Yandere: Ciúme de você!

Feliz Massacre do Dia dos Namorados! Conheça Yandere Simulator!

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece (…)”

Bíblia, Coríntios cap.13

Bem vindos às sextas-feiras do Gyabbo!, onde os bizarros são normais! E que saudade de escrever esta frase!

E hoje, também, é o Dia dos Namorados! Aquele dia em que damos um presentinho àquela pessoa que fuça o seu facebook, encrenca com a sua roupa, controla suas saídas com os amigos e até te proíbe de entrar em alguns grupos do whatsapp porque “tem muita gente safada” neles. Seja você menino ou menina, goste você de meninos ou meninas (ou dos dois), poucas coisas são tão desagradáveis quanto o desejo possessivo de outra pessoa sobre você.

“Nossa… mas nem todos os casais são assim!” É verdade! Se você e seu parceiro(a) vivem uma relação saudável, onde ninguém é dono de ninguém, meus parabéns! Muita felicidade para vocês!

0006

Mas infelizmente ainda vivemos num mundo onde o ciúmes ainda é confundido com “amor”. Onde uma pessoa pode até se sentir insegura se o seu parceiro não sente um pouquinho deste desejo doentio, fruto da insegurança, por ela. Se você sair na night sozinho(a) e seu namorado(a) não fala nada, dá a impressão de que ele(a) “não está cuidando”. Pior! Coisas como proibir uma pessoa de conversar com outra, proibir de ir a certos locais e até controlar as roupas que veste são ainda vistos com total normalidade por uns. E a maior calamidade nem são as pessoas que exigem isto, mas as pessoas que aceitam estas ordens!

Para todo inseguro crônico, sempre haverá um carente gigantesco que irá acatar todos os desmandos só para não ficar sozinho – até que a situação chegue num nível insustentável, com direito à violência verbal e física e até tragédias. Aprendam, queridos: vocês jamais devem esperar que o outro seja o seu centro de felicidade, porque isto é colocar total responsabilidade da sua vida nas mãos de outra pessoa.

Talvez os ciumentos repensem suas atitudes quando conhecerem este jogo pra lá de macabro (e, devido aos seus exageros, até engraçado): Yandere Simulator!

0005

Vamos começar explicando o que significa “Yandere”. Antes de mais nada, é um termo japonês utilizado somente para pessoas do sexo feminino.Trata-se da junção de duas palavras: “deredere” seria a descrição de um sentimento de desejo forte para com outra pessoa, mas que não é demonstrado. E “yanderu” seria a descrição de alguma coisa como sendo doentia ou violenta. Sabe as famosas “Tsundere”? Pois é! Enquanto estas têm um desejo forte por uma pessoa, mas o reprimem tratando mal esta pessoa que é alvo do seu amor (o termo “tsuntsun” é utilizado para descrever uma reação fria e de desprezo por alguém ou alguma coisa), as Yandere fazem de tudo para atrair a atenção e conquistar a pessoa amada. Inclusive matar possíveis rivais.

Em Yandere Simulator você assume o papel de uma garota que quer fazer de tudo para o “senpai” lhe notar! A menina tem em seu quarto um pequeno altar dedicado ao seu amor, onde ela guarda uma maçã que ele jogou fora e ela guardou, um curativo usado que ele arrancou e até uma escova de dentes que ela roubou da casa dele! Dá para sentir o nível de obsessão logo de cara.

0003

Uma vez na escola, que é o palco onde o jogo se desenrola, a garota fica toda tímida perto do senpai – seu batimento cardíaco acelera. Na escola existem vários outros alunos e, uma vez que o senpai é heterossexual, todas as meninas do jogo são suas inimigas! Sua missão é evitar que uma delas cate o seu amor. E para isto ela vai usar de todos os métodos! Todos!

O jogo é do estilo stealth, onde você deve fazer as coisas sem ninguém lhe notar. Você pode se livrar das suas rivais de várias maneiras. Algumas são pacíficas, como arrumar um garoto solteiro para que elas namorem no lugar do senpai. Outras são moralmente questionáveis, como espalhar boatos difamatórios sobre a rival e assim evitar que o senpai fique com ela. Outras – que são o grande chamariz do jogo – são bastante violentas.

No jogo você pode matar suas rivais, se livrar do corpo e das provas. Você pode criar armadilhas para que elas sofram terríveis acidentes. Pode ainda nocauteá-las, levá-las para a sua casa, e torturá-las no porão! Pode até espalhar tantos boatos ruins a respeito da rival que ela vai se suicidar! (Qualquer semelhança com a vida real, infelizmente, NÃO é mera coincidência).

0008

Apesar do tema violento a ambientação em estilo anime o torna engraçado – e as referência a animes, como cortes de cabelos customizáveis como a Rei de Evangelion ou o Vegita de Dragon Ball, o tornam ainda mais caricato! O jogo é um projeto indie e o criador da série é conhecido apenas como “@YandereDev” e vive em Los Angeles. Ainda está em fase de desenvolvimento e, atualmente, encontra-se 7% pronto. Os personagens principais (a yandere e o senpai) nem têm nomes ainda.

O jogo é divertido de se jogar? Sim e não. Ainda estamos testando um protótipo incompleto e falta muita coisa, mas o pouco que nos é apresentado realmente nos deixa com água na boca (e sangue nos óio!). Qualquer um pode ir na página oficial do game e baixá-lo de graça.

yandere

Apesar de ainda estar muito cru (nem é possível “vencer” no jogo ainda), o desenvolver parece bastante empenhado em terminá-lo, principalmente depois que sua página no Patreon (um site onde pessoas fazem doações mensais para um artista) atingiu a incrível quantia de 3 mil dólares por mês! Ele está sempre fazendo atualizações de patchs, removendo bugs e adicionando mais elementos, como armas, habilidades (criar venenos, arrombar armários…), vozes, animações e texturas.

Espero que tenham gostado desta dica de jogo para o final de semana. Ah sim, e Feliz dia dos Namorados!

Feliz Massacre do Dia dos Namorados! Conheça Yandere Simulator! “O […]

3 thoughts on “Yandere: Ciúme de você!”

  1. Curti a proposta do jogo, mas a parte do suicídio é desnecessária.
    Quando o cerne é escrachado, o ideal é seguir o padrão inicial, assim é possível
    manter a jogabilidade divertida de acordo com o estilo que beira uma ~parodia~
    de Assassin’s Creed. E por falar em Assassin’s Creed, eu super jogaria um
    Yandere Creed ou Assassin’s Yandere xD

Deixe sua opinião