Noragami – Editora Kodansha Comics – Vol. 1

Um deus diferente, uma garota com um rabo rosa e muita comédia. Confira a review do mais recente manga publicado pela Kodansha Comics nos EUA, Noragami.

Noragami é uma obra da dupla Adachitoka, publicado originalmente na Gekkan Shounen Magazine desde 2010 com 12 volumes atualmente. Em 2014 foi licenciado pela Kodansha Comics para os EUA por conta da sua popularidade no ocidente, consequência da adaptação em anime feita pelo estúdio Bones neste mesmo ano.

Esses dias eu me arisquei a importar a versão americana do manga intitulada “Stray God” para conhecer melhor a obra e não me arrependi. O manga gira em torno de Yato, um deus menor, cujo sonho é ter um monte de seguidores a adora-lo e para que isso ocorra conforme seus planos ele aceita qualquer tipo de trabalho para se tornar conhecido. Infelizmente, logo nesse primeiro volume, vemos que esse sonho está longe de se tornar realidade, pois bem no início sua única parceira que o ajudava se demite.

Untitled-1

Sua sorte só muda quando, após esse acontecimento, ele se depara com Hyori Iki e salva sua vida, fazendo a garota ficar presa ao deus até que seu problema seja resolvido. E assim se inicia a jornada de Hyori com Yato em busca de um novo parceiro para ele e de uma solução para resolver o pequeno problema da garota. Clichê? Com certeza.

Noragami, apesar de suas limitações tanto no roteiro quanto no desenvolvimento, mostrou-se um manga longe de ser ruim, já que apesar de ter um roteiro previsível onde não há nada inovador, ele é bastante consistente na sua proposta. É uma obra equilibrada por elementos que a nivela e a mantém estável e o que perde em originalidade, ganha em personagens carismáticos.

Untitled-3

A construção dos personagens e seus desenvolvimentos dentro da narrativa é o motivo pelo qual o leitor se prende; em outras palavras, é um mangá onde você continua a leitura pelo apego ao elenco e não pela historia em si, ainda que essa, sim, divirta. O mangá também fica em destaque pela forma com que são tratados os diversos assuntos que vão sendo introduzidos durante a narrativa, pois apesar de abordar temas mais sombrios como suicídio e bullying, ele consegue levar tudo de forma sutil, misturando a um bem-vindo bom humor.

A arte do mangá em geral é linda, sem dúvidas Adachitoka supera sua obra anterior, Alive. O traço da dupla dá vida aos personagens, todos bem expressivos, articulados e bem desenhados, sem falar dos cenários bem detalhados e caprichados, tornando tudo harmonioso.

Untitled-2

Quanto a qualidade física do material da Kodansha Comics, o volume físico teve um acabamento fosco de boa qualidade, as páginas tem a gramatura maior do que as que estamos acostumados a ver no Brasil, dando maior segurança na hora de folhear a revista, mas a capa acabou ficando com uma qualidade inferior se formos comparar com as edições de mangas já publicadas por editoras brasileiras por ser fina demais e “molenga”.

Por fim, num todo, Noragami é uma ótima escolha para aqueles que gostam de uma boa comédia misturada com batalhas épicas e aventuras ou para aqueles  que assim como eu, gostam de importar mangás dos EUA. Ele custa $10.99 dólares (em média 30 reais) e é encontrado em lojas especializadas.

Sobre Karolina

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio.
Twitter: @KarolFacaia

Um deus diferente, uma garota com um rabo rosa e […]

2 thoughts on “Noragami – Editora Kodansha Comics – Vol. 1”

  1. ótimo texto, realmente, acho que noragami é um manga que vc acaba acompanhando pelos personagens e não pela historia, eu sempre achei todos muito carismaticos, não sei como a historia se desenvolve no manga, mas gostei do anime, não achei maravilhoso, mas achei muito bom, a ponte de eu querer comprar
    E sobre importar, eu recomendo o book depository e a amazon para compras de mangas!
    livros não tem imposto e você pode importar sem problema nenhum de ser taxado,
    fico feliz em saber que a versão de nioragami é boa, é uma das que está na minha lista de que quero comprar a versão americana, porém antes tenho que continuar e alcançar as minhas edições de Natsume no yjin choo, Soul Eater e Pandora Hearts, Jormungand terminei já, recomento todos os que citei, tirando soul eater que comecei a comprar antes de sair no Brasil, acho que os outros não tem muitas chances de sair por aqui,.

    1. Muito obrigada pela indicação da Book depository XD ! Isso aliviou bastante o preço do mangá e nem demorou tanto pra chegar. Sobre o anime de Noragami eu curti bastante a adaptação porém fiquei triste pelos dois últimos episódios serem fillers

Deixe sua opinião