Exposição “Japão: Reino dos Personagens” em Manaus

Japão-reino-de-personagens-manaus

Venha conhecer a história de personagens japoneses icônicos e como eles foram moldados e moldaram o país que conhecemos hoje.

É com muita alegria que venho fazer esse post – um pouco atrasado, mas tudo bem – para anunciar a exposição “Japão: Reino dos Personagens” que está sendo organizada pela Secretaria de Cultura do estado do Amazonas em conjunto o Consulado Geral do Japão e a Fundação Japão.

Depois de passar pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Recife, chega a vez da capital amazonense receber essa exposição que

retrata o universo de bonecos japoneses que conquistaram gerações em todo o mundo, desde a década de 1950 até a atualidade. Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon e outros personagens fazem parte. (…) A proposta da exposição, que já passou por países da Europa, Ásia e Oceania, é ajudar o visitante a compreender quais circunstâncias culturais e históricas estão por trás da idolatria a esses personagens. A exposição também tem o foco de trazer reflexões sobre o motivo da popularidade de alguns animes (desenhos animados) e mangás (quadrinhos), levando em consideração o quadro histórico e cultural do País.

Fonte: Facebook da Secretaria de Cultura do Amazonas

Apesar do post estar saindo nessa quarta-feira, a exposição teve início no último dia 13/10 e irá até o próximo 22/10, tempo suficiente para você dar uma visitada no Centro Cultural Palácio da Justiça (ali na Avenida Eduardo Ribeiro, em frente ao Largo de São Sebastião onde fica o Teatro Amazonas) com entrada franca, de terça a quinta, de 13h às 17h; sexta, de 10h às 17h, e domingo, de 17h às 21h.

Já havia ouvido falar dessa exposição quando ela passou por São Paulo e fiquei muito feliz de saber que viria para Manaus. Quem é de fora pode ter dificuldade de entender, principalmente os moradores do eixo Rio-São Paulo, mas acostumados a eventos do gênero. Aqui o pouco que temos relacionado a animes e mangas é o evento Anime Jungle Party que hoje em dia traz as animações japonesas basicamente apenas no seu nome, estando mais voltado para nerdices em geral ou pequenos eventos relacionado a cosplay, mas esquecendo os materiais originais.

De acordo com o release da Secretaria de Cultura do estado são cerca de 90 bonecos, posteres e outros acessórios relacionados  que divididos em quatro partes mostram personagens que marcaram o Japão, indo dos clássicos aos mais recentes. Também acontecerá apresentação de filmes japoneses e o painel “Mangas e Animes do Japão para o Mundo”.

Provavelmente estarei lá neste sábado, 19/10, então se você for daqui de Manaus e quiser dar um “oi” e conversar um pouco aparece lá. Qualquer coisa comente aqui para marcarmos algo com mais detalhes.

Se você já foi – aqui em Manaus ou mesmo em outra cidade – não deixe de comentar o que achou da experiência!

Ah! Depois da cidade manauara a exposição irá passar por Belém, Brasília e Rio de Janeiro!

Confira no parceiro Netoin! uma análise da exposição quando ela esteve na cidade de Curitiba clicando aqui.

Venha conhecer a história de personagens japoneses icônicos e como […]