Daily Lives of High School Boys – Danshi Koukousei no Nichijou – Primeiras impressões

Se Kill Me Baby não conseguiu me agradar, a outra grande aposta da temporada para as comédias, Daily Lives of High School Boys – ou “Danshi Koukousei no Nichijou” no original japonês – acertou em cheio e promete não só ocupar esse posto, mas também brigar por ser um dos melhores da temporada de inverno 2012.

O enredo base não poderia ser mais simples: A vida de um grupo de três amigos colegiais – Yoshitake, Hidenori e Tadakuni – durante sua rotina de escola com os amigos. É puramente um slice of life de comédia, lembrando o próprio Nichijou do ano passado, mas sem moe e com um tom mais realista, ainda que absurdo.

Eu nem ia acompanhar esse anime, mas graças a uma pergunta deixado no formspring do blog (deixem perguntas!), questionando se eu havia visto um dos previews lançados da série. Fui dar uma olhada e não consegui mais parar de rir durante os oito previews de mais ou menos três minutos lançados semanas antes da série estrear, certamente uma saída muito inteligente da Sunrise e da Square-Enix (Estúdio de animação e produtores respectivamente) para mostrar a qualidade do seu novo produto, ainda que ele fuja completamente do que estamos acostumados a ver pelas duas empresas.

A série, baseada em um manga de Yasunobu Yamauchi publicado desde 2009 na GANGAN Online, web-revista gratuita de mangas e light novels da Square-Enix e contando atualmente com 5 volumes encadernados, se utiliza da mesma fórmula que seu primo de nome parecido: Pequenas esquetes de comédia onde uma situação do cotidiano dos garotos é apresentada. É claro que tudo de uma maneira absurda e hilária. Quem tem ou já teve no colégio aquele grupo de amigos onde você se encaixa perfeitamente e fazem altas palhaçadas entre si vai se identificar rapidamente com a série, pois é justamente esse o espírito.

Em um período onde o mais comum é ver animes com várias garotas fofinhas, é de se impressionar quando duas empresas grandes como a Sunrise e a Square-Enix produzem um anime tão discrepante, com pouquíssimas garotas e praticamente nenhum moe até o momento. Você poderia pensar então que a série seria um novo Kimi to Boku ou algo onde as fujoshi pudessem fantasiar. Não, é comédia pura e simples que consegue, com a ótima química entre seus personagens, cativar facilmente o público.

A animação não é grande coisa, ainda que a Sunrise esteja de parabéns por saber encaixar muito bem as mais diversas expressões caricatas necessárias para que a coisa dê certo. O traço é simples, nada além do necessário, o que em nada atrapalha a experiência de assistir Daily Lives, principalmente pela ótima direção do já experiente diretor de comédias, Shiji Takamatsu, o mesmo de Gintama e School Rumble.

Diferente de Kill Me Baby, apesar dos dois primeiros episódios re-utilizarem as esquetes dos oito previews, diminuindo o valor para quem já havia assistido, a série consegue trazer situações novas ou trabalhar as já apresentadas de uma maneira diferente, justificando sua meia hora. Passando às 02hr da madrugada de uma segunda-feira sem nenhum moe, é de ficar com um pé atrás sobre as possíveis vendagens, ainda mais em um mundo onde o Nichijou moe foi um fracasso de vendas. Por isso, o que eu posso dizer é: aproveitem os dozes episódios planejados, vão valer muito a pena!

Se Kill Me Baby não conseguiu me agradar, a outra […]

10 thoughts on “Daily Lives of High School Boys – Danshi Koukousei no Nichijou – Primeiras impressões”

  1. Para mim nem precisa brigar, Danshi Koukousei no Nichijou já é o melhor da temporada de inverno 2012, na minha opinião. Sério, não me lembro de ter rido tanto vendo um anime (a cena do primeiro episódio, “Garotos do Ensino Médio e Saias”, foi épico para mim, ÉPICO! o_o). Gostei de todos os personagens, sem exceção; todos eles são hilários, e em quanto eu assistia eu ficava pensando: “cara, quero muito ser amiga deles… ç_ç”
    btw, assisti os dois primeiros episódio, e pretendo acompanhar o anime; espero que ele continue sendo do jeito que é (ou até melhor) e não me decepcione. LOL

  2. Essa série é sensacional.
    Quanto as vendagens, realmente acho difícil emplacar.
    Segunda temporada é algo que é melhor nem contar, afinal, falta peitos.
    E aquela personagem que apareceu depois do encerramento, que coisa mais irritante, só alimenta mais a ideia de como séries que exploram menininhas gritando, são um lixo, ainda bem que a piada valeu.

  3. @Giku-san
    Bem, espero que como seu antecessor (School Rumble) tenha uma segunda temporada. Mesmo que não tenha moe e Nichijou ter sido um fiasco nas vendas, o nome do diretor conta muito no Japão. E fushojis podem gostar de qualquer coisa com homens mesmo XD (vide tiger&bunny).
    É só uma questão de sorte mesmo.

  4. Não pretendia acompanhar nada de novo nessa temporada, mas depois de ler seu post resolvi dar uma chance a Daily Lives…e adorei! Fazia tempo que eu não ria tanto com um anime. Acompanharei até o fim, com certeza! o/ E quanto a não vender, acho que depende um pouco de sorte também. Pegue Natsume Yuujinchou, por exemplo. É uma série que, apesar de ser shoujo, não tem nenhum dos elementos típicos do shoujo mainstream. O humor é leve, não tem muita ação, e não há nenhum traço de fanservice. Para completar, o anime passa de madrugada. Mesmo assim, conseguiu conquistar um certo público com seu ritmo calmo e histórias agradáveis, e já está em sua quarta temporada. Eu sei que Daily Lives é um tipo completamente diferente de anime, e que não cabem comparações entre os dois títulos, mas o que eu quero dizer é: Mesmo sem nenhuma característica que atraia os fandoms específicos, há uma chance (mesmo que pequena) que o anime consiga conquistar o público apenas por ser o que é. Eu acho a estrutura de sketches de Daily Lives ótima para um anime com várias temporadas…Só nos resta torcer para que os japas também pensem assim, ^^’.

Deixe sua opinião