Kyoukai no Kanata – Primeiras impressões

Kyoukai no Kanata - OP - Large 01A Kyoto Animation de sempre com uma Kyoto Animation que você nunca viu. Mas vai adorar ver.

Depois do sucesso avassalador que foi Free! parece que o espírito de enveredar-se por caminhos diferentes tomou conta de um dos estúdios mais prestigiados atualmente.

Se o Swimming Anime tomou muitos de surpresa por investir todo know-how da empresa em moe em uma obra voltada para o público feminino majoritariamente, dessa vez todo belíssimo trabalho de arte do estúdio volta-se para uma história com temáticas espirituais, misteriosas e uma boa dose de ação. Deixe-me apresentar para vocês as primeiras impressões de Kyoukai no Kanata!

Kyoukai no Kanata - 01 - Large 01Mirai Kuriyama é uma singela garota de óculos com grossas armações vermelhas e que na primeira cena em que aparece está em uma possível tentativa de suicídio. Mas além de mais uma garota fofinha com óculos e um jeito atrapalhado, Mirai é uma “guerreira do mundo espiritual”, última do seu clã, possuidora da rara habilidade de controlar o próprio sangue para usar como arma nas lutas contra as criaturas espirituais categorizadas como “youmu”.

Uma luta entre esses “guerreiros” e essas criaturas que remete há vários séculos da humanidade, formando-se todo um submundo dentro daquele que conhecemos normalmente onde as duas “classes” se enfrentam quase que de maneira natural, óbvia e instintiva.

Kyoukai no Kanata - 01 - Large 29Ao ver a cena anteriormente citada, Akihito Kanbara que passava por até poderia não fazer nada, ficar inerte como um mero espectador do horror que viria em seguida, mas a morte de uma bela garota de óculos é algo que ele não poderia admitir e por isso acaba intervindo. Mas se Mirai não é uma humana normal, muito menos Kanbara. Filho de pai “youmu” e mãe humana, o garoto é o Inuyasha um meio-youmu com a simples capacidade de nunca morrer.

Quis o destino que frente à morte, Mirai, um caçadora de “youmu” iniciante e que nunca enfrentou um de verdade, conhecesse Kanbara, uma criatura que ela pode caçar, mas nunca poderá matar. É assim que começa nossa história e esse relacionamento tão peculiar entre dois párias dos seus mundos, ambos com habilidades tão únicas e poderosas que acabaram renegados por seus pares.

Kyoukai no Kanata - 01 - Large 20Se Kyoukai no Kanata se assemelha muito visualmente com seu antecessor Hyouka – ainda que aqui temos uma animação muito mais exigida e que consegue acompanhar de forma incrível a belíssima e detalhista arte empregada nas duas obras -, também parece emprestar a dualidade entre seus grandes temas.

Hyouka terminou por se mostrar um romance com toques de mistérios detetivescos, já em Kanata, a atenção tão bem trabalhada pela Kyoto Animation nos diálogos e pequenos gestos da sua dupla de protagonistas apontam também para um romance, a questão é se ele seguirá para esse foco como a história de Oreki e Chitanda ou se no fim os mistérios sobrenaturais e a ação irão prevalecer.

Da forma que for, só vejo ganhos para nós.

Kyoukai no Kanata - 02 - Large 30Sim, são apenas dois episódios até o momento, mas foram tão consistentes, instigantes, belos e empolgantes que é difícil não acreditar em um futuro muito promissor para série. Equilibrando muito bem cenas séries, cômicas, dramáticas e corriqueiras, Kyoukai no Kanata começa a desdobrar um grande mapa fechado, revelando aos poucos todo um rico universo, os relacionamentos que são estabelecidos e as peças que movem a grande história por trás da premissa.

Caso me exigissem encontrar um problema no que eu vi poderia dizer que o elemento do moe me incomodou por ter sido utilizado de maneira muito besta, especialmente no primeiro episódio. Ainda assim, como muitos me apontaram no Twitter, não é como se já não estivéssemos esperando esse tipo de coisa em uma obra do estúdio em questão. Quando é menos gratuito e melhor trabalhado como foi o caso do segundo episódio, serve como um alívio cômico suave, deixando a experiência ainda mais gostosa de se ver.

7imq9r4r4r4rvgh copy copySe Yowamushi Pedal foi a melhor estreia da temporada na minha opinião, Kyoukai no Kanata surge ao seu lado pronto para tomar seu posto (ainda que não faça sentido a comparação com animes completamente diferentes em proposta e execução).

Por fim, posso resumir meu sentimento pela obra até um momento com esse simples vídeo aqui.

Quer ler outras opiniões sobre a série?

Kyoukai no Kanata - 01 - Large 30 Kyoukai no Kanata - 01 - Large 11Kyoukai no Kanata - 02 - Large 01

A Kyoto Animation de sempre com uma Kyoto Animation que […]

4 thoughts on “Kyoukai no Kanata – Primeiras impressões”

  1. Olá, sou novo por aki e descobri o site quando estava procurando uma lista de animes dessa temporada, e provavelmente deveria estar falando isso no próprio post da lista de animes, mas como já estou aqui posso emendar tudo de vez, sobre Kyoukai no kanata eu não tive uma boa impressão, na minha opinião ( que seja claro de n vale de nada) achei que n souberam dosar o moe com a ação, e o personagem principal pareceu surreal de mais, só pq ele é imortal n significa que precise deixar qualquer garota bonita mata-lo toda hora, eu ainda pretendo acompanhar e ver como se desenrola, só que por enquanto eu esperava um anime de ação e não um anime moe, mas opinião cada um tem a sua claro, continuem o bom trabalho

  2. Visual lindo e animação primorosa, sem dúvida. Só achei a Mirai excessivamente atrapalhada, aquilo de cair e tropeçar a toda hora ultrapassou o limite do alívio cômico e começou a irritar. Além disso, fica difícil acreditar que uma garota que consegue dar um salto mortal reverso perfeito seja tão desastrada. Não seria problema se ela fosse desastrada só nas coisas práticas do dia-a-dia – muitos atletas de alta performance são um fracasso para qualquer outra coisa que não seja a sua especialidade. O problema é que ela é desastrada em tudo!

    Durante as lutas parece que são duas pessoas diferentes: em um momento dá saltos e golpes perfeitos, no outro tropeça numa vassoura e cai. Fica difícil acreditar num personagem assim.

Deixe sua opinião