Akagami no Shirayuki-hime – Primeiras impressões

Akagami no Shirayuki-hime foi exatamente como imaginei: um conto de fadas clichê, mas muito bom! Venha comigo ver as primeiras impressões de mais esse anime da Temporada de Verão 2015.

Akagami no Shirayuki-hime é um anime baseado no mangá de mesmo nome da autora Akizuki Sorata, publicado mensalmente na revista de shoujo Lala, com 14 volumes atualmente e está sendo produzido pelo estúdio Bones com direção de Masahiro Ando (Canaan; Hanasaku Iroha; Zetsuen no Tempest).

Akagami no Shirayukihime - 01 - Large 02

A historia é sobre Shirayuki, uma linda menina de cabelos vermelhos que trabalha como curandeira no país Tanbarun. Como a cor de seu cabelo era muito rara e chamava atenção, ela acabou sendo “convidada” para ser amante do príncipe Raj do reino de seu país. Diante dessa situação, nossa protagonista corta seu cabelo e foge. No meio do caminho, Shirayuki encontra o príncipe Zen, do país vizinho Clarines. Em apuros, o príncipe Zen necessita algumas vezes que Shirayuki ajude-o e isso faz com que ela ganhe a sua simpatia e um convite para morar em no seu reino.

No primeiro episódio o que vemos é justamente o que a sinopse dizia, sem muita coisa para complementar até sua segunda parte, quando Raj, o príncipe de Tanbarun, descobre onde está Shirayuki e tenta matá-la com maçãs envenenadas, vermelhas como a cor de seu cabelo. O que ele não esperava era que Zen comeria uma maçã e, por sorte, não teria muito efeito. Para que não houvesse um escândalo nos reinos, ambos esquecem o que aconteceu e o príncipe da Tanaban para de perseguir Shirayuki, aparentemente resolvendo conflito envolvendo a garota.

Akagami no Shirayukihime - 01 - Large 04

Eu estava muito ansiosa e preocupada com este anime pois há nove anos o estúdio Bones não fazia um anime vindo de um manga shoujo e o fato da equipe de produção não estar acostumada a adaptar essa demografia me deixou surpresa e um pouco preocupada. Mesmo assim, foram divertidas todas as suas adaptações vindo de um shoujo – bom exemplo foi Ouran Host Club – e Akagami no Shirayuki-hime começou a seguindo a mesma linha.

Os personagens são carismáticos, mas esse primeiro momento pecou pela pouca interação entre eles e mesmo alguns ficaram meio apagados, causando problemas de ritmo na apresentação da história: o começo foi bem acelerado, dando continuidade às ações dos personagens sem muita explicação, deixando um vazio. A qualidade técnica da animação e do design dos personagens, assim como a trilha sonora, ficaram abaixo do que esperamos do estúdio Bones, no máximo mediano – não há nenhum diferencial, mas acaba sendo satisfatório.

Akagami no Shirayukihime - 01 - Large 25

Mas o que realmente chamou minha atenção positivamente foram os cenários e a paleta de cores, essa última muito boa! Cores quentes e frias ficaram bem equilibradas, sendo utilizadas positivamente para destacar cada um dos personagens. Os cenários são bonitos, mas simples, o que contrasta com o pôster de divulgação, que é rebuscado e apresenta muita fluidez nas roupas e cores mais vivas, mas funcionam bem para dar mais ênfase quando Shirayuki aparece.

Dessa forma, após assistir pude entender a escolha da equipe; Akagami no Shirayuki-hime não tem um roteiro de um shoujo colegial, será um anime agitado, com algumas disputas, mas sem deixar de carregar a dinâmica mais descontraída e o bom humor que o manga explora, principalmente em referência ao conta da Branca de Neve – o título do anime pode ser traduzido literalmente como “Branca de neve de cabelos ruivos”.

Akagami no Shirayukihime - 01 - Large 34

E para os fãs de Akatsuki no Yona que estavam comparando esta obra com Akagami no Shirayuki-hime, digo que ambas são adaptações de shoujo, mas são bem distintas e sem muito o que relacionar além do fato haver heroínas ruivas e príncipes.

É um anime promissor com uma história interessante. Será que Raj deixará Shirayuki em paz? Além da amizade, o amor unirá Shirayuki e Zen? E os lindos cabelos vermelhos crescerão novamente?

Aguardemos os próximos episódios…

Sobre Karolina

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio.
Twitter: @KarolFacaia

Akagami no Shirayuki-hime foi exatamente como imaginei: um conto de […]

One thought on “Akagami no Shirayuki-hime – Primeiras impressões”

  1. Akagami eh um amorzinhoo!
    Adoro o mangá, mas confesso que fiquei preocupada quando soube que iam fazer anime pq o mangá é bem suave, meio parado (eu gosto, acho que combina com ele e com os personagens, mas já vi gente reclamar que droppou por causa disso).
    Espero que consigam dar dinamismo pro anime pro povo não achar entediante. No primeiro epi eles conseguiram o/
    Achei o anime muito muito lindo, estou louca pelos próximos episódios!

Deixe sua opinião