Azumanga Daioh – Editora NewPOP – Vol. 1

Venha conhecer o cotidiano de um grupo de garotas do ensino médio em um premiado manga que é considerado um dos grandes representantes da nova arte japonesa: Azumanga Daioh, um dos lançamentos deste ano da NewPOP Editora.

Azumanga Daioh NewPOP

Azumanga Daioh é de Azuma Kiyohiko e foi publicado entre 1999 e 2002, na revista Dengeki Daioh. Ganhou uma adaptação para anime de 26 episódios pelo estúdio J.C. Staff em 2002, além de um especial e um ONA. Uma nova edição em três volumes e com material extra foi publicada em 2009, intitulada de Azumanga Daioh: Hoshuuhen.

O manga segue o cotidiano das alunas da sala 3 de um colégio, quando se juntam a turma Chiyo, uma garota genial de 10 anos, e Ayumu Kasuga, que rapidamente é apelidada de Osaka por ter vindo da província de mesmo nome. Para completar a trupe, temos a professora meio louquinha Yukari e a amiga de infância que também é professora, mas é o completo oposto dela, Kurosawa. Azumanga Daioh é um dos vencedores do Japan Media Arts 100, no qual 100 obras foram escolhidas para representar a nova arte japonesa. Cada um dos quatro volumes segue um ano da vida das garotas.

Foto-Azumanga4

Como todo bom slice of life e comédia, a força de Azumanga Daioh está no elenco de personagens de personalidades diversas, contraditórias e complementares para o humor e a simpatia da “trama”. Mesmo com o formato mais leve, contém personagens que desafiam estereótipos, como a Sakaki que é ótima em esportes e tem fama de valentona, mas na verdade é doce e adora coisas fofas.

A enérgica Tomo proporciona muitos dos momentos divertidos do manga. É ela quem apelida Osaka, insatisfeita com o fato da garota não corresponder às suas expectativas sobre os moradores da província (conhecida como “capital da comédia japonesa”). Sakaki e Chiyo se entendem no interesse por fofura, enquanto as professoras Kurosawa e Yukari são amigas de longa data apesar das personalidades opostas – basta uma olhada para os carros de ambas, o de Yukari todo amassado e detonado, enquanto o de Kurosawa recém-comprado e bem cuidado, para perceber a diferença entre elas.

Foto-Azumanga

O formato de Azumanga Daioh é o 4-koma (ou yonkoma), tirinhas geralmente verticais com quatro quadros do mesmo tamanho, com exceção de um capítulo, que segue a ordem tradicional como um one-shot. A estrutura segue o estilo kishotenketsu, comum a narrativas japonesas e chinesas, que funciona da seguinte maneira: o primeiro quadrinho é a introdução, o segundo é o desenvolvimento, o terceiro a reviravolta/clímax e o último é a conclusão. O yonkoma é humorado, mesmo quando trata de assuntos sérios, sempre com uma comédia mais direta e objetiva.

O traço do autor combina com a obra, ele é mais arredondado e as escolhas de cores lembram bastante a paleta comum a animes. Tanto é que, comparando a versão animada com a do manga, é perceptível as diferenças somente na qualidade. A arte não é datada, embora possua detalhes que remetem aos anos noventa, como o estilo dos cabelos das personagens, por exemplo.

Foto-Azumanga3

A NewPOP prova com Azumanga Daioh que é a editora brasileira para esse tipo de material, com um trabalho praticamente impecável. A qualidade do material da editora é excelente, com papel off-set, capa cartonada e páginas iniciais coloridas. O texto está bem revisado e flui com naturalidade, com notas colocadas no pé das páginas para a compreensão das piadas que precisam de uma melhor contextualização. Se a editora seguir uma periodicidade, tem tudo para ser um de seus melhores trabalhos, ainda mais por estar bem fácil de acha-lo nas bancas de todo país ao preço de R$16,90.

Azumanga Daioh é recomendadíssimo para quem gosta de mangas yonkoma e de slice of life escolar, sendo inclusive um clássico deste gênero.

Fonte: Veja mais sobre 4-koma clicando aqui (site em inglês).

Venha conhecer o cotidiano de um grupo de garotas do […]

2 thoughts on “Azumanga Daioh – Editora NewPOP – Vol. 1”

  1. Eu comprei ele no Animefriends. Eu já conhecia a série pelo animê e, pra mim, é um dos melhores mangas de comédia. E é um dos poucos animês que assisti mais de uma vez e sempre que vejo dou risada.

    Uma duvida, procurei o volume 2 nas bancas e não achei. Ainda não saiu?

Deixe sua opinião