Tutor Hitman Reborn! – Editora Panini – Vol. 1 e 2

Untitled-1É o Gyabbo! realmente dando voltas no mundo dos animes e mangas…

Aviso-de-manga-cedido

Nos últimos dois anos o blog apresentou um crescimento muito grande, saltando em mais de 100% no número de visitantes. Digo isso não para me vangloriar, mas para mostrar que muito possivelmente a maioria dos leitores de hoje não conheceram o Gyabbo! desde o seu início no já longínquo ano de 2009, quando comecei escrevendo justamente sobre o manga que volto a falar hoje: Tutor Hitman Reborn!

Se naquela época eu era um jovem empolgado com o manga recém descoberto nas leituras através de scans (lembro que passei uns bons dias não fazendo outra coisa no computador além de ler Reborn!), hoje a obra de Akira Amano oriunda da Shonen Jump já se encontra finalizada desde novembro de 2012 em um total de 42 volumes.

DSC_0140

Tutor Hitman Reborn! – ou Katekyo Hitman Reborn no original – é um manga que enfrentou muitos altos e baixos durante seu percurso, iniciando como uma comédia meio escrachada para depois virar um battle shounen de grande sucesso que no fim desceria ladeira abaixo de acordo com as pessoas que vi comentarem o seu final – eu li apenas até certa parte e espero poder terminar pela edição da Panini.

Na história temos Tsunayoshi “Tsuna” Sawada, um colegial que não consegue ser bom em nada. Não é bom nos esportes, não tira boas notas, não consegue se aproximar da garota que gosta. Nada. No entanto, sua vida muda completamente quando um bebê vestido em um terno italiano surge na sua casa dizendo que será seu tutor, irá treina-lo para ser o novo chefe da família Vongola, um grupo mafioso do qual Tsuna pode fazer parte por ser ta-ta-ta-taraneto do seu fundador que no passado foi morar no Japão após deixar seu posto para o segundo chefe.

DSC_0144Como é fácil perceber, Reborn não é um bebê normal, nada normal. Na verdade ele é um dos maiores assassinos do mundo e não irá facilitar a vida de Tsuna já que sua missão agora é fazer dele um herdeiro honrado para suceder como Décimo na família Vongola. Dentro desse processo o próprio Tsuna vai mudando seu jeito de ser, ganhando confiança, fazendo amigos, experimentando uma sorte de coisas que nunca imaginaria que passaria por sua vida.

Uma coisa que aqueles que acompanharam o manga falam muito é que ele só fica realmente bom a partir de certa parte, aproximadamente o volume #11, quando a série deixa de lado a comédia ingênua para focar realmente nas batalhas e poderes. Durante um bom tempo eu pensei assim também, só que ao reler esses dois primeiros volumes percebo que as coisas não são bem assim. Tutor Hitman Reborn! é bom desde o seu começo, ainda que esse início não tenha muita ação quanto algumas pessoas poderiam querer. Sua leitura é muito leve, descompromissada, maluca, por que não? Amano consegue introduzir personagens tão diferentes e peculiares sempre preocupada em dar a eles carisma, algo fundamental para a série ter conseguido ser tão longa.

É justamente por Reborn! ter um início tão divertido que você vai gostar ainda mais quando as disputas entre os mafiosos esquentarem.

DSC_0146Ignorando a discussão sem muito sentido sobre a tradução do título para “Tutor Hitman Reborn! – algo que eu achei muito bom, já que “ninguém sequer fala ou escrever “Katekyo”, mesmo os mais puristas, e que iria apenas diminuir o acesso a um público maior – posso dizer que o trabalho da Panini foi muito bem realizado, conseguindo adaptar bem os diálogos e termos da série, deixando a leitura fluida.

Custando R$10.90 a edição da Panini segue seu bom padrão sem erros gráficos, contando ainda com as contra-capas coloridas em belas imagens que constavam nos volumes originais. Até o momento Reborn! se encontra apenas no volume #3 e por isso ainda há tempo mais do que o suficiente para você comprar essa divertida série. Lembrando que já foi confirmado a boa aceitação do manga por aqui e que se ele continuar bem assim é possível que se torne mensal – hoje é bimestral -, algo que seria muito bom para todos os fãs.

DSC_0148 DSC_0158 DSC_0162

É o Gyabbo! realmente dando voltas no mundo dos animes […]