J-Drama Review #16 – LIFE

LIFE
Diretor: Tanimura Masaki
Produção: Fuji TV

Nº de Episódios: 11

Ano: 2007

Já fazia algum tempo que eu estava querendo assistir ao dorama de LIFE principalmente pelas boas críticas que eu vi sobre o mesmo. Assim que terminei Teppan Shoujo Akane!! resolvi finalmente assistir ao dorama e ver se ele realmente era tudo o que falavam. Antes mesmo de baixar, o dorama já havia ganho um ponto comigo pelo fato do diretor ser Tanimura Masaki, responsável pelas adaptações de Nodame Cantabile (2006) e Honey and Clover (2008) que eu gosto bastante. Mas vamos à história.

LIFE é um dorama de 2007 produzido pela Fuji TV que tem como tema um assunto polêmico, o ijime (mais conhecido como bullying por aqui). Ele conta a história de Shiiba Ayumu, (Kitano Kii) uma garota colegial bem inocente que é super amiga de Shinozuka Yuko (Owasa Akane). Yuko sempre quis estudar em uma escola prestigiada onde os alunos usam um uniforme bem bonito e onde os padrões da escola são muito bons também. Ayumu decide então prestar a prova junto com Yuko para entrar na tal escola e assim, continuarem sendo sempre amigas. O problema começa quando sai o resultado e as duas vêem que Ayumu passou e Yuko não, fazendo assim com que Yuko fique extremamente nervosa com Ayumu e fale coisas horríveis para a garota. Não bastando isso ela ainda tenta se suicidar e Ayumu acaba ficando super culpada pelo o que aconteceu com a amiga.

Depois desse choque, Ayumu decide ir para a nova escola mas não se relacionar com ninguém para, segundo a mesma, não decepcionar as pessoas e provavelmente não ter que passar por tudo aquilo de novo. As coisas iam até muito bem até que a garota mais influente da sala, Anzai Manami (Fukuda Saki) decide virar amiga de Ayumu. No início Ayumu aceita a amizade de Anzai tranquilamente pois a mesma é super carinhosa com Ayumu e transmite até que uma certa confiança para a garota se soltar. Porém Anzai não é tão boazinha quanto Ayumu pensava pois é extremamente cruel com pessoas que a traem e por causa de um mal entendido envolvendo o namorado de Anzai e Ayumu, a garota acaba se tornando o novo “alvo” de Anzai e todos sob influência da mesma na sala.

O dorama de LIFE é uma adaptação de um mangá de mesmo nome da autoria de Keiko Suenobu lançado em 2002 e que terminou este ano com 20 volumes no total. Pelo o que eu pude ler do mangá há algum tempo, percebe-se que o mangá é muito mais forte que o dorama mas mesmo o dorama tendo sido suavizado com relação à obra na qual foi adaptado, ele não deixa de ser forte com cenas extremamente realistas e cheias de tensão envolvendo as personagens tendo sido até mesmo questionado no Japão quanto ao seu conteúdo. Outro fator interessante da série além do seu realismo é o amadurecimento pelo qual as personagens passam ao longo dos 11 episódios. A Ayumu que no começo não passava de uma garota bobinha e sem graça depois de um tempo percebe que se ela não fazer nada para reverter a situação na qual se encontra, continuará sendo maltratada e humilhada por Anzai e suas amigas. Devo ressaltar também que a série mostra não só o lado dos alunos mas também o dos professores que encobrem esse tipo de abuso unicamente para não perder prestígio tanto entre os colegas de profissão quanto para a escola em si, que pode ficar mal falada.

Se tem uma coisa que eu gosto em séries ou filmes é que a produção consiga me surpreender com o seu enredo e com tudo o que envolve o mesmo. LIFE foi além das minhas expectativas quanto a isso, principalmente nos seus episódios finais onde o climax chega no ápice tendo um final muito bom levando em consideração o andamento da série. É um belo dorama com um enredo forte e surpreendente que faço questão de recomendar.

LIFEDiretor: Tanimura MasakiProdução: Fuji TVNº de Episódios: 11Ano: 2007 Já […]

3 thoughts on “J-Drama Review #16 – LIFE”

  1. Life é realmente muito legal, principalmente pelo final que não foi aquilo; “eee, derrotamos o ijime com a força a da amizade” que eu fiquei com medo que poderia ser. Conseguiram mudar uma coisa, mas no fim eles mostram que não é tão simples assim

  2. Eu adoro o mangá. Comecei assistir ao dorama, que é muito bom! Adorei a escolha dos atores, são muito parecidos com os personagens do mangá! Gostei a atuação também.

    LIFE é o tipo de história que te comove muito.

    Excelente post. Abraços!

Deixe uma resposta