Exposição “Japão: Reino dos Personagens” em Manaus

Japão-reino-de-personagens-manaus

Venha conhecer a história de personagens japoneses icônicos e como eles foram moldados e moldaram o país que conhecemos hoje.

É com muita alegria que venho fazer esse post – um pouco atrasado, mas tudo bem – para anunciar a exposição “Japão: Reino dos Personagens” que está sendo organizada pela Secretaria de Cultura do estado do Amazonas em conjunto o Consulado Geral do Japão e a Fundação Japão.

Depois de passar pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Recife, chega a vez da capital amazonense receber essa exposição que

retrata o universo de bonecos japoneses que conquistaram gerações em todo o mundo, desde a década de 1950 até a atualidade. Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon e outros personagens fazem parte. (…) A proposta da exposição, que já passou por países da Europa, Ásia e Oceania, é ajudar o visitante a compreender quais circunstâncias culturais e históricas estão por trás da idolatria a esses personagens. A exposição também tem o foco de trazer reflexões sobre o motivo da popularidade de alguns animes (desenhos animados) e mangás (quadrinhos), levando em consideração o quadro histórico e cultural do País.

Fonte: Facebook da Secretaria de Cultura do Amazonas

Apesar do post estar saindo nessa quarta-feira, a exposição teve início no último dia 13/10 e irá até o próximo 22/10, tempo suficiente para você dar uma visitada no Centro Cultural Palácio da Justiça (ali na Avenida Eduardo Ribeiro, em frente ao Largo de São Sebastião onde fica o Teatro Amazonas) com entrada franca, de terça a quinta, de 13h às 17h; sexta, de 10h às 17h, e domingo, de 17h às 21h.

Já havia ouvido falar dessa exposição quando ela passou por São Paulo e fiquei muito feliz de saber que viria para Manaus. Quem é de fora pode ter dificuldade de entender, principalmente os moradores do eixo Rio-São Paulo, mas acostumados a eventos do gênero. Aqui o pouco que temos relacionado a animes e mangas é o evento Anime Jungle Party que hoje em dia traz as animações japonesas basicamente apenas no seu nome, estando mais voltado para nerdices em geral ou pequenos eventos relacionado a cosplay, mas esquecendo os materiais originais.

De acordo com o release da Secretaria de Cultura do estado são cerca de 90 bonecos, posteres e outros acessórios relacionados  que divididos em quatro partes mostram personagens que marcaram o Japão, indo dos clássicos aos mais recentes. Também acontecerá apresentação de filmes japoneses e o painel “Mangas e Animes do Japão para o Mundo”.

Provavelmente estarei lá neste sábado, 19/10, então se você for daqui de Manaus e quiser dar um “oi” e conversar um pouco aparece lá. Qualquer coisa comente aqui para marcarmos algo com mais detalhes.

Se você já foi – aqui em Manaus ou mesmo em outra cidade – não deixe de comentar o que achou da experiência!

Ah! Depois da cidade manauara a exposição irá passar por Belém, Brasília e Rio de Janeiro!

Confira no parceiro Netoin! uma análise da exposição quando ela esteve na cidade de Curitiba clicando aqui.

Venha conhecer a história de personagens japoneses icônicos e como […]

13 thoughts on “Exposição “Japão: Reino dos Personagens” em Manaus”

  1. Difícil ter eventos como esse. Com certeza irei, pretendo ir na sexta!

    Uma definição certa sobre o AJP, consigo achar uma diversidade maior de mangá na Eduardo Ribeiro do que no AJP!!

  2. Nunca fui nesses eventos de anime, aqui no interior de SP temos alguns, mas ainda assim são um pouco longe da minha cidade (bem no fim do mundo msm kk), mas mesmo assim é bom saber que a cultura que tanto gostamos está tomando mais espaço no nosso país e, com isso, abrindo a possibilidade para o surgimento de novos fãs e produtos licenciados, espero que hajam mais eventos como esse espalhados pelo resto do Brasil, para que assim as pessoas possam conhecer toda a riqueza do mundo dos mangás e da cultura oriental =)

    1. Sendo bem sincero, não sei de que parte do interior de São Paulo você se refere mas, nos que fui nessa região centro-oeste, são eventos bem fraquinhos. Esse parece ser um pouco diferente, e se tratando de Manaus, é uma boa oportunidade.

      1. A minha cidade fica a uns 550 km a oeste de SP, os eventos geralmente acontecem em cidades ao redor, que ficam a uns 30 km de distância, nunca fui em nenhum evento, alias nem sabia que tinha eventos por aqui até um tempo atrás, mas pelo que sei, eles ocorrem em locais não muito grandes e contam apenas com acessórios e produtos relacionados para venda, campeonatos de video-game e vez ou outra uma pequena apresentação de alguma banda local, não é nada mto grandioso msm

      1. Por que será que o Denis é o anunciante do “Babaca do ano”? Meu caro, pelas asneiras que você fala no “Fala Otaku” não tem como eu roubar seu titulo, me desculpe.
        Agora, vá caçar uma onça.

          1. Ué, qual o problema de um índio gostar de animes? Você que está sendo tendo “preconceito” em a relação a isso com o conceito de que “Índio não pode gostar de animes”.
            Eu que deveria processar você pelo fato de coexistir comigo.

Deixe sua opinião