Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka – DanMachi – Conclusão

Em um mundo onde os deuses caminham entre os homens, um herói precisa surgir: Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka no Gyabbo!

Produzido pelo estúdio J.C. Staff em 13 episódios, Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka é uma aventura em um mundo medieval fantasioso onde deuses diversos reúnem heróis que estejam dispostos a vasculhar os diferentes andares da Dungeon, um lugar labiríntico cheio de criaturas fantásticas que guardam tesouros e mistérios, em suas “famílias”. É através dessas expedições que cada aventureiro consegue maior experiência, literalmente subindo de nível e ganhando cada vez mais força e poderes.

DanMachi-Ep-6-Img-0025

Baseado em uma light novel escrita por Fujino Oomori e ilustrada por Suzuhito Yasuda, DanMachi não era um anime do qual eu esperava muita coisa. Na verdade, desde o começo a minha ideia era ignorá-lo, tanto que foi nessa categoria que eu o coloquei durante minhas apostas para Temporada de Primavera 2015. Desde o nome – que pode ser traduzido em algo como “É errado pegar mulheres em calabouços?” – até a batida ideia de um harém em volta d’O escolhido para ser o herói de um mundo soavam-me completamente descartáveis, longe demais do que eu costumo gostar. Não posso dizer, também, que a reação inicial do público me instigou a dar uma chance, afinal, tudo que se falava após o primeiro episódio era sobre uma personagem loli de peitos grandes com um decote revelador. Nada muito empolgante.

No entanto, como bom blogueiro que sou, acabo vendo o primeiro episódio de quase todos os animes de uma nova temporada e fui dar uma chance a este também. Com poucos minutos o anime conseguiu me prender não por ser fantástico, mas por executar de forma bem orgânica a sua proposta, emulando um mundo de jogos de RPG naturalmente, de forma poucas vezes vistas em animes. Ainda que apressada, a obra do diretor Yoshiki Yamakawa é especialmente competente de nos convencer que aquele mundo é verossímil; os monstros, o mercado de armas e equipamentos, os ajudantes, as magias e a forma como os personagens evoluem e passam de nível, tudo é colocado na tela em detalhes, porém sem perder tempo “ensinando” ao espectador que esses elementos estão ali.

DanMachi-Ep-10-Img-0021

Convencido daquele ambiente, fica bem mais fácil gostarmos dos personagens, ainda que nenhum deles se destaque no elenco além dos seus designs. Bell Cranell, nosso protagonista, em nada se diferencia de um Naruto da vida com sua vontade inexplicável de ser mais forte e seu empenho inabalável para ajudar as pessoas ao seu redor. No entanto, como a maior parte da série é levada em um tom leve, não espera-se dele algum aprofundamento, apenas que cumpra com sua personalidade do início ao fim, algo plenamente realizado. Dessa forma, mesmo que a explicação dada para devoção de Bell pela deusa Hestia não seja a melhor do mundo, simplória e repetida até, logo relevamos para ver até onde ele conseguirá chegar.

É com essa pegada que os episódios passam voando, apresentando novos personagens, realçando personalidades rasas e nos dando algumas cenas de ação de cair o queixo por sua fluidez e boa “coreografia”, sempre construindo algo maior para o destino de Bell. Nesse ponto temos o único lado negativo de DanMachi, visto que Bell, em sua posição de predestinado a ser um grande herói, recebe poderes absurdos que retiram um pouco da graça da sua jornada, principalmente após o oitavo episódio, resultando em um clímax não tão empolgante quanto eu esperava ver.

DanMachi004

Assim, ao contrário do que o título poderia sugerir, DanMachi não é um anime voltado para o fanservice, ainda que ele esteja lá nem sempre sutil como eu gostaria, mas nunca escrachado como eu odiaria. É no final uma série de aventura gostosa de ver e que ao seu final deixa uma vontade de mais.

Muitas pontas soltas e ganchos foram deixados, provavelmente já pensando em uma segunda temporada, uma pena que isso não deve acontecer a curto prazo pois não há material suficiente para um novo cour ainda nas light novels.

DanMachi-Ep-12-Img-0006 Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatte Iru Darouka - 01 - Large 33 DanMachi-Ep-11-Img-0020 DanMachi-Ep-6-Img-0028

Em um mundo onde os deuses caminham entre os homens, […]

9 thoughts on “Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka – DanMachi – Conclusão”

  1. merece segunda temporada e terceira c certeza. bem light, divertido e a vontade do personagem e de sua deusa em serem melhores em suas vidas profissionais e um para o outro e show

  2. Faltou a imagem viral da abertura com o Bell e a Hestia escovando os dentes! rs
    Gostei do anime e a resenha ficou muito boa. Recomendo!

  3. Parei de assistir no epi 3 e.e Parei de assistir, mais por causa dos personagens mesmo, eu não gostei de nenhum, aí foi difícil pra eu continuar assistindo. Mas concordo que a animação e o universo criado foram o ponto positivo na série.

  4. Eu adorei a série. O fato de não darem muitas explicações de como funciona o “mundo” realmente deixa a gente boiando no começo, mas depois que você entende como funciona é bem interessante. Muito melhor que as explicações “técnicas” extremamente forçadas de Naruto, por exemplo. Também gostei muito do tema “RPG” colocado na série. Ficou muito “natural” realmente.

    No entanto, não deixo de sentir falta de algumas explicações que ficaram soltas. Tipo, como Bell (ou Beeru-kun hehe) se juntou a Hestia. Por que a familia de Hestia só tem um membro, enquanto as outras parecem ter vários. O que é a Dungeon afinal? Ela foi criada pelos Deuses? Claro, provavelmente tudo isto deve ser respondido aos poucos nos livros da série.

    1. Cara Hestia é uma Deusa que desceu dos céus assim como Efesto, Zeus (o avô de Bell que desapareceu) etc. e a dungeon foi criada para os desafios de quem chega primeiro aos céus por assim dizer, ela so tem um membro que e o bell pq ela era meio que rejeitada por assim dizer ela teve um membro antes so bel (que nao lembro o nome) mas ele morreu o que nao diz mto sobre isso e bell pertence a ele pq todos os outros deuses rejeitava bell ja que le era um garoto sozinho mas ela o viu e o aceitou TUDO E CITADO NO ANIME PRESTE MAIS ATENÇÃO.

    1. Ainda não… como foi dito na matéria:
      Muitas pontas soltas e ganchos foram deixados, provavelmente já pensando em uma segunda temporada, uma pena que isso não deve acontecer a curto prazo pois não há material suficiente para um novo cour ainda nas light novels….. A segunda temporada vai ser possivelmente no próximo ano, torcendo muito pq eu me surpreende bastante com esse anime.

Deixe sua opinião