Amagami SS – Primeiras impressões

Olá! Estou de volta! Depois de uma semana na capital nacional, voltei para minha cidade natal e agora posso me concentrar em muitas coisas, e entre elas, claro, o blog! Muitos animes terminando, vários começando, algumas ideias, mangas, material não me falta para escrever, fico até na dúvida sobre o que falar. Hoje, em post especial de sábado (pretendo postar amanhã também), falo sobre a estréia do anime Amagami SS.

E se você ainda não sabe o que ver da nova temporada, ainda é tempo de ouvir o Anime Records #1, podcast falando sobre todas as séries dessa nova temporada

Amagami SS é um novo anime do estúdio AIC, baseado em uma visual novel do estilo date sim (simulador de relacionamentos) lançada para Playstation 2 em março de 2009. Muita gente já pode ficar com um pé atrás sabendo da sua origem, mas as coisas não são tão simples assim, diversas visual novels ganharam adaptações de muita qualidade e que muitas vezes fogem do jogo original, seja para o bem ou para o mal (só lembrar de True Tears e Higurashi, cabe a você saber qual eu acho do bem e do mal).

Nas primeiras impressões (e aqui quero ser bem literal, os primeiros minutos e abertura) que tive do anime as minhas expectativas que tinha de um bom drama romântica pareciam que iriam se concretizar. Junichi Tachibana começa a contar sua história com um trauma que sofreu há dois anos, ao ir em um encontro marcado e a garota não ter aparecido. Isso causa em Tachibana um certo rancor em relação aos seus sentimentos, ficando com esse vazio durante esses dois anos. À primeira vista o trauma sofrido por Tachibana parece realmente ser algo sério e que seria muito explorado pela série, visto que ele chega a construir um planetário dentro de um armário para poder dormir quando se precisa se fechar do resto do mundo.

Apesar disso, Tachibana não aparente ter grandes problemas além desse fechamento no seu coração. Na verdade ele é uma pessoa educada, gentil e bondosa com os outros, mas sem exageros, um simples adolescente. Possui um grande amigo e mora com sua irmã (aparentemente só eles dois, mas enfim, animes desse tipo nunca se preocuparam muito em explicar onde está a família dos personagens, e quando explica, é de forma bem secundária), Miya.

Uma das grandes preocupações era a problemática de manejar um elenco tão grande de personagens principais (afinal, cada uma das seis garotas é A garota em potencial), mas pelo menos neste primeiro episódio isso foi explorado muito bem pelo diretor Hiraike Yoshimasa, que já mostrou saber fazer isso bem no anime Sketchbook ~full color’S~, apresentando cada uma delas e suas personalidades (clichês, mas sem exageros em estereótipos).

O problema começa na segunda metade do episódio, quando o foco recai basicamente sobre uma única garota, Morishima Haruka, a mais bonita e desejada do colégio. Se antes tínhamos um adolescente temeroso com seus próprios sentimentos e relacionamentos, Tachibana em alguns dias cai para a beleza de Haruka e simplesmente se declara para ela. A única reação que eu eu pude ter foi de “O que?!”. Isso simplesmente não fez sentido algum e trai o caminho que eu esperava que seria explorado.

Nos pontos positivos temos uma animação simples e padrão, mas que funciona muito bem no character design dos personagens, com um trabalho maior no rosto das personagens, especialmente as garotas, realmente bonitas de se ver. A abertura é outro, bonita e elegante, dando o tom certo para o anime. Além disso temos um comédia que apesar de escassa, consegue funcionar bem e é usada nos momentos apropriados, fazendo com o que o espectador possa relaxar e rir levemente.

Amagami SS para mim ficou uma incógnita, apesar do grande potencial para desenvolver um romance dramático interessante, pode ficar presa nos próprios clichês e se tornar de médio para ruim. Tudo isso dependerá não das seis garotas, mas sim da forma como o protagonista terá seus sentimentos explorados.

PS: O elenco de seiyuu foi bem escolhido, mas a voz da personagem Nakata Sae, feita pela Konno Hiromi me irritava incrivelmente, tenho medo quando as atenções caírem sobre ela. Ela fez um ótimo trabalho com a Kogami Akira de Lucky Star e sabemos que tem uma voz bem versátil, mas o tom da voz usado para a personagem é simplesmente irritante!

Olá! Estou de volta! Depois de uma semana na capital […]

16 thoughts on “Amagami SS – Primeiras impressões”

  1. Erm, a proposta de Amagami SS é usar todas as “heroínas” [algo que foi muito citado na época do anúncio do lançamento] – acredito [ACREDITO!] que deve ser composto de mini-arcos, sendo o tempo resetado no final de cada um deles.

    Assim, faz sentido o rápido desenvolvimento do arco da “Morishima-senpai”.

  2. @Qwerty

    Se essa for a proposta usada, esse episódio cairia na minha concepção, pois fez tudo de forma muito rápida. Eu torço para que não seja assim. Mas vamos ver depois do próximo episódio.

    Gyabbo!

  3. Então, atualmente já saiu o 4° episódio e eu gostei muito do modo que foi traçado esse arco, preferia que fosse uma história única, sem tantos arcos, pois gostei mesmo da Morishima Haruka, mas acho que vai ser na forma de vários arcos, cada qual com sua personagem junto ao Tachibana… Mas de qualquer forma, maneiro o blog ae, parabéns ;)

  4. pouxaaa, ta faltando uma barrinha de busca aqui no sue blog viu, sempre que quero olhar um post mais antigo, perco preciosos segundos procurando (segundos sao importantes heheh) *-*

    1. Problema resolvido, agora no final do Menu tem um lugar para localização dentro do blog, espero que guardem seus segundos!

      Gyabbo!

  5. Realmente como nosso amigo falou ali em cima, o anime foi divido em varios mini-arco, contando as aventuras amorosa do personagem principal com cada uma das principais que aparecem.. já assisti todos os 08 eps que saíram , e até o momento, tenho que concordar com o nosso amigo Victor, o arco da Morishima Haruka foi o melhor e o mais engraçado, pois ao meu ver, mergulhou o personagem em algumas situações que ele não esperava…

    1. Idade permitida?
      Não entendi bem e nem sei se sou apto a responder essa pergunta. Mas se for pra dar uma resposta, diria que é desaconselhável para menores de 14 anos.

      Gyabbo!

  6. Humm, estou para assistir esse anime. Não me animei muito com a sua crítica, mas mesmo assim vou assisti-lo, já que eu já baixei todo o anime, xD hahaha. Também tenho um Blog que comecei agora, e também é com o objetivo de postar críticas de animes e outros assuntos também. No momento estou fazendo um evento, caso quiser, ainda há tempo, terminará nessa terça feira. E convido a todos a visitarem o meu Blog. Parabéns pelo seu texto, muito bem escrito. Até mais! ;)

  7. é…tenhu que concordar você escreve muito bem ^^,
    sobre amagami:
    eu acho que é um anime muito bom, porém, aqueles “eu te amo” imprevisivel auhsuahs
    fez cair minhas expectativas do anime até porque no episódio 4 ou 3 eles já estavam juntos…(eu não lembro direito mas eu devo estar no episódio 4 ou 5 porisso nao tenhu uma idéia firmada sobre esse anime :/ ) então isso me deixou meio que desapontado sobre a série pois eu queria que o anime explorasse um pouco mais desse lado e tal, mas com isso acontecendo (não sei ao certo) parece ser um anime estilo “itazura na kiss” pois o anime mostra antes e depois do casamento =D

  8. Oi, é minha primeira vez que faço isto… então, se alguém me criticar por isto… ;P

    Quando assisti o 1ep. e o 2ep. notei que seria um anime bem interessante, pela animação e pelo inicio da história.
    Achei o MÁXIMO o 4ep., mas, me assustei com o 5ep…. perguntei o que aconteceu? -Tachibana estava sonhando como conquistar a Morishima, ou algo assim…?
    Mas, não Amagami SS é um anime de CONTOS que aconteceram com o Tachibana, não é bem uma história que tem começo, meio (clímax) e fim.
    Poderia até começar pelo final do anime, mas se o 5ep. fosse um retro e de como teria sido a trajetória até conquistar a garota dos sonhos dele (Morishima).
    Não entendi muito bem qual é a época que aconteceram todos estes contos (encontros).
    Por isto, sinceramente em minha opinião é um anime fraco.
    Tanto que apaguei do meu PC, em termo de comparação fica no chinelo perto de Toradora, Love Hina, Mamoru-kun ni Megami no Shukufuku wo! e muitos outros que já assisti.

  9. Alex , voce é louco???
    Esse anime é simplesmente o MELHOR anime com tematica romantica que ja vi na vida.
    Voce só fala que ele é ruim por que viu apenas os primeiros episodios , cada arco conta a historia de uma garota junto com o Jun’ichi , cada uma com sua personalidade e carisma .
    Ele é um anime simples , sem aquela enrolação toda pro personagem se confessar.
    Assista todo o anime , e assista o ultimo arco , foi tão emocionante que quase chorei.

Deixe sua opinião