Sengoku Musou – Primeiras Impressões

Vale a pena assistir Sengoku Musou?

Sengoku Musou é um anime produzido pelo estúdio NAS, baseado no game de mesmo nome, que no Ocidente ficou conhecido como Samurai Warriors. A ambientação é (muito) vagamente baseada no período Sengoku, quando diversos clãs disputaram ferozmente o Shogunato. A história começa já no fim do cerco ao castelo de Odawara, quando as forças de Hideyoshi Toyotomi tentavam vencer a resistência de Ujiyassu Hobo.

Antes de mais nada, um aviso aos navegantes: eu nunca joguei Samurai Warriors. Fiquei curiosa com este anime por que vi e gostei das primeiras duas temporadas de Sengoku Basara, que tem quase os mesmos personagens e ambientação. Estou comentando sobre Sengoku Musou apenas como anime.

sanadas

Os irmãos Sanada, protagonistas de Sengoku Musou

Para começar, a abertura é bastante eficiente, demonstrando claramente o que esperar da série (a não ser que as coisas mudem muito a partir do segundo episódio): samurais poderosos batalhando entre si, algumas garotas para dar um tempero e pronto. Não é uma abertura espetacular, de querer rever sempre como foi a primeira de Shingeki no Kyojin/Attack on Titan, por exemplo. Mas é eficaz e bastante agradável.

Os personagens são bacanas, pelo visual chamativo e pelos primeiros diálogos já dá para perceber um pouco da personalidade e trejeitos pelo menos dos principais. O único senão é que as meninas parecem meio destoantes – talvez por causa das vozes das dubladoras, da paleta de cores, ou do traço muito redondinho, muito “kawaii”. Não é algo ruim por si só, mas o contraste entre elas e os personagens masculinos parece grande demais, como se fossem personagens de animes diferentes. Entretanto, estamos falando apenas do primeiro episódio. Quem sabe esse estranhamento em relação às meninas seja uma dessas coisas com que a gente vai se acostumando com o tempo.

kunoichi

O episódio tem um ritmo bastante acelerado, tirando os minutos iniciais de apresentação e ambientação, é muita ação e pouca conversa. Aliás, a apresentação dos personagens é um bocado extensa, para quem conhece o jogo pode funcionar como fanservice, mas para quem não conhece e nem sabe nada de História do Japão é gente demais para apresentar de uma vez só. Por outro lado, esse tipo problema não é exclusivo de Sengoku Musou, vários outros animes recorrem a esse tipo de recurso e parece funcionar bem para os japoneses.

Uma coisa que pode incomodar quem não gosta de spoilers: há um preview geral logo no começo que revela conflitos aparentemente importantes que irão acontecer.

As lutas são bem movimentadas, com muita acrobacia, saltos, gente quebrando paredes e explosões. A animação em certos pontos fica um tanto capenga mas não chega a estragar a diversão.

personagens

É muito personagem apresentado de uma vez só!

No geral, embora não cause uma empolgação no nível “mal posso esperar pelo próximo episódio”, Sengoku Musou é um bom entretenimento. A série tem seus defeitos, mas neste primeiro episódio eles não chegaram a atrapalhar. Quem procura um anime de luta sem grandes pretensões com certeza vai se divertir.

Você pode assistir ao Sengoku Musou de forma oficial e em português pelo Crunchyroll PT.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Vale a pena assistir Sengoku Musou? Sengoku Musou é um […]

2 thoughts on “Sengoku Musou – Primeiras Impressões”

    1. Não é Sengoku Basara, é Sengoku Musou. São animes diferentes. Basta ter jogado algum dos Samurai Warriors pra ter um pouco do background do anime.

Deixe sua opinião