Fest Comix – Coletiva da editora JBC – Detalhes do relançamento de Rurouni Kenshin e mais

Como eu havia avisado aqui, passei a última semana na cidade de São Paulo entre uma programação que juntou muito turismo, um bom congresso de Psicologia e a famosa Fest Comix. Foi uma semana corrida, cansativa, mas certamente muito divertida e proveitosa para mim e para o blog. Foi um período ótimo para comprar muitos mangas (que irão aparecer por aqui), conversar com pessoas do mercado, outros blogueiros, enfim, muita coisa boa vem por aí.

Para começar vou passar aqui sobre tudo que foi tratado na coletiva feita pela Editora JBC para falar um pouco do seu 2012 e do planejamento inicial para o ano que virá, confiram!

Iniciando aproximadamente às 14:30 no último dia do evento, a coletiva certamente era bastante aguardada, lotando completamente o auditório improvisado no Centro de Eventos São Luís na chama Arena Banco do Brasil com Edi Carlos (Gerente de Comunicação), Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo) e Renata Garcia (Assistente Editorial) na mesa.

A apresentação começou com um vídeo institucional contando parte da história da editora – mesmo vídeo usado na coletiva feita em Junho deste ano na FNAC para apresentação de Medauar depois da saída de Marcelo Del Greco.

Após isso Cassius tomou as palavras para se apresentar novamente, aproveitando para falar do trabalho de Renata, a quem classificou como seu “braço direito” dentro da editora. Sua entrada marcou uma série de mudanças que já estavam começando a acontecer, principalmente com um foco maior na interatividade total com o leitor e a imprensa especializada (juro que senti falta de alguém falando “pff” após ele usar esse termo), seja pelos sites institucionais e contas oficiais nas redes sociais ou mesmo pelos perfis pessoais do próprio Cassius (algo que eu mesmo posso confirmar pois vivo enchendo ele por lá para verificar alguma informação, sempre muito bem recebido). Essa interatividade também está acontecendo dentro dos próprios mangas onde – sempre que possível – são colocados textos informativos sobre o título e aquilo que está acontecendo com ele para que os leitores estejam sempre bem informados (por exemplo, quando um manga alcança o Japão e precisa entrar em hiatus).

Essa mudança também perpassa por diferenciar os formatos dos mangas da editora de acordo com o público que se quer atingir. Dessa forma, hoje a editora trabalha com basicamente três formatos, dois mais simples, diferenciados pelo tamanho, e outro com um acabamento mais caprichado.

Os exemplos mais simples para entender os três seriam Nura: A ascensão do clã das sombras e Soul Eater (ambos com papel pisa brite 52g – mais grossos que o da Panini como Cassius frisou) para as edições mais simples, sendo diferentes no formato já que o segundo (e outros do mesmo estilo, como RG Veda) vem em menor tamanho, 12 x 18 cm, mas sempre em tankohon. O terceiro seria o “formato Sakura” com páginas offset, 75 gramas, aquele papel branquinho.

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Mas com certeza o momento mais aguardado da coletiva era quando ou se iriam falar algo do relançamento da Samurai X, ou como devemos nos acostumar a ver daqui para frente, Rurouni Kenshin – uma exigência da editora japonesa Shueisha que quer centralizar a marca em um único termo, principalmente após o sucesso do filme em live-action.

E se alguém estava curioso, a coletiva serviu para matar todas as dúvidas, então vamos lá: Rurouni Kenshin está programado para ser o último lançamento da editora em 2012, sendo prometido para Novembro. A ideia da editora era ter lançado o título ainda em Setembro, mas a demora para que os japoneses aceitassem tudo acabou levando o projeto para essa nova data: foram pelo menos três meses para a aprovação do novo logo a ser usado por aqui e mais um mês para aprovar a capa (ambos belíssimos, diga-se de passagem) que agora usa a imagem da capa original “em pé” para diferenciar do produto lançado há mais de 10 anos pela editora.

E apesar de não ser a versão kanzenban, pelo menos podemos ficar felizes em saber que Rurouni Kenshin virá no mesmo formato de Sakura: 13.5 X 20.5cm, 200 páginas, papel offset de 75 gramas, capa cartonada, mensal, 28 edições, além de estar sendo realizada uma ampla revisão dos termos originais para que tenhamos um produto mais fiel ao original.

Quanto vai custar? R$13.90, um real a menos que Sakura pelo fato da obra originalmente publicada na Shounen Jump não possuir páginas coloridas.

Já se encaminhando para o final da coletiva, foram anunciados oficialmente (já que os nomes haviam vazado dias antes da Fest Comix) os dois títulos que vão iniciar o ano de 2013 na editora, são eles: 

  • Mirai Nikki: Obra shounen de horror/sobrevivência onde os personagens recebem um diário capaz de prever o futuro próximo e com isso devem buscar matar uns aos outros até que o último irá virar um novo deus. A obra foi publicada originalmente em 12 volumes e é muito elogiada, apesar de contar com uma adaptação desastrosa para desenho animado (um dos piores animes que assisti na minha vida).
  • Burn-Up: Excess & W: Obra em um único volume lançado em 1996 do início da carreira do famoso mangaka Oh! Great (o mesmo de Air Gear e Tenjo Tenge) que é basicamente mais um manga com lutas e peitos, grandes peitos.

Após isso foi aberto ao público a oportunidade de fazer algumas perguntas. Entre as poucas feitas, uma interessante foi quando um dos espectadores afirmou que Sailor Moon já poderia ser negociado para o Brasil de acordo com o site SOS Sailor Moon, algo que Cassius negou, afirmando que sim, a editora tem interesse na obra, mas que mesmo ela já tendo sido publicada nos EUA recentemente, não há nada aberto para as empresas brasileiras. 

Aproveitando a oportunidade fiz algumas perguntas (emendei três em uma pela falta de tempo) também. A primeira era sobre a falta de investimentos da editora em shoujo e josei, qual seria o motivo para tal. Cassius foi bem enfático e direto ao afirmar que isso se dá simplesmente pelas baixas vendas que esses produtos apresentam – algo que confirma uma informação que eu havia recebido de um contato da Panini no mesmo sentido, com exceção para títulos maiores como Kimi ni Todoke.

Outro ponto questionado por mim foi sobre a situação atual da parceria da editora – ou mais precisamente do grupo JBGroup da qual ela faz parte – com o site de streaming de animes Crunchyroll. Apesar do que foi afirmado ano passado em press release e no site da editora, eles não estão mais trabalhando com o CR, tendo servidos apenas como assessoria no início da vinda do grupo para o país.

Por último, sobre o filme live-action de Rurouni Kenshin recentemente anunciado para ser lançado em diversos países – com o Brasil incluso – Leo Lopes afirmou que a editora entrou em contato com os representantes da marca no Japão que afirmaram que a distribuição estava a cargo da Warner. Em contato com a Warner do Brasil, a mesma simplesmente disse não ter informação alguma sobre isso, o que pode ser um belo banho de água fria para quem está esperando poder ver o retalhador em uma telona.

A coletiva, apesar de chover bastante no molhado, acabou sendo interessante principalmente no que se referiu ao relançamento de Rurouni Kenshin. Poder ver a capa ali foi muito bom, especialmente por ela ter ficado tão bonita (algo que a editora vem acertando bastante recentemente)! Ainda houve o sorteio de alguns brindes para os presentes, além da imprensa ter recebido kits com os mangas Nura e RG Veda.

Apesar de rapidamente – pois precisava correr para o aeroporto onde iria voltar para Manaus naquela tarde – pude conversar um pouco com Cassius, sempre muito solícito, onde ele afirmou que hoje o manga que mais venda no catálogo da editora é Soul Eater, algo que ele explica pelo fato de ser um lançamento recente – além, claro, do alto potencial da obra.

E é isso, espero que tenham gostado do post, busquei salvar e passar as informações mais importantes. Gostaria de agradecer a todo equipe da JBC que me tratou muito bem, especialmente o Cassius e Caíque Guirão, assistente de comunicação. Também é bom lembrar dos amigos Leo Kusanagi do Mithril. e Diógenes Diogo do Chunan que além da boa companhia ajudaram com as fotos e as perguntas.

E vocês, o que acharam das novidades da editora JBC? Preveem um bom 2013? Os comentários são de vocês!

Como eu havia avisado aqui, passei a última semana na […]