Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a quebra de expectativas

gekkan shojo nozaki kun

Um delicado romance entre uma garota tímida e sonhadora e um rapaz quieto e sério… só que não!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun ( 月刊少女野崎くん) foi um anime que realmente me surpreendeu. Primeiro porque apesar do título, não se trata de um shoujo, mas de um shonen. Segundo, porque o design de personagens – muito bonito por sinal – me levou a esperar por um típico romance escolar com uma boa dose de comédia para disfarçar os clichês.

Eu não poderia estar mais enganada.

Nozaki-kun é uma adaptação para anime de um yonkoma manga (tirinhas de quatro quadros) de Izumi Tsubaki publicado pela Square Enix na revista Gangan Online desde 2011. A história trata das desventuras de Chiyo Sakura, menina romântica perdidamente apaixonada pelo colega de escola Umetaro Nozaki, que além de estudante é mangaka especializado em shoujos.

nozaki e sakura

O ponto forte de Nozaki-kun é a quebra de expectativas: aquele que imaginamos ser o herói se revela uma heroína, aquele momento em que achamos que acontecerá algo sério termina em piada. E mesmo quando descobrimos o truque, ele é tão bem feito que sempre caímos nele, invariavelmente. Isso também vale para o humor, que é outro ponto fortíssimo da série. Para se ter uma idéia, eu assisti o anime duas vezes e me acabei de rir do mesmo jeito.

Uma qualidade importante em animes e mangas é a riqueza de seus personagens, e isso Nozaki-kun tem em profusão. Embora não tenham grande profundidade psicológica – afinal, trata-se de um yonkoma, uma tirinha humorística – eles são bem construídos e conseguem despertar a simpatia no público. Além dos protagonistas há um elenco de coadjuvantes muito interessante que garante boas risadas: o tsundere Mikoshiba, a garota-príncipe Kashima, a terrível Seo, o senpai estressado Hori e o kouhai chorão Wakamatsu. Todos eles, até mesmo os que aparecem menos como os editores Maeno e Miyamae e Yukari, a mangaka vizinha de Nozaki conquistam, em alguma medida, o nosso carinho, talvez por que apesar de serem aparentemente clichês, há em cada um deles um elemento destoante, inesperadamente humano.

mikorin

O casal de protagonistas, por exemplo, tem tudo para irritar quem não gosta do clichê “menininha fofa-aimeudeusquekawaii apaixonada pelo rapaz bonitão-quieto-misterioso”. Entretanto, logo percebemos que a coisa não é bem assim. Embora esteja perdidamente apaixonada mesmo, a Sakura não deixa de sentir vergonha alheia pelas bobagens do Nozaki. E o Nozaki, apesar de bonitão, não tem nada de quieto nem de misterioso.

Outro exemplo bom é a Kashima, que de início parece a típica garota-príncipe mas logo revela um lado bem menos glamouroso e muito mais engraçado. Impossível não gostar do contraste entre a atitude elegante e teatral e as situações desastrosas em que ela se mete.

sakura e nozaki

O romantismo da Sakura sendo esmagado por uma prosaica lei de trânsito: andar de garupa na bike não pode!

kashima e hori

“A” príncipe e “o donzelo”?

Alguns fãs torcem pelos casais e ficam pedindo que aconteça algo de verdade entre eles. Pessoalmente, creio que toda a graça de Nozaki-kun é justamente não acontecer nada de verdade. Isso mantém a leveza da história e dos personagens. Afinal, que graça teria a série se a Sakura não tomasse na cabeça cada vez que imagina uma cena romântica com o Nozaki? Ou se a Kashima parasse de entender tudo errado e o Hori-chan não precisasse mais se estressar por causa dela?

Para finalizar, deixo abaixo esta cena memorável, que levou à melhor piada de toda a série. Quem viu o anime sabe qual é. Se você não entendeu não perca mais tempo e vá assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun!

tomodaaaa

Tomodaaaaa!!!

Você pode assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun de forma oficial e em português pelo Crunchyroll PT.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Deviantart (https://liviaks.deviantart.com/), e no Instagram (liviasuguihara).

Um delicado romance entre uma garota tímida e sonhadora e […]