Berserk e seu alívio cômico

Berserk seria bem melhor sem aquela fadinha”, calma essa frase não é minha, mas ela pode ter um fundo de verdade.

Há um tempo acompanho canais no youtube que comentam os lançamentos de histórias em quadrinhos aqui no Brasil. Geralmente os produtos mais comentados são as comics americanas, porém vez ou outra eles comentam mangás. Recentemente três dos maiores canais brasileiros (o 2quadrinhos, Central HQs e Tiny Little Things) comentaram sobre um mesmo mangá,  Berserk.

Todos fizeram questão de tecer vários elogios à obra, porém em um fator específico os três reclamaram: a participação do Puck. Disseram que o pobre elfo era chato, não combinava com a história e mais uma porção de coisas. De início essas críticas não incomodaram, mas bastante tempo depois aquilo começou a perturbar a minha cabeça.

Afinal, por que eles não gostaram? Era por não serem totalmente acostumados com os mangás? Ou eles estavam certos? Felizmente, depois de muito refletir, cheguei a uma conclusão. A culpa é de nós sermos brasileiros e o manga em questão ser Berserk.

puck

Em primeiro lugar, o humor japonês é um pouco diferente do nosso, algo mais ingênuo, até mesmo uma comédia mais “pastelão”. Mesmo que o ocidente já veja os alívios cômicos por aí em filmes, séries e novelas, estamos mais acostumados com um humor que não chega a ser tão “escrachado”, algo mais sutil. Claro que isso não quer dizer que o humor japonês não seja bom, muito menos que ele não possa ser utilizado como alívio cômico, mas é justamente aí que entra o segundo ponto, o problema é ser em Berserk.

Mesmo que os youtubers já conheçam o estilo de humor Japonês e até gostem dele (o Fernando do CentralHQs gosta muito de Dragon Ball e a Tatiana do Tiny Little Things de One Piece), pode acontecer um choque muito grande quando colocamos de um lado o clima pesado e sombrio da história de Guts e do outro as ações e o modo todo atrapalhado de ser do Puck. Talvez para nós já seja normal ver um super herói fazer uma tirada engraçada enquanto bate em alienígenas, mas ainda seja estranho ver um homem lutar contra demônios enquanto um bichinho fofinho faz caretas tentando ajudar.

Em suma, eu não quero dizer que o manga seja ruim, muito menos que a sua parte cômica é. O problema talvez seja que essa obra não foi “feita” para nós, mas fazer o quê? Mesmo assim a gente não resiste e tem que ler.

E você o que acha? Comente aí. Só cuidado com os spoilers.

“Berserk seria bem melhor sem aquela fadinha”, calma essa frase […]

7 thoughts on “Berserk e seu alívio cômico”

  1. Não acho ruim, não me incomoda e em muitas partes acho bem legal. Pelo que me lembro uma ou outra vez acho desnecessário. Quando o Gatts tá faladno e o Puck fazendo caretas ao fundo hahahha, ou quando ele se infiltra naqueles “monstros fadinha” da “Hoshinu”, mas, gosto é gosto hehe

  2. Não da pra imaginar Berserk sem o Puck, ele não é apenas alivio cômico, me parece mais que ele ta alipra nos lembrar de que talvez o mundo não seja tão horrível assim e você pode rir de vez enquanto

  3. Sempre gostei do puck, talvez por eu ter lido berserk aos 12 anos e de tanto me chocar com aquelas cenas quando havia uma cena de comedia aproveitava cada segundo para manter minha sanidade(exageradooo), o que quero dizer é que só acho que o puck enriquece berserk e com esse arco que se deus quiser(só se ele obrigar o miura pq pedindo n vai)sai ai em breve e veremos um pouco mais da raça de puck.

  4. Kra Guis é a pessoa mais ferrada de todos os personagens de bereserk. De quebra ainda vai atras das piores influencias malignas possíveis para dar cabo delas e ainda sofre dia e noite com a influencia e persegições destas entidades. Apesar do esforço o personagem (Guts) sempre fica perturbado e deprimido mesmo quando da um fim nessas feras, afinal ele esta marcado e não tera escapatoria do inferno. Elfos são entidades bondosas e de influencia positiva aos seres humanos (quem leu senhor dos aneis sabe). Muitas veses por mais perigosos e negativas as influencias geradas pelas entidades malignas, junto a Guts nas lutas, puck em sua delicadesa e influencia positiva sempre ajuda Guts (e o leitor tbm afinal por vezes a cena é pesado demais – é pra isso q serve um alivio comico numa historia), pois se algem esqueceu no 1º Cap. de Berserk Guts não tinha forças pra ficar em pé na sela (pq havia sido torturado) quando Puck apárece com a chave da sela e trata das feridas de Guts com seus poderes (acredito tbm que foi graças a ele que aquele demoniozinho q estava atras de Guts na sela tenha sumido assim q ele apareceu – acho q so pela presença dela [ESPECULAÇÃO]) ajudando Guts a sair da sela. Tbm não sou muito fã de alivio comico nas historias na maioria dos casos tira o foco do tema da historia mas em Berserk isso eu ainda não vi (Comecei a acompanhar so agora na nova edição da Panini, mas sempre folei um ou outro manga antigo dele.) Resumindo gosto do Puck em Berserk!

  5. Só eu acho que o Puck tem bem mais significado do que aparenta? No meu ver, levando em consideração toda a historia, ele, Puck, representa a humanidade do Guts, que, convenhamos, estava num momento “foda-se o mundo” no começo da historia. E, além disso, [SPOILER] eles estão indo para ilha dos elfos e acho que lá o Puck tenha uma certa importância.

  6. No inicio de berserk tem apenas dois tipos de personagens: Os personagens crueis que fazem todo tipo de maldade (guts, fantasmas, conde, qualquer vilão ai), e tem os personagens miseraveis que servem apenas pra demonstrar tristesa e miseria. O Puck logo de inicio é o unico personagem “positivo”, bondoso, engraçado e que o guts vai com a cara. Puck tem mais ou menos o mesmo peso do ussop, serve pra não perder os parametros.

Deixe sua opinião