mestiço de pai filipino com mãe japonesa que trabalha em uma empresa de distribuição de alimentos chamada Machimura Foods. Lá Bito trabalha com outros dois amigos e os três consideram os donos da empresa como verdadeiros pais pelo carinho e respeito que eles tem com os três rapazes. Bito, além deste emprego, trabalha fazendo um bico durante a noite e certo dia indo para este segundo trabalho, Bito acaba conhecendo em um incidente numa livraria uma garota chamada Mishima Hana. Ela por sua vez, é muda pois no passado sofreu um trauma muito grande e perdeu a capacidade de se comunicar pela fala. Bito então acaba se tornando amigo de Hana-chan com o passar do tempo e começa a conviver com ela.

Só que após um caso policial envolvendo uma idol presa por porte de drogas, Bito acaba levantando suspeitas sobre um dos funcionários da boate no qual trabalha. Este funcionário é conhecido por Bito como Kondo e os dois, quando Bito era mais jovem, faziam parte de uma gangue onde o lider da mesma era extremamente cruel com seus inimigos. Kondo então começa a intimidar Bito para que o mesmo fique em silêncio porém quando as coisas começam a complicar, Bito acaba se tornando o principal suspeito do caso e por ser mestiço, vários policiais não acreditam na inocência do rapaz por puro preconceito contra ele. É aí que Bito conhece o advogado Ito Kazuma, um homem sério que no começo não quer se envolver na causa do rapaz mas que com o tempo, vai vendo que Bito é uma pessoa extraordinária e que pode lhe fazer aceitar diversas coisas que ficaram marcadas em sua vida no passado.

Smile é um dorama que aborda temas como preconceito e discriminação contra pessoas que não são japonesas. Bito é um cara que sofre bastante com esses tipos de situação mesmo tendo nascido no Japão mas que ainda assim, não perde as esperanças de realizar o seu sonho, enfrentando tudo e todos para realizá-lo. Outra coisa de bastante relevância mostrada no dorama é o atual sistema penal japonês. Neste ano de 2009 houveram diversas mudanças quanto à isso no Japão e o dorama mostra muito bem algumas dessas mudanças que ao meu ver, são de extrema importância para julgamentos mais justos e democráticos naquele país.

Além de tudo isso, eu não poderia deixar de falar dos atores e suas ótimas atuações na série. Matsumoto Jun como Bito está incrível neste papel. A capacidade do ator de surpreender fazendo um personagem extremamente difícil como o Bito foi um dos pontos altos do dorama. Aragaki Yui mostrou, interpretando a Hana-chan, o porque de eu gostar tanto da atriz pois interpretando esta personagem ela superou todas as minhas expectativas. A atuação dela é mostrada de uma forma tão simples e de uma maestria tão grande que é impossível não simpátizar com a personagem. Nakai Kichii interpretando o advogado Kazuma transmite uma experiência muito boa para o personagem pois assim como os outros dois principais, o desenvolvendo do mesmo é fundamental para o bom andamento da série. Outros atores de destaque como Oguri Shun (que aqui interpreta um personagem completamente diferente de tudo o que eu já tinha visto com ele) também estão muito bem no dorama.

Smile é um daqueles doramas que não são apenas para entreter mas também servem para você pensar e refletir sobre tudo o que está sendo mostrado na tela. É um dorama extremamente bem feito, com um enredo que é um verdadeiro desafio de se fazer e que segue uma linha de acontecimentos bem clara e objetiva fazendo com que quem está assistindo não se perca na trama e se envolva cada vez mais. Gostei bastante de ter acompanhado a série, ela é cheia de surpresas e há episódios em que eu fiquei extremamente empolgado assistindo. Vale muito a pena assistir esse dorama, recomendadissímo.

SmileDiretores: Ishii Yasuhiro, Tsuboi Toshio e Watase AkihikoProdução: TBSNº de […]

One thought on “J-Drama Review #18 – Smile”

Deixe uma resposta