Bairro da Liberdade – O guia do otaku principiante

Se você só agora começou a se interessar por animes e mangas, conheça o básico do bairro da Liberdade em São Paulo, o tradicional reduto dos otakus!

A Liberdade, bairro da região central de São Paulo, foi durante muito tempo o lar dos imigrantes japoneses. Hoje, embora ainda frequentem o local, já não são mais maioria absoluta. Mesmo assim, o comércio de produtos orientais e os festivais continuam firmes e fortes, assim, o otaku principiante ou que não é de São Paulo vai achar muita coisa de seu interesse por ali. O melhor meio de chegar é de metrô, a estação Liberdade desemboca na praça de mesmo nome, que é exatamente onde acontecem shows e espetáculos nas datas festivas.

Para começar, existem duas livrarias japonesas, a Sol, também conhecida como Tayodô, e a Fonomag. A primeira é a mais fácil de achar, fica bem na praça da Liberdade, e é a mais antiga. Lá você encontra exemplares da Shonen Jump e todas as outras coletâneas de mangas, revistas especializadas em animes, cinema, música, esportes, tudo do Japão. Além disso, a Sol também vende alguns itens de papelaria como tintas, pincéis, canetas e lápis japoneses, interessantes para quem desenha manga. A parte de papelaria fica nos fundos da loja, eles não expõem muita coisa na vitrine, então é preciso entrar para poder ver o que eles tem. Aliás, quem sonha em ser desenhista pode querer conhecer a AreaE, uma escola de arte com foco em estilo manga que fica bem perto da praça, na rua da Glória.

A Fonomag não tem itens de papelaria, mas é uma loja maior e mais espaçosa, e tem uma seção de mangas “de banca”. Para saber o preço, é preciso perguntar a um atendente ou olhar nas pequenas tabelas de conversão iene => real que eles deixam afixadas em alguns pontos das prateleiras. Se você quer comprar uma revista japonesa mesmo sem saber o idioma, só por curiosidade, fica a dica: os “encalhes”, publicações de três, quatro, cinco meses atrás, são um pouco mais baratos. E, se você tiver sorte, a revista pode ter algum brinde legal como pastas para documentos, pôsteres, cartões postais, blocos de anotação, e coisas do tipo. A Fonomag costuma guardar os brindes e encartes em separado para evitar estragos. Quando o cliente leva a revista que quer ao caixa, se tiver encarte ou brinde, o atendente traz.

Se estiver à procura de mangás em português, além da Fonomag, as bancas de jornal e lojas da região têm praticamente tudo o que está sendo publicado.

A rua Galvão Bueno concentra o grosso do comércio. É lá que fica o Sogo Plaza, espécie de shopping popular de produtos orientais e quinquilharias. Nos seus corredores apertados dá para encontrar figures, roupas e acessórios para cosplay, camisetas e quase todo tipo de mercadoria relacionada a animes e games. Antes de sair comprando tudo, visite também o Shopping Trade Center e mais uma galeria sem nome do outro lado da rua. Algumas lojas nos fundos também vendem figures e outros produtos de animes, é bom comparar preços. Não vamos especificar nomes e números dos boxes por que eles tendem a mudar de tempos em tempos, ainda que costumem ficar mais ou menos na mesma área e andar das galerias.

Na hora da fome, tem pra todos os gostos e bolsos. Nos finais de semana, na Feira da praça do bairro da Liberdade, várias barraquinhas vendem porções de yakissoba, tempura, e outras comidas típicas. Se preferir restaurante por quilo, na própria praça você encontra o Itiriki. Dentro do já citado Shopping Sogo Plaza existem dois, um no mezanino e outro no quarto andar. Andando mais um pouco na rua Galvão Bueno há o Banri. Se estiver disposto a ir um pouco mais longe e gastar mais, a rua Tomás Gonzaga tem vários tipos de restaurante: o tradicional, o moderno, lamen-ya, udon-ya. Se os restaurantes estiverem cheios, pode optar por comprar um bentô em algum dos vários mercadinhos da região. Ou ainda, se você não gosta de comida japonesa, pode recorrer ao McDonald’s, Burger King, ou uma das várias lanchonetes e cafés espalhadas pela praça da Liberdade e ruas próximas.

goodsEste é o básico do bairro da Liberdade que interessa aos otakus. Evidentemente, é só a ponta do iceberg. Não mencionamos os festivais, os templos e nem os outros tipos de comércio que existem por lá para não deixar o texto muito longo. Algumas portas obscuras de prédios antigos escondem lojas que fervilham de atividade, mas como há muita coisa fora da legalidade, não vamos comentar aqui.

Livraria Sol: Praça da Liberdade, 163 (http://www.livrariasol.com.br/)
Livraria Fonomag: Rua da Glória, 242 (http://www.fonomag.com.br/)
Sogo Plaza Shopping: Rua Galvão Bueno, 40 (https://www.facebook.com/Shopping-Sogo-Plaza-200518820025987/)
AreaE – Escola de Arte: R da Glória, 279 – Edifício RIAN – 4º andar – cj. 44 (http://www.areae.com.br/index.shtml )
Shopping Trade Center: Rua Galvão Bueno, 17~19 (não possui site)

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Se você só agora começou a se interessar por animes e […]

8 thoughts on “Bairro da Liberdade – O guia do otaku principiante”

  1. Se tem um bairro que conheço bem em SP é a Liberdade, quando posso sempre dou uma passada lá. É onde adquiro mangás, Blu-Rays de anime, camisetas de anime e action figures e outros acessórios relacionados à cultura otaku.

    1. É um lugar muito bacana, não? Eu até estou evitando de ir pra lá esses últimos dias pra não acabar gastando até o que não tenho, hahaha…

      Obrigada pelo comentário, Micael!

  2. Olá vou na liberdade em julho e também vou no anime friends gostei da sua matéria e usarei suas dicas e aí vai uma perguntinha vc irá ao friends ?

    1. Que bom que gostou! A Livia, que escreveu essa matéria, não estará na AF, mas a Karol, outra escritora do blog estará! Se ver uma guria com uma camisa vermelha com nossa marca na frente, pode falar que é ela.

      Gyabbo!

  3. Ótimas informações, estive em São Paulo, mas sem tempo de ir à Liberdade. Talvez em uma próxima vez. Tomo proveito para desejar que Jesus, o Nome sobre todo nome (Filipenses 2) te abençoe, e que você se alimente da Palavra e Salvação Dele!

  4. Boa tarde! Sou de Salvador/Ba, gosto muito da cultura Japonesa e essa matéria vai ser muito importante para meu passeio hoje no Bairro da Liberdade, muito grato pelas orientações.

Deixe sua opinião