JBC relança Evangelion em formato Tankobon

Neon Genesis Evangelion, um dos maiores sucessos mundiais dos mangás, está de volta às bancas de todo o país. Depois de publicar as quatro edições inéditas da obra de Yoshiyuki Sadamoto no Brasil, dos volumes 21 a 24, a Editora JBC relança o mangá desde o início, agora em formato tankobon, como nos originais japoneses.

O primeiro volume de Neon Genesis Evangelion estará disponível para pré-venda em outubro, durante a Fest Comix em São Paulo. As edições terão periodicidade mensal, pelo preço de R$10,90.

Neon Genesis Evangelion tem classificação etária 16 anos, periodicidade mensal e preço de capa de R$10,90. A tradução é de Drik Sada.

O fenômeno Evangelion

 Não é exagero dizer que Evangelion é um dos maiores fenômenos de vendas do Japão. Desde dezembro de 1994, quando os leitores japoneses viram pela primeira vez a complexa história de ficção científica desenhada por Yoshiyuki Sadamoto nas páginas da revista Monthly Shonen Ace (editora Kadokawa Shoten), o número de fãs espalhados pelo mundo tem triplicado a cada ano.

 O estrondoso sucesso do título é facilmente comprovado. Em abril de 2010, uma rede japonesa de lojas chamada Lawson se viu obrigada a cancelar a campanha promocional do filme Evangelion 2.22: You Can (Not) Advance por provocar um verdadeiro tumulto no estabelecimento localizado na região de Hakone, na província de Kanagawa. Já um site de leilão conseguiu vender duas guitarras Fender por um valor total de mais de 200 mil dólares. Os instrumentos, uma Stratocaster e uma Telecaster customizadas com o rosto da personagem Rei Ayanami, são assinadas pelo mestre russo Yuriy Shishkov, e o lance inicial foi de aproximadamente 6 mil dólares cada uma.

O segredo de inigualável sucesso talvez esteja em sua trama complexa, que não está limitada a apenas contar uma história da luta do bem contra o mal, mas principalmente por abordar assuntos mais profundos como a psique humana, seus conflitos internos e relacionamentos. Religião e política são outros ingredientes na história de Evangelion que atraiu leitores de todas as partes do mundo. O enredo foge dos clichês como heróis com superpoderes e de caráter livre de qualquer falha. Na realidade, Evangelion explora exatamente o oposto ao colocar um jovem de 14 anos carente de afeto e desprovido de amor próprio como a principal peça capaz de salvar o mundo de misteriosos seres chamados de “Anjos”, que ninguém sabe ao certo se são enviados por Deus para castigar a humanidade ou alienígenas invasores.

Com uma trama bem elaborada, Evangelion consegue prender a atenção não apenas de leitores que têm preferência por ficção científica, como também de pessoas que gostam de outros gêneros.

Press Release via JBC

Há mais de um ano atrás a editora JBC anunciou a vinda de nove novos títulos no Anime Friends de 2010, sendo um deles o antigo título da Editora Conrad, Evangelion. Na época mesmo correram boatos de que o manga só poderia ser relançado em formato tankobon depois de todo material inédito ser lançado no mesmo formato da Conrad, o que foi realizado até a edição 24.

Apesar da capa ser feia, principalmente o “Edição Especial” no centro que pode até enganar o leitor já que se trata de um tanko normal e essa bizarra moldura em azul que em nada lembra Eva, é bem interessante ver que a investida da JBC no título fez sucesso, justificando esse relançamento em um formato mais atual. Será que esse pode ser o marco para que antigos mangas lançados em meio-tanko voltem em edições completas ou mesmo luxuosas? Espero que sim, nesse caso Evangelion pode novamente ser um divisor de águas.

Outra coisa que gostaria de comentar é a recente mudança de relacionamento da editora com sites/blogs da área, visto que recentemente foi feito um cadastro para receber de forma oficial esse tipo de notícia, não mais por meios ridículos como álbum de Facebook pessoal de editor. Deixo meus parabéns à editora que as outras percebam como todos temos a ganhar com esse maior profissionalismo.

Neon Genesis Evangelion, um dos maiores sucessos mundiais dos mangás, […]

14 thoughts on “JBC relança Evangelion em formato Tankobon”

  1. Fico feliz por iniciativas assim. isso mostra que mangás cancelados ou em hiato podem vir a ganhar nova casa (e uma edição em Tankobon) pela JBC. Por mais que critiquem a própria, eu tenho muito apreço por ela (meus primeiros mangás – Love Hina e Shaman King – tive o prazer de conhecer, graças a JBC). Fico realmente feliz por essa iniciativa e que tragam novos mangás para o manto JBC.

    Falando em Shaman King, acho que já está mais do que na hora deles lançarem a edição definitiva do Shaman King (o Shaman King Kanzenban), em conjunto com sua enciclopédia. Tenho fé que um dia eles lançam.

  2. Ja aguardava a certo tempo por essa noticia, por isso fico bem feliz. Não esperava que fosse acontecer tão cedo. A capa não tá. Lega, poderiam tirar ou mmover pra outro canto o” edição de colecionador”. Agora é esperar pra ver como ta edição fisica. Ao menos a tradução parece não teremos dor de cabeça. E que bom que resolveram mudar a política de relacionamento com blogs e sites. Todos ganham com isso.

  3. Nossa, esse edição especial ficou péssimo mesmo…
    Mas legal saber que Eva vai vir pra cá, espero que a adaptação da JBC seja muito boa! Com a tradução da Sada, acho que vai ser bem legal. o/

  4. Caralho chorei de felicidade! Sou fã da série e pra achar os mangás pela antiga editora Conrad cortei um 12 e só achei a edição 1 em um sebo na Liberdade em sp.Esse preguiçoso do Sadamoto que pare de lançar bicicleta,celular,sei lá mais o que com o nome de Evangelion e volte a escrever meu amado N.G.E *-*

  5. Sério que vocês querem tanto Yu Yu Halusho!?!? Eu tenho todos os volumes completos e não vejo a hora de vender eles ¬¬…. não aguento mais ter que guardar meus inumeros mangás!!! Maaaas.. parece que com essa versão de evangelion vai ser um pouco diferente.. vou comprar todos!!!! hauhauahuhauha

Deixe sua opinião