Tenkuu Shinpan

Você tem medo de altura? Então provavelmente Tenkuu Shinpan vai te causar algumas vertigens…

Imagine viver sua vida normalmente num dia e no outro acordar deitado no último andar de um arranha-céu. Você não consegue enxergar o chão lá embaixo de tão alto que o edifício é e também não consegue descer pois as vias de acesso para os andares de baixo estão trancadas e bloqueadas. A única coisa que você pode fazer é pular mas é lógico que você não quer isso, porém tem alguém perto de você que quer. De repente homens vestindo máscaras e possuindo armas mortais começam a te perseguir e induzir você a pular. Ou pula, ou ele te mata… Yuri é uma jovem colegial que se encontra exatamente nessa situação, tentando sobreviver a maneira mais louca enquanto busca descobrir o que diabos aconteceu e quem é o responsável por aquele jogo psicopata.

Esta é uma das obras da Manga Box que é uma revista totalmente gratuita em formato de aplicativo para iOS e Android. Qualquer um pode ter acesso aos mangás dessa revista, só sendo necessário saber japonês e baixar o aplicativo. É a tecnologia levando mangás direto para os nossos celulares, realmente fascinante!

Tenkuu 02

Tenkuu Shinpan, ou como é conhecido em inglês High-rise Invasion, é publicado desde dezembro de 2013 e conta com a arte de Takahiro Oba, autor do mangá “Box!”, e com o roteiro original de Tsuina Miura, o mesmo autor do famigerado Ajin. Por fazer parte de uma revista em formato de aplicativo, os capítulos do mangá são mais curtos do que estamos acostumados, possuindo em média, cerca de 10 a 12 páginas cada. É uma peculiaridade bastante cômoda, visto que a leitura se torna bastante dinâmica e aqueles capítulos que costumam “encher linguiça” praticamente não existem. A ação é frenética o tempo todo!

Eu poderia dizer que essa obra tem dois grandes pontos fortes e o primeiro deles é a arte. Diversas vezes são usados ângulos diferente com maestria, dando um dinamismo monstruoso para a série que também é beneficiada pelo baixo número de páginas. Quando desenhamos prédios, algo em que muitos desenhistas pecam bastante é na perspectiva, deixando as coisas tortas na maioria das vezes, mas posso dizer que nesse quesito, o artista tira nota 10.

Tenkuu 03

O segundo ponto forte é a criatividade porque pudera, né? Que ideia mais louca foi essa de mascarados perseguindo pessoas no topo de arranha-céus sem mais nem menos? Me lembrou aqueles seriados que nos deixam um pouco desorientados sobre o ambiente e mega curiosos sobre o que realmente está acontecendo ali. A gana para descobrir a verdade é de tal tamanho que é impossível não ler todos os capítulos disponíveis até agora, assim como também é inegável que você vai ficar muito frustrado por ter que esperar pelos próximos. Esse tipo de história me remete ao polêmico seriado Lost e também ao mais recente, baseado na obra de Stephen King, Under the Dome. Algo sobrenatural e muito estranho está acontecendo, ninguém sabe o que é e você fica desesperado para saber. Mais desesperado ainda pensando que pode acontecer a mesma coisa que aconteceu em Lost, em que o final chegou e você não descobriu a verdade. Frustrante, não?

Mesmo assim não dá pra não ler Tenkuu Shinpan uma vez que você leia o primeiro capítulo. Mesmo com poucas páginas, a história te envolve de tal maneira que você é fisgado por aquele universo e já começa a especular e se imaginar no lugar da pequena Yuri. A obra também conta com uma pitadinha bem leve de ecchi, já que sempre que a Yuri é atingida em alguma parte do corpo, sua roupa rasga em pontos estratégicos revelando um corpo escultural, apesar de ser apenas uma estudante. Apesar disso, os gêneros predominantes são mistério e ação mesmo.

Tenkuu 04

 Os arranha-céus, o segredo das máscaras, um helicóptero, e o chão que não dá pra enxergar. Tudo isso e mais um pouco, vai te deixar de pernas para o ar, ou melhor, com o corpo todo lá no ar. Trocadilhos podres à parte, Tenkuu Shinpan é uma obra criativa que não possui pontos negativos ao meu ver, pelo menos por enquanto. É rápido de ler, dinâmico, bonito e alucinante, então deixe seu medo de altura de lado e venha com a gente para o topo deste arranha-céu!

Você tem medo de altura? Então provavelmente Tenkuu Shinpan vai te causar […]

2 thoughts on “Tenkuu Shinpan”

  1. Também li alguns capítulos desse mangá,porém tive uma impressão completamente diferente.
    Assim que vi a protagonista pensei já ter visto ela antes.Achei seu design muito padrão,até fiquei interessado no mistério dela ser jogada ali do nada,mas não o suficiente pra continuar.-_-
    O único ponto positivo que eu vi foi que o mangá não tem pudor a violência.

  2. Eu estou atualmente acompanhando esse mangá, os personagens são um tanto que clichê, porém a ideia de colocar pessoas em arranhas céus (ligados por pontes…. ideia absurda) com outras pessoas querendo te matar é muito legal. É uma boa trama no final (pessoas com máscaras são assustadoras e tenho medo de altura)

Deixe sua opinião